Cursos de planejamento
Seminário: Cursos de planejamento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ibeto • 3/3/2014 • Seminário • 539 Palavras (3 Páginas) • 329 Visualizações
objetivos traçados.
O planejamento– é capacidade de pensar antes de agir, capacidade de descriminar o que vem primeiro e o que vem depois dialético do saber e poder, Capacidade de articular pensamento e ação, pressupõe a necessidade de um processo decisório que ocorrerá antes, durante e depois de sua elaboração na empresa, não diz respeito a decisões futuras, mas ás implicações futuras de decisões presentes, muitas empresas tomam decisões imediata de momento, a falta de planejamento só será sentida em longo prazo. Essas ações devem ser identificadas de modo permitir que elas sejam executadas de forma adequada considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes. O planejamento é sempre recomendado para qualquer tipo de situação, ajudando a identificar as condições que o ambiente apresenta, pois quando mais complexo e incerto for o ambiente organizacional, maior a sua necessidade. ¨Nos últimos anos, as atividades de planejamentos vêm se tornando cada vez mais importante tanto para a atuação dos governos como das empresas.
Na pratica, podem-se distinguir três tipos de planejamento, as organizações são facilmente entendidas em sua forma hierarquia visualizando a famosa pirâmide organizacional, que se divide a organização em três níveis hierárquicos.
Planejamento Estratégico – é conceituado como um processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa com o seu ambiente. Corresponde ao nível mais alto da pirâmide organizacional, representado pela cúpula ou alta administração detentora das habilidades conceituais e visão estratégica. Também é conhecido como nível institucional, de onde partem as diretrizes estratégicas. Prevê o futuro da empresa, em relação ao longo prazo. De uma forma genérica, consiste em saber o que deve ser executado e de que maneira deve ser executado. Este é crucial para o sucesso da organização, e a responsabilidade destes planejamentos assenta, sobretudo nos gestores de topo, dado o nível de decisões que é necessário tomar.
O planejamento tático ¬– relaciona-se ao nível tático, traçando objetivos de mais curto prazo e que afetam somente alguma área funcional da empresa integra a estrutura das organizações para fazer frente aos desafios estratégicos estabelecidos. Portanto, trabalha com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidas pelo planejamento estratégico. O planejamento tático é desenvolvido em níveis organizacionais intermediários, tendo como principal finalidade a utilização eficiente dos recursos previamente fixados no plano estratégico. Difere basicamente do planejamento estratégico por compreender prazos mais curtos, ter uma menor abrangência, apresentar riscos menores e, portanto, ser mais flexível e passível de reversão.
O planejamento operacional– coloca em pratica cada um dos planos táticos dentro da empresa. Ele é projetado no curto prazo e envolve cada uma das tarefas e metas da empresa é um plano mais detalhado que os outro dois, é considerado a tomada de decisão de curto prazo tem menor abrangência, apresenta riscos menores e maior flexibilidade em sua execução do que o planejamento tático
...