Planejamento De Trabalho De Conclusão De Curso
Monografias: Planejamento De Trabalho De Conclusão De Curso. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rycklaf • 3/9/2014 • 900 Palavras (4 Páginas) • 500 Visualizações
Sumário
Objetivo 1
Justificativa 2
Introdução 3
Viabilidade de execução 4
Cronograma 5
Referências Bibliográficas 6
Objetivo
Segundo o site da empresa Kalykim o tratamento de água de caldeiras tem por objetivo propiciar os seguintes benefícios:
Economia de combustível através de uma melhor taxa de transferência de calor obtida pela adequada prevenção do processo de formação de depósitos e incrustações;
Aumento da vida útil da caldeira obtida pela eliminação da necessidade de re-tubulações graças ao perfeito controle sobre a corrosão normalmente presente nestes equipamentos;
Diminuição dos custos operacionais pela não necessidade de eventuais paradas para limpezas mecânicas e ou químicas;
Produção de um vapor de melhor qualidade resultante da eliminação do arraste químico de água da caldeira;
Maior segurança para a equipe de operadores devido à maior integridade do equipamento;
Eliminação do risco de paradas não programadas da caldeira;
Maior produtividade para o sistema gerador de vapor, obtida pela integração sinérgica de todos os benefícios anteriormente listados.
Justificativa
Como sabemos, a água na natureza tem origem nos oceanos, lagos, rios, e os ciclos são mantidos pela evaporação e a precipitação na forma de chuva. Mesmo a água da chuva, que é uma água destilada, ou seja, conseqüência da evaporação possui gases dissolvidos já que na atmosfera temos os mais diversos tipos de gases em diferentes concentrações. A água dos rios traz dissolvido ou em suspensão, gases, matéria orgânica, sais de diferentes tipos de metais, e antes de ser utilizada precisa ser tratada para a eliminação seletiva de contaminantes.
A alimentação de água com boa qualidade elimina, antecipadamente, grande parte dos problemas que normalmente ocorrem em geradores de vapor. Posteriormente, fica a cargo do tratamento químico interno a manutenção da qualidade da água no interior da caldeira.
É errônea a associação da qualidade da água para consumo humano (potabilidade) com a água para geração de vapor. O padrão para potabilidade da água é baseado, principalmente, na presença de microrganismos. Assim, uma água boa para beber não implica, necessariamente, em uma água boa para gerar vapor. É comum ouvirmos a frase: “Fulano de tal tem um poço e a água é ótima, nem precisa tratar.... pode então usar na caldeira!”; procedimentos como esse podem ser catastróficos (Joubert et al. 2005).
Introdução
Segundo Davinoet al. (1976) uma operação bastante comum na indústria é a geração de vapor, normalmente utilizado para a produção de trabalho mecânico em turbinas (vapor superaquecido) ou em processos de aquecimento, nos quais se emprega o vapor saturado. Independentemente de sua utilização, a qualidade do vapor nessas operações é fundamental, sendo dependentes de um correto dimensionamento das linhas de distribuição, purgadores, válvulas, acessórios e, principalmente, de uma boa qualidade da água utilizada para gerar este vapor. Para este trabalho é usado a caldeira que são equipamentos que tem a finalidade de gerar vapor.O Tratamento de Água é feita de acordo com dados da caldeira e a análise de água de “alimentação” ao sistema e dependendo do resultado, pode ser recomendado o auxílio de equipamentos mecânicos de retenção de STD (Sólidos Totais Dissolvidos) ou Pré-tratamento Químico.
Uma água perfeita para alimentar um sistema de geração de vapor é aquela que não apresenta substâncias
...