Custeio ABC
Exames: Custeio ABC. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: caiosilva22 • 2/12/2013 • 800 Palavras (4 Páginas) • 622 Visualizações
RESUMO
E um método que permite apurar quais são os recursos consumidos pela atividades dentro da empresa , refletindo o relacionamento destas atividade com toda a distribuição dos custos no processo.
Em poucas palavras, através do ABC as empresas podem medir e melhorar as atividades que compõe os processos do negocio e calcular os custos dos produtos.
LISTA DE FIGURAS
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO 1 – Custeio ABC
1.1 Conceito
1.2 Implementação
1.3 Vantagens
1.4 Desvantagens
1.5 Exemplo
1.6 Conclusão
CAPÍTULO 2 – Referencias
7.1 - Referencias bibliográficas
INTRODUÇÃO
Demostrar através de pesquisa como funciona o processo de custeio ABC , suas vantagens , desvantagens e implementação.
CAPITULO 1 – CUSTEIO ABC
1.1 Conceito
O sistema de custeio ABC permite melhor visualização dos custos através da análise das atividades executadas dentro da empresa e suas respectivas relações com os objetos de custos. Nele, os custos tornam-se visíveis e passam a ser alvos de programas para sua redução e de aperfeiçoamento de processos, auxiliando, assim, as organizações a tornarem-se mais lucrativas e eficientes. Com seu poder de assinalar as causas que levam ao surgimento dos custos, o ABC permite aos gerentes uma atuação mais seletiva e eficaz sobre o comportamento dos custos da organização.
O ABC determina que atividades consomem os recursos da empresa, agregando-as em centros de custos por atividades. Em seguida, e para cada um desses centros de atividades, atribui custos aos produtos baseado em seu consumo de recursos. Com isso, é possível se determinar quais são os produtos subcusteados e quais são os supercusteados, possibilitando uma melhoria nas decisões gerenciais. O ABC permite ainda que se tome ações para o melhoramento contínuo das tarefas de redução dos custos, como a melhora dos serviços, avaliação das iniciativas de qualidade, corte de desperdícios, aprimoramento dos processos de negócio da empresa, e.
1.2 Implementação
A implementação do ABC requer uma cuidadosa análise do sistema de controle interno da entidade. Sem este procedimento que contemple funções bem definidas e fluxo dos processos, torna-se inviável a aplicação do ABC de forma eficiente e eficaz. O ABC, por ser também um sistema de gestão de custos, pode ser implantado com maior ou menor grau de detalhamento, dependendo das necessidades de informações gerenciais para o gestor, o que está intimamente ligado ao ramo de atividade e porte da empresa.
1.3 Vantagens
informações gerenciais relativamente mais fidedignas por meio da redução do
rateio;
• adequa-se mais facilmente às empresas de serviços, pela dificuldade de
definição do que seja custos, gastos e despesas nessas entidades;
• menor necessidade de rateios arbitrários;
• atende aos Princípios Fundamentais de Contabilidade (similar ao custeio por
absorção);
• obriga a implantação, permanência e revisão de controles internos;
• proporciona melhor visualização dos fluxos dos processos;
• identifica, de forma mais transparente, onde os itens em estudo estão
consumindo mais recursos;
• identifica o custo de cada atividade em relação aos custos totais da entidade;
• pode ser empregado em diversos tipos de empresas (industriais, comerciais, de
serviços, com ou sem fins lucrativos);
• pode, ou não, ser um sistema paralelo ao sistema de contabilidade;
• pode fornecer subsídios
...