Custeio Na Atividade
Ensaios: Custeio Na Atividade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: banttunes • 15/10/2014 • 600 Palavras (3 Páginas) • 334 Visualizações
O que é inventário?
Em contabilidade, o inventário é uma lista com relação aos elementos patrimoniais de um dado patrimônio com a indicação de seu valor.
Inventariar consiste em analisar os elementos patrimoniais de um dado patrimônio, descrevê-los, classificá-los e atribuir-lhes um valor.
O termo inventário é usado para designar o estoque disponível para a venda no curso normal da empresa, bem como os artigos que serão utilizados na produção de mercadorias a serem vendidas. Os inventários representam um dos mais ativos elementos nas operações comerciais, sendo continuamente adquiridos, transformados e revendidos.
Os registros de inventário controlam o estoque em constante movimento. São necessários os registros para os custos de inventário, para a avaliação periódica dos resultados das operações e a determinação da situação financeira da empresa. O inventário constitui peça fundamental no levantamento do balanço, compreendendo a conferência física das existências e sua avaliação em moeda, constituindo peça importante do Balanço, pois este depende diretamente de um bom inventario.
Dessa forma, cabe-nos conhecer os métodos de se inventariar para que possamos aplicá-los corretamente para a elaboração de um Balanço.
São métodos de inventários: o Permanente e o Periodico, os quais serão o objeto do presente trabalho.
nventário Periódico?
No Sistema de Inventário Periódico, a administração especifica um intervalo fixo de tempo, para que se faça a revisão da posição do estoque. Em cada revisão, uma ordem de suprimento é colocada. O tamanho dessa ordem variará de uma revisão para a seguinte, dependendo das flutuações da demanda.
A característica marcante dos sistemas periódicos de controle de estoque é a de que as revisões da posição do estoque são conduzidas somente a intervalos de tempo regulares, tais como uma vez por dia ou uma vez por semana.
A decisão-chave de projeto para o caso de sistemas periódicos é a determinação do período mais adequado entre revisões. Uma vez identificados os fatores de custo relevantes, as alternativas viáveis poderão ser analisadas. O período ótimo é considerado como sendo aquele intervalo de tempo que resulta no mínimo custo variável total, ao longo de certo período de planejamento.
O Sistema periódico permite ao tomador de decisão, boas previsões do consumo do item. Já que os dados contínuos facilitarão a ilustração dos conceitos a serem demonstrados, todas as previsões serão dadas sob a forma de uma distribuição normal.
Sistema de Inventário Permanente?
Numa empresa industrial, mantêm-se, geralmente, no almoxarifado ou em outros locais, registros indicando para cada item, as quantidades existentes no início do período, os recebimentos
as retiradas e o saldo no encerramento do período. Estes registros são chamados inventários permanentes. Além das quantidades, os registros de inventários permanentes podem incluir os custos dos itens. Neste caso, eles são frequentemente designados como inventários contábeis.
Os registros permanentes de estoques são
...