Custeio Por Absorção
Trabalho Universitário: Custeio Por Absorção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: verasfsantos • 9/4/2014 • 650 Palavras (3 Páginas) • 261 Visualizações
CUSTERIO POR ABSORÇÃO
O custeio por absorção é o único legalmente aceito no Brasil para avaliação de estoques, a fim de elaboração de demonstrações contábeis, pois é o método de custeio aceito pela legislação do Imposto de Renda e está de acordo com os princípios de contabilidade.
Custeio por absorção é o processo de apuração de custos, cujo objetivo é ratear todos os incorridos em cada fase da produção, independente de serem fixos ou variáveis. Um custo é absorvido quando for atribuído a um produto ou unidade da produção de maneira que o custo dos produtos vendidos ou os estoques finais absorverão a totalidade dos custos do período. Enfim, no critério do custeio por absorção todos os componentes ligados ao processo produtivo, direta ou indiretamente, são considerados como custos e levados a estoques de produtos acabados.
Pela aplicação desse método de custeio, cada unidade produzida compreende os custos variáveis de produção (diretamente aplicados aos produtos) e uma parcela dos custos fixos. Com isso, o custo unitário será afetado com o volume da produção, pois os custos totais serão atribuídos as unidades produzidas por rateio. Dessa forma, os custos fixos por unidade produzida diminuem quando aumentamos a quantidade produzida e aumentamos quando há uma diminuição na quantidade produzida, ou seja, a entidade deve maximizar a quantidade produzida para não deixar os fatores de produção ociosos a fim de diluir os custos fixos.
No custeio por absorção, todos os custos, fixos ou variáveis, são apropriados à produção de determinado período. Dessa forma, devemos inicialmente segregar as despesas não ligadas à produção dos custos e levar-las a resultado do período, enquanto os custos (tanto os fixos quanto os variáveis) devem ser apropriados à produção realizada no período.
De forma resumida, poderemos ter as seguintes etapas de apuração de custos:
- Separar os custos e todas as despesas;
- Levar as despesas à conta de resultado;
- Apropriar os custos diretos e indiretos à produção do período;
- Apurar o custo da produção acabada;
- Apurar o custo dos produtos vendidos;
- Apurar o resultado industrial.
A formula que pode ser usada para mensurar o custeio por absorção, quando se quer apurar o custo unitário de determinado período é:
CUSTO = (CUSTOS FIXOS + CUSTOS VARIAVÉIS) / PRODUÇÃO DO PERÍODO
Têm-se como vantagens na aplicação deste método de custeamento:
- Os estoques estão formados a custo bem reais;
- É o método adotado pela contabilidade financeira, e também utilizado no custeamento dos produtos evitando o desperdício de tempo;
- O produto final ou o serviço prestado terá computado todos os custos fixos indiretos de atividades ligadas ao processo produtivo, inclusive com administração da produção;
- Traz informações ricas a gerencia para estabelecer o preço de venda, tendo em vista
...