Custos Logistico
Monografias: Custos Logistico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elianebraga • 14/9/2013 • 8.143 Palavras (33 Páginas) • 594 Visualizações
ETAPA 1
CONCEITO DE ARMAZENAGEM E MOVIMENTAÇÃO
A armazenagem é constituída por um conjunto de funções: descarga, carregamento, arrumação e conservação de matérias-primas, produtos acabados ou semi-acabados. Uma vez que este processo envolve mercadorias, este apenas produz resultados quando é realizada uma operação, nas existências em trânsito, com o objetivo de lhes acrescentar valor. Pode-se definir a missão da armazenagem como o compromisso entre os custos e a melhor solução para as empresas. Na prática isto só é possível se tiver em conta todos os fatores que influenciam os custos de armazenagem, bem como a importância relativa dos mesmos.
O almoxarifado está diretamente ligado à movimentação ou transporte interno de cargas, e não se pode separá-lo.
A influência dos equipamentos e sistemas para a armazenagem na produtividade industrial pode ser observada em todas as suas frentes. Um método adequado para estocar matéria-prima, peças e produtos acabados permite diminuir os custos de operação, melhorar a quali-dade dos produtos e acelerar o ritmo dos trabalhos. Além disso, provoca a diminuição nos acidentes de trabalho, redução no desgaste dos demais equipamentos de movimentação e me-nor numero de problemas de administração.
A eficiência de um sistema para estocagem de cargas e o capital necessário dependem da es-colha adequada do sistema. Não há, para isso, uma formula pré-fabricada: o sistema de almo-xarifado deve ser adaptado às condições específicas da armazenagem e da organização
A movimentação de material, ou transporte/tráfego interno, tem como objetivo a reposição de matérias-primas nas linhas ou células de produção de uma fábrica, bem como transportar o material em processamento, quando este processamento implica a realização de operações que são desempenhadas em postos de trabalho diferentes. A movimentação de material tem tam-bém como função a emissão de guias de remessa que deverá ser entregue ao fiel de armazém, juntamente com os produtos acabados.
A movimentação de material não se limita apenas a movimentar, encaixotar e armazenar, também executa essas funções tendo em conta o tempo e espaço disponíveis. As atividades de apoio à produção agrupam e todas as outras atividades não devem ser vistas como um número isolado e independente de procedimentos, devendo ser integradas num sistema de atividades de modo a maximizar a produtividade total de uma instalação ou armazém.
Além da movimentação de material ter em conta o tempo, o espaço, e a abordagem de siste-mas, deve também ter em conta outro aspecto, o ser humano. Quer seja uma operação simples, que envolva a movimentação de poucos materiais, que seja uma operação complexa que envolva um sistema automatizado, as pessoas fazem sempre parte da movimentação de mate-rial. Outro aspecto muito importante a ter em conta na movimentação de material é o balanço econômico. A entrega de componentes e produtos no tempo certo torna-se importante se os custos forem aceitáveis, de modo a que a empresa tenha lucro. A combinação de todos estes aspectos traduz-se numa definição mais completa da movimentação de material: A movimen-tação de material é um sistema ou a combinação de métodos, instalações, trabalho, equipa-mento para transporte, embalagem e armazenagem para corresponder a objetivos específicos.
DESCRIÇÃO DA EMPRESA
Empresa: DISO COMERCIO DE ALIMENTOS LTDA,
Localização: Rdv. Eng. Ermênio de Oliveira Penteado, S/N- KM 57,7 - INDAIATUBA-SP.
Segmento em qual atua: Comercio alimentício
Tamanho: Empresa de Médio Porte
Missão e Valor: Ter bom atendimento e oferecer sempre os melhores produtos e serviços de Alimentos. Tendo qualidade em seus produtos, inovação, diferencial em eficiência e respon-sabilidade social garantindo assim um futuro melhor para todos.
Produtos comercializados: Vendas de produtos de consumo alimentícios.
Publico alvo: Como se trata da área alimentícia, esta focada em todos os tipos de consumido-res.
SISTEMA DE IDENTIFICAÇÃO DE CUSTOS.
Como se trata de produto alimentício, todos os produtos são comercializados com prazos de validade restritos, os caminhos são próprios para o transporte da carga, são utilizados caminhos com câmera fria para condicionar a carga na temperatura apropriada. A entrega ate o abastecimento da mercadoria perecível e bem complexa e na parte mais critica e na parte de entrega e armazenagem de toda essa mercadoria, considerando assim os seguintes intens.
São considerados os custos
* Transporte, estocagem, manutenção, movimentação, distribuição e remanejamento de ma-teriais.
* O condicionamento da mercadoria na temperatura adequada
* A embalagem e a unificação da carga
* O modo que essas cargas são carregadas, politizadas e o quanto de peso elas possuem.
* A temperatura, contaminação, ventilação e umidade são os grandes fatores prejudiciais a carga, amolece e prejudica toda a mercadoria, atrapalhando o trabalho de descarregar e danifi-cando todo o produto em si gerando
mais custo para a empresa.
* Armazenagem e condicionamento da carga no estoque, movimentação da mercadoria, acu-ra cidade dos produtos,
As entregas ocorrem pelo período da manha, são conferidos e descarregados primeiramente os produtos com menor vida útil que é armazenada no estoque para conferencia. A conferência e feita na portaria com as notas de todos os produtos e com o lacre do caminhão, passando as-sim ela e conferida pelo responsável do setor que também confere a temperatura para ver se esta tudo em acordo, toda a mercadoria que entra e emitida uma nota na qual e corrigida e comparada com o próprio computador para ver se está tudo correto, conferindo todo o produto e levado diretamente para os devidos lugares. (câmeras frias ou congeladas).
COMO IDENTIFICAR OS CUSTOS?
* O sistema PEPS (primeiro que entra primeiro que sai) todos os produtos armazenados em estoque tem as datas de validades de acordo com a vida útil e assim são colocados da melhor
...