Câncer De Mama
Monografias: Câncer De Mama. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daanisillva • 6/11/2014 • 882 Palavras (4 Páginas) • 272 Visualizações
O que é ?
Todo câncer se caracteriza por um crescimento rápido e desordenado de células, que adquirem a capacidade de se multiplicar. Essas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos (câncer), que podem espalhar-se para outras regiões do corpo. O câncer também é comumente chamado de neoplasia.
O câncer de mama, como o próprio nome diz, afeta as mamas, que são glândulas formadas por lobos, que se dividem em estruturas menores chamadas lóbulos e ductos mamários. É o tumor maligno mais comum em mulheres e o que mais leva as brasileiras à morte, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Segundo a Estimativa sobre Incidência de Câncer no Brasil, 2014-2015, produzida pelo Inca, o Brasil terá 576 mil novos casos de câncer por ano. Desses, 57.120 mil serão tumores de mama.
O câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima dessa idade sua incidência cresce rápida e progressivamente. É importante lembrar que nem todo tumor na mama é maligno e que ele pode ocorrer também em homens, mas em número muito menor. A maioria dos nódulos (ou caroços) detectados na mama é benigna, mas isso só pode ser confirmado por meio de exames médicos.
Quando diagnosticado e tratado ainda em fase inicial, isto é, quando o nódulo é menor que 1 centímetro, as chances de cura do câncer de mama chegam a até 95%. Tumores desse tamanho são pequenos demais para serem detectados por palpação, mas são visíveis na mamografia
Sintomas
O câncer de mama pode produzir sintomas como:
Aparecimento de um nódulo duro na mama, que pode ser percebido através do toque e do autoexame da mama;
Saída de secreções contendo sangue quando os mamilos são pressionados;
Assimetria das mamas, que antes não existia;
A mama afetada pode ficar inchada, vermelha e quente;
Numa fase avançada da doença, pode surgir uma ferida mal
cheirosa na mama.
Durante a fase inicial da doença, o câncer de mama não produz nenhum sintoma. Por isso é importante que a mulher esteja atenta a qualquer alteração nas mamas e, caso suspeite de algo, deve ir imediatamente ao mastologista.
Diagnósticos e exames
Para se descobrir um câncer de mama, ele pode ter sido notado no exame clínico (médico) ou por exame de imagens (mamografia, ultrassom ou ressonância). Uma vez tendo a suspeita o médico mastologista realizará uma biópsia. Esta biópsia pode ser uma pequena cirurgia ou com agulhas. Desta forma consegue-se retirar pedaços do tumor que vão para exame com o médico patologista, quem dirá se a alteração é ou não um câncer.
Além da mamografia, outros exames serão solicitados caso o médico ache necessários - como no caso do ultrassom e da ressonância. Estes exames não substituem a mamografia, apenas auxiliam na descoberta da doença.
Uma vez com o câncer, serão necessários exames para estadiamento, ou seja, ver a progressão da doença no corpo. Neste caso serão pedidos exames de sangue, Raio-x de tórax, Ultrassom de abdome e cintilografia óssea, entre outras específicas para cada caso e a critério médico.
Tratamento e cuidados
O tratamento é baseado em muitos fatores, incluindo o tipo e o estágio do câncer
Em geral, os tratamentos para o câncer podem incluir:
Medicamentos quimioterápicos para destruir as células
...