Código de Ética
Projeto de pesquisa: Código de Ética. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joaojfeliz • 4/5/2014 • Projeto de pesquisa • 467 Palavras (2 Páginas) • 281 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
As questões éticas são sempre conflitantes e de difícil avaliação. A classe contábil brasileira é representada em estância superior pelo Conselho Federal de Contabilidade, e nos estados, esses órgãos são responsáveis pela adequação de seus profissionais dentro de uma conduta ética através do Código de Ética Profissional do Contabilista.
O presente trabalho abordara o Código de Ética, as penalidades para os que não o cumprem e a influencia para a classe Contábil.
2 DESENVOLVIMENTO
Administração de uma empresa é baseada na idéia de que aquele que a administra está apto à desenvolver ações que à levem a atingir um objetivo. Para atingir o objetivo estabelecido para empresa devemos utilizar os recursos humanos, materiais e financeiros numa ação ordenada das chamadas funções administrativas.
2.1.1 Téorico que Desenvolveu
Para Fayol, a função administrativa não se concentra no topo da empresa, nem é privilégio dos diretores, mas é distribuída proporcionalmente entre todos os níveis hierárquico. À medida que se desce na escala hierárquica, mais aumenta a proporção das outras funções da empresa e, à medida que se sobe na escala hierárquica mais aumenta a extensão e o volume das funções administrativas. Isto é, a capacidade principal de um operário é a capacidade técnica. À medida que se eleva na escala hierárquica, a importância relativa da capacidade administrativa aumenta, enquanto a capacidade técnica diminui. Quanto mais elevado o nível hierárquico, maior a necessidade de dominar a capacidade administrativa.
Fayol divide o ato de administrar em: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar.
Planejar – Estabelece os objetivos da empresa, especificando a forma como serão alcançados. Parte de uma sondagem do futuro, desenvolvendo um plano de ações para atingir as metas traçadas. É considerada a função principal a ser realizada dentro do processo administrativo, já que servirá de base diretora à operacionalização das outras funções.
Organizar – É a forma de coordenar todos os recursos da empresa, sejam humanos, financeiros ou materiais, para atingir um objetivo.
Comando – Faz com que os subordinados executem o que deve ser feito. Pressupõe que as relações hierárquicas estejam claramente definidas, ou seja, que a forma como administradores e subordinados se influenciam esteja explícita, assim como o grau de participação e colaboração de cada um para a realização dos objetivos definidos.
Coordenação – ligar, unir, harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos facilitando o trabalho e o sucesso. Sincronizar as atividades e adaptar os meios aos fins.
Controle - verificar se todas as atividades e resultados ocorrem em conformidade com o plano adotado, as instituições transmitidas e os princípios estabelecidos. O objetivo é localizar fraquezas e erros no sentido de retificá-los e prevenir a recorrência
2.1.2 PRINCIPAIS MUDANÇAS
O mundo passa por constantes mudanças culturais e econômicas. As novas ferramentas de marketing de tecnologia
...