TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEFINIÇÃO DE ACNE ROSÁCEA

Tese: DEFINIÇÃO DE ACNE ROSÁCEA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Tese  •  960 Palavras (4 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 4

2. DEFINIÇÃO ACNE ROSÁCEA

A rosácea é uma doença que causa distúrbios de inflamação crônica da região centra do rosto, causando assim vermelhidão, hipervascularização, inchaço, hiperplasia, e erupções cutâneas parecidas com a acne. Afeta principalmente os adultos após os 30 anos de idade, sendo mais frequente nas mulheres, porem quando atinge o homen tende a ser mais grave, é mais comum em pessoas de pele clara, divide- se em cinco graus. (anexo figura 1)

2.1 CLASSIFICAÇÃO

A rosácea divide se em cinco graus, são eles:

- Grau l - Rosácea eritêmato-telangiectásica: eritema persistente e telangiectasias que afetam a área centro-facial com surtos agravantes;

- Grau II - Rosácea pápulo-pustulosa: nas regiões eritêmato- edematosas, aparecem pápulas e pústulas, é um quadro mais inflamatório que pode estender-se até a área de implantação dos cabelos, região retro-auricular e pré-esternal;

- Grau III - Rosácea infiltrativa-nodular: placas eritêmato-edematosas infiltrativas, principalmente na região mentoniana e nasal;

- Grau IV - Rosácea fulminans: o aparecimento é subito, com muita inflamação, nódulos e abcessos.

- Grau V - Rosácea Ocular: é a mais comun, há comprometimento ocular, podendo ocorrer blefarite, conjuntivite, episclerite, irite e ceratite.

2.2 FATORES CAUSADORES

Os fatores são desconhecidos, porem acreditasse que predisposição constitucional, doença gastrointestinal, hipertensão, fatores psicogênico, seborréia e a presença de agente infeccioso, são sintomas de rosácea, pois se observou que pessoas com esse “distúrbios”, por assim dizer, tem rosácea.

Existe ainda os fatores que podem agravar um quadro dessa doença,como por exemplo, calor ou frio em intenso, vento, comidas picantes (pimenta, molho inglês...), luz ultravioleta, excitante (café, álcool...), bebidas quentes, medicamentos vasodilatadores e fatores emocionais.

2.3 DIAGNÓSTICO

A rosácea pode ser diagnosticada através do aspecto da pele, esse exame deve ser realizado por um dermatologista, essa doença se distingue das outra por apresentar telangiectasias, em alguns casos, pode ser necessário realizar uma biópsia cutânea.

Os olhos são frequentemente afetados, o que requer um exame oftalmológico. A doença pode por vezes começar nos olhos, sem quaisquer lesões cutâneas.

2.4 TRATAMENTO

A rosácea não tem cura, os tratamentos que podem ser de uso tópico e sistêmico, são somente para controlar o aparecimento das inflamações e erupções.

O tratamento é de acordo com o caso e grau da doença, normalmente o tratamento é um conjunto para interromper e até reverter à rosácea.

Para tratar as erupções o dermatologista recomenda tópicos, para aplicar na área afetada, como antifúngicos, esteróides ou antibióticos.

O laser ou eletrocirurgia só é recomendado se as outras formas de terapia funcionarem, também é utilizado para remover o excesso de tecido, no tratamento da rinofima. Tendem a causar um certo desconforto, porem é muito eficaz, é geralmente usado para reduzir a vermelhidão e vasinhos normalmente vistos na face, pescoço e peito. Os tratamentos são recomendados em intervalos de três a seis semanas, e para um resultado eficaz deve- se evitar o sol. A combinação com a terapia fotodinâmica traz resultados mais eficaz.

A terapia fotodinâmica (TFD) Começou a ser indicada recentemente, porem os resultados são de boa qualidade, o procedimento se da por um líquido fotossensibilizador tópico aplicado na pele e uma luz para ativar a hipersensibilidade. Também causa algum desconforto, e alguns pacientes tiveram um período livre da doença.

A dermoabrasão elimina os fatores que causam irritação na pele, “lixando” suavemente a superfície da pele.

Os antibióticos orais Tetraciclina, doxiciclina, minociclina e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com