DESAFIO DE ADMINISTRAÇÃO
Trabalho Universitário: DESAFIO DE ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: binha • 16/4/2013 • 887 Palavras (4 Páginas) • 604 Visualizações
DESAFIO DE ADMINISTRAÇÃO: Analise das Teorias da Administração
Introdução
Foram diversos fatores históricos que levaram ao surgimento das Teorias da Administração, dessa forma foram surgindo os desafios práticos e com o passar do tempo foram sendo adaptadas a cada época. A visão do mundo foi se atualizando, desde um artesão que produz uma peça por vez até a produção em massa, houve um grande abandono do campo por seus habitantes, por conseqüência das Revoluções Industriais, no Brasil houve o incentivo ao homem do campo, visto que assim como era necessário, a indústria e a agricultura tinham o mesmo valor. Os descobridores da administração e quais foram suas descobertas que o administrador ainda utiliza das teorias que foram criadas há tempos atrás para resolver problemas nos tempos atuais e tomar as decisões para chegar a resultados satisfatórios para as empresas.
Teorias Iniciais da Administração
As origens das Teorias da Administraçãos remontam a um passado muito distante tendo citações na Bíblia como a organização no dirigir do povo e as delegações de autoridade. Quase nada eram compradas, principalmente no Feudalismo onde cada feudo era auto-suficiente, as pessoas faziam trocas de mercadorias ou serviços. Na década de 1780, a Era da Agricultura os meios de produção eram restritos, por serem artesanais. O artesão detinha a produção desde a matéria prima até o produto final, o homem vivia no campo.
Já no Renascentismo os senhores feudais perdem o poder e os artesões buscam nas cidades desenvolverem suas habilidades, sendo que através dessa decisão houve um êxodo rural e a vida das pessoas mudou.
Tanto no Brasil, na década de 1940 e intensificando em 1960, quanto em outras regiões do mundo, o abandono da zona rural ocasiona o crescimento desordenado dos centros urbanos, gerando um verdadeiro caos social. Sem planejamento as cidades não conseguem fornecer as condições sanitárias e de infra-estrutura básicas aos novos moradores gerando miséria, doenças e mais bagunça.
Na Reforma (Renascimento) o poder da hierarquia vai se dissipando, o poder dos negócios que estava na mão dos sacerdotes passa para o cidadão comum.
Administração Científica ocorreu entre 1780 a 1860 onde houve 1º Revolução Industrial, com a invenção da máquina a vapor por James Watt (1736-1819) e a sua posterior aplicação à produção, que se iniciou na Inglaterra por suas grandes reservas de carvão, que era a fonte de energia da época, e rapidamente se alastrou por todo o mundo civilizado. uma nova concepção de trabalho veio modificar completamente a estrutura social e comercial da época, provocando profundas e rápidas mudanças de ordem econômica, política e social que, num espaço de aproximadamente um século, foram maiores do que as mudanças havidas no milênio anterior. A migração de massas humanas das áreas agrícolas para as proximidades das fábricas provoca o crescimento das populações urbanas.
A moderna administração surgiu no início deste século, quando um americano, Frederick Winslow Taylor (1856-1915) desenvolveu a chamada Escola da Administração Científica, com intuito de aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho dos operários. Taylor teve o mérito de pioneiro no campo da administração, seus seguidores: Gantt, Gilbreth, Emerson, Ford, Barth entre outros.
Os princípios gerais da administração eram:
• Divisão do trabalho;
• Autoridade e responsabilidade;
• Unidade de comando
• Hierarquia ou cadeia escalar;
• Departamentalização;
• Coordenação.
O processo administrativo era de planejar, organizar, dirigir e controlar, na organização formal da empresa. Sua divisão era: Funções técnicas, Funções comerciais, Funções financeiras, Funções de segurança, Funções contábeis, Funções administrativas.
Na administração
...