DESAFIO DE TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
Dissertações: DESAFIO DE TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eduardotorpedo • 29/9/2013 • 1.573 Palavras (7 Páginas) • 483 Visualizações
Introdução
Com o início da Revolução Industrial que aconteceu no século XVII, e como consequência o crescimento nas industriais, alguns autores viram necessidades de estudar maneiras de empreendimentos humanos com o objetivo de alcançar um resultado eficaz e retorno. Tendo a Teoria Geral da administração que teve alguns dos principais precursores que iremos comentar: Frederick Winslow Taylor e Henri Fayol, como suas teorias ajudaram no desenvolvimento e organizações das empresas.
No mundo atual temos que solucionar vários problemas, a TGA procura fazer com que suas habilidades sejam desenvolvidas em determinadas situações, porque a vida das pessoas depedem de organização. Sem administração, nenhuma empresa conseguiria sobreviver. Vejamos como a interação é fundamental para o sucesso da empresa ou organização segundo Taylor e Fayol.
Administração e suas habilidades dentro de uma organização
Taylor x Fayol – Um confronto de idéias e organizações
A partir do início do século XX, as organizações passaram a possuir maior complexidade para atender às necessidades da população; tornou-se imprescindível adotar os novos conhecimentos administrativos, que estavam sendo formulados para enfrentar a concorrência cada vez maior, na tentativa constante de ofertar produtos e serviços, com qualidade e menores custos.
A Administração passou a ser vista como de fundamental importância para a vida e para as organizações contemporâneas, considerando-se que a sociedade em que se vive é totalmente organizacional.
Para adquirir um bom desempenho profissional, o administrador necessita ter três tipos de habilidades, que segundo o criador dessa tipologia, Katz (1955 apud CHIAVENATO, 2003), são de natureza: técnica, humana e conceitual.
a) Habilidade Técnica – é a maneira pela qual se compreende e domina determinado tipo de atividade. Envolve conhecimento com o fazer prático, com objetos físicos e concretos; consiste em saber utilizar métodos e equipamentos necessários para realização de tarefas específicas.
b) Habilidade Humana – é a capacidade e aptidão de trabalhar com pessoas para obter resultados eficazes por meio delas, refere-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolve a capacidade de se comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos. Está relacionada à interação com pessoas e por meio delas. Implica possuir facilidade para o desenvolvimento da cooperação dentro da equipe e o encorajamento da participação dos mesmos.
c) Habilidade Conceitual: é a habilidade que requer maior conhecimento, pois exige visualização do conjunto organizacional com suas partes integradas, formando um conjunto harmonioso. Implica a facilidade em trabalhar com idéias e conceitos, teorias e abstrações. As habilidades conceituais estão relacionadas com o pensar, com o raciocinar, com o diagnóstico das situações e com a formulação de alternativas de solução de problemas.
Origens da Teoria Clássica da Administração
A Teoria Clássica é na verdade um conjunto de estudos que se caracterizam fundamentalmente por serem inovadores para a época, virem de encontro a real necessidade de toda uma sociedade mundial que se industrializava rapidamente e, por último, traria mudanças que marcariam época e conseqüências inesperadas, boas e ruins, porém inevitáveis. Uma segunda Revolução Industrial.
A abordagem das organizações nesta teoria é prescritiva e normativa, portanto formal, com o que se tem a fazer por parte do empregado, determinado pela gerência ou supervisão, porque a maior preocupação de seus idealizadores eram com as técnicas, métodos e rotinas para execução de tarefas, para a racionalização do trabalho do operário, por meio do Estudo de Tempos e Movimentos (originou-se da busca para definir o valor dos salários).
Segundo Chiavenato, (2003 p.622) o conceito de organização na Teoria Clássica é de “estrutura formal, como conjunto de órgãos, cargos e tarefas”, com o estabelecimento de padrões de execução e treinamento de operários.
Teoria Geral da Administração - TGA
Surgiu em certos aspectos em decorrência da teoria das Organizações (TO), devido a alguns conceitos e ideologias a respeito das organizações. A TGA trata do estudo da administração das organizações em geral e das empresas em particular, surgiu no início do século passado, Tem aspectos importantes como:
1. Ênfase nas tarefas.
2. Ênfase na estrutura organizacional.
3. Ênfase nas pessoas.
4. Ênfase na tecnologia.
5. Ênfase no ambiente.
6. Ênfase nas competências e na competitividade.
A Abordagem Clássica da Administração
No início do século XX, dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos a respeito da administração:
Taylor (americano): que desenvolveu a chamada Escola da Administração Científica, cujo foco principal estava em aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho operário.
Fayol (europeu): que desenvolveu a chamada teoria Clássica, cujo foco principal era o de aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e da aplicação de princípios gerais da administração em bases científicas.
Embora os mesmos não tenham mantido contato e também tendo ambos partidos de pontos de vistas diferentes e até mesmo opostos; suas idéias constituíram as bases da chamada Abordagem clássica da administração.
Desdobramento da abordagem clássica:
[pic]
TAYLOR X FAYOL
• Taylor-( Estudava a empresa do ponto de vista do “chão de fábrica”, de baixo para cima (Produção).
• Fayol-( Estudava a empresa da “alta administração”, de cima para baixo (Organização)
...