Teoria Da Administração Desafio
Artigos Científicos: Teoria Da Administração Desafio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gleyce2411 • 24/10/2013 • 886 Palavras (4 Páginas) • 333 Visualizações
Desafio
No despontar do século XX, dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos pioneiros da administração. Um era americano, Frederick Winslow Taylor, iniciou a chamada escola da administração cientifica, preocupada em aumentar a eficiência da industria por meio da racionalização do trabalho do operário. O outro era europeu, Heny Fayol, que desenvolveu a chamada teoria clássica, preocupada em aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e da aplicação de princípios gerais da administração em base cientificas.
Na revolução industrial, as relações de trabalho e as condições que a produção acontecia se transformaram grandiosamente, a maquina a vapor proporcionou uma melhoria em alguns transportes, assim permitia que uma empresa “entregar” seus produtos para mais pessoas em locais mais distantes.
Além disso, essa transformação levou a um novo tipo de processo produtivo, que foi a produção em massa.
A indústria na época contratava, em grande parte, os moradores do campo, que eram atraídos por melhores salários. Assim, esses trabalhadores chegavam as indústrias sem qualificação especifica e efetuavam um trabalho basicamente manual ou “braçal”.
Com isso, existia um ambiente de grande desperdício e baixa eficiência nas indústrias. O primeiro teórico a busca mudar essa realidade foi Frederick Taylor.
Nas fabricas, os funcionários seu trabalho de forma empírica, ou seja, na base da tentativa e erro. O gerente não estudavam as melhores formas de trabalhar.
Os funcionários não se comprometiam com os objetivos (de acordo com Taylor ficavam “vadiando”), e cada um fazia o trabalho como “achava melhor “ – não existia assim uma padronização dos processos de trabalho.
Taylor acreditava que o trabalho poderia ser feito de modo muito mais produtivo.
A administração cientifica buscou, então, a melhoria da eficiência e da produtividade. Ele passou a estudar então a “melhor maneira” de se fazer as tarefas. Esse trabalho foi chamado de estudo de tempos e movimentos. O trabalho do operário era analisando e cronometrado, de modo que os gerentes pudessem determinar a maneira mais eficiente – “the one best way” ou a maneira certa de se fazer uma tarefa.
Outro aspecto importante foi a divisão do trabalho. De acordo co os teóricos da administração cientifica, seriam muito mais fácil treinar e capacita um funcionário a executa uma tarefa especifica (aparafusa um assento, por exemplo) do que fazer todo o trabalho sozinho (monta uma bicicleta inteira, por exemplo) .
Taylor também busco aumenta o incentivo ao funcionário. Ele acreditava que a remuneração por hora não trazia nenhum incentivo ao funcionário. Assim, indicou o pagamento por produtividade (pagamento por peça) como essencial para que o funcionário buscasse um maior esforço.
Portanto, Taylor acreditava que o incentivo material levava a uma maior motivação para o trabalho. Essa foi a base do conceito do “Homo economicus”. Ou seja, a idéia de que a principal motivação de uma pessoa no trabalho seria a remuneração (ou benefícios materiais ).
Abordagens prescritivas e normativas Abordagens explicativas e descritivas
Aspectos principais Teoria clássica Teoria das relações humanas Teoria neoclássicas Teoria da burocracia Teoria estruturalista Teoria comportamental Teoria dos sistemas Teoria da contingência
Ênfase Nas tarefas e na estrutura organizacional Nas pessoas Tarefas pessoas e estruturas Na estrutura e no ambiente Na estrutura e no ambiente Nas pessoas e no ambiente No ambiente No ambiente e na tecnologia
...