DESAFIOS DA PRATICA DOCENTE REFLEXIVO
Artigo: DESAFIOS DA PRATICA DOCENTE REFLEXIVO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: SOEUSEI • 11/11/2013 • 1.807 Palavras (8 Páginas) • 663 Visualizações
Resumo
Orientações institucional ou escolar do trabalho com alunos em sala de aula, são práticas difíceis de realizar ou refletir. Uma prática reflexiva pretende sugerir idéias de privilégios a alguns e nem sempre a todos. O antigo professor conviveu com a exclusão em outro tempo, ou nível, onde ensinar era dissociado de aprender. Segundo a lógica da inclusão, ensinar e aprender não se separam, mesmo com precariedades, complexidades e diversidades expressivas.
Nas escolas contemporâneas são apresentados novos desafios aos docentes, a educação escolar ao alcance de todos, básica, sem ameaças de repetência ou da antiga “exclusão”.
Quando ensino, aprendizagem, teoria e prática são inseparáveis, as relações ficam mais completas, o ensinar e o aprender se interagem. Mas se o aluno não aprende é porque o professor não soube ensinar ou não pôde.
Leis garantem às crianças o direito de aprender nas escolas. Está o professor preparado para ensinar, tendo que levar em consideração o cotidiano escolar do aluno? Qual o papel da instituição escolar de hoje? Como aprendeu os que ensinam?
Vive-se um mundo tecnológico, com saberes diferentes do tradicional, um ensino investigativo, com projetos e situações-problemas muitas vezes sem resposta. A prática reflexiva supõe dar um tempo para o que não teve resposta imediata ou fácil, propõe o igual e o contrário, cria um contexto que motiva o conhecimento, direciona o sujeito e o objeto, transforma o ser docente em mediador. Transportar esse ser ao plano reflexivo, seria aprender reconstruir sua representatividade, seu processo formativo e suas resistências, para assim, assumir riscos, mobilizar recursos e tomar decisões frente aos outros, bem como nos libertar da solidão ou mesmo do anonimato.
Precisam aprofundar a discussão sobre a indisciplina em sala de aula como um obstáculo para o aprendizado. O problema precisa ser enfrentado por toda a equipe pedagógica das escolas. Neste processo, é imprescindível que se ouça o aluno e as famílias.
Não há uma estratégia-padrão a aplicar perante uma atitude do aluno. O professor não deve ter comportamentos que induzam violência física ou moral para com os alunos. Compete ao professor conduzir o aluno de forma a que ele se sinta responsável e cooperante.
Precisamos achar o erro, e de nada adianta buscar culpados. É preciso sim, buscar soluções. É necessário também que a Escola tenha claro o que é indisciplina.
A realidade imediata é a questão da indisciplina. É preciso discutir esta realidade. Deixar de ver este problema de maneira mecânica e sim, olhar o problema através de uma análise. Só assim irá mudar sua prática social e pedagógica.
INTRODUÇÃO
Atualmente a indisciplina tornou-se um obstáculo ao trabalho pedagógico e os professores ficam desgastados, tentam várias alternativas, e já não sabendo o que fazer, chega mesmo em algumas oportunidades a pedir ao aluno indisciplinado que se retire da sala já que ele atrapalha o rendimento do restante do grupo.
Como se resolve a indisciplina?
Não há solução fácil. Mas é essencial trabalhar como conteúdo de ensino as questões relacionadas à moral e ao convívio social e criar um ambiente de cooperação.
As estratégias utilizadas ultimamente por grande parte dos professores para lidar com a indisciplina têm sido desastrosas e estão na contramão do que os especialistas apontam ser o mais adequado. Se repreensão funcionasse, a indisciplina não seria apontada como aspecto da Educação com o qual é mais difícil lidar em sala de aula. Até mesmo os alunos acreditam que o problema vem crescendo.
A situação parece ser muito pior a cada dia: alunos agridem professores e muitas vezes saem da escola com um baixo nível de aprendizado, mas é valido poder encarar está situação e tentar revertê-la. Acredita-se que o professor que realmente aprecia o seu trabalho tem o poder pessoal e intelectual para impulsionar a mudança. É evidente que não conseguirão mudar o processo integral de educação, mas com certeza a contribuição por parte dos mesmos é bastante valiosa.
O que se espera da escola é conhecimento. É isso que faz o aluno respeitar o ambiente à sua volta. Se a aula está um tédio, ele vai procura algo mais interessante para fazer.
É muito importante no inicio do ano o professor ter alguma estratégia para prevenir comportamentos de indisciplina dos alunos. As estratégias devem ser utilizadas e adequadas a cada aluno e a cada situação.
Ensinar: não é apenas apresentar ou explicar um conteúdo, satisfazer as dúvidas dos alunos e aplicar exercícios para fixação, mas sim, apresentar um conteúdo fazendo que o aluno tenha condições de apropriar-se do conhecimento esperado para prosseguir seu caminho escolar.
Aprender e Apreender: aprender – tomar conhecimento, reter na memória. Apreender – assimilar mentalmente, entender, compreender. Ação conjunta de fazer aulas.
Processo de ensinarem: engloba ações de ensinar e apreender. Construir o conhecimento com ações realizadas dentro e fora da sala de aula. Fazer o aluno tomar gosto pelo que está sendo ensinado. Professor prepara e dirige as atividades, levando os alunos a desenvolver e elaborar um sistema de conhecimento. Vencer a simples memorização. O aluno deve refletir quantas vezes forem necessárias para apropriar-se do conhecimento objetivado pelo professor.
O movimento necessário: inicialmente predominava a aula expositiva. O processo de ensino deveria ser estruturado em passos para alcançar o conceito final. Atualmente as orientações não se referem aos passos, mas aos movimentos que devem ser construídos.
Projeto – Histórias infantis
Público-alvo: Educação infantil Pré II
Justificativa: Oportunizar as crianças a vivência de situações de leitura através da abordagem de diferentes manifestações literárias proporcionando-lhes prazer na medida em que atende as necessidades de ludismo e de informação da criança.
Diante da perspectiva de que a leitura é fundamental, e que a escola possui um papel importante nesse processo do hábito da leitura nas crianças, considera-se importante a realização do presente projeto: “Uma viagem pelo mundo mágico da Leitura”, que será desenvolvido através da leitura de diversas histórias infantis.
Através da contação de histórias, o aluno entra em um mundo de magia, brincando com palavras, expressando seus sentimentos, deixando por alguns instantes de ser ele
...