Os Desafios Da Prática Docente Reflexiva
Dissertações: Os Desafios Da Prática Docente Reflexiva. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: claurogers • 16/6/2013 • 1.795 Palavras (8 Páginas) • 610 Visualizações
OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE REFLEXIVA
Participação dos pais na educação escolar
Um tema importante a ser discutido na educação é a participação dos pais e/ou responsáveis na educação dos filhos que tem sido ausente nos últimos dias sobrecarregando assim a função do professor. Os alunos com a participação dos pais na vida escolar acabam se empenhando mais, pois seus responsáveis estão atentos, tentando resolver os problemas junto com os educadores. Há famílias omissas que não conhecem seus filhos, acreditando que qualquer problema é culpa dos professores, gerando grandes transtornos no aprendizado do aluno. Os pais são os que mais influenciam na educação das crianças porque geralmente são eles que dão o primeiro passo, ensinado a falar e a andar. Nas escolas os profissionais da educação podem tentar resolver este desafio com projetos, atividades para que os pais possam entrar no ambiente escolar de seus filhos. Os professores devem dar atenção aos pais tirando duvidas e auxiliando-os, porque assim eles se sentem livres para participar da educação escolar. Portanto a participação da família na escola é muito importante, favorece o aprendizado dos alunos, conhecem-se suas dificuldades, além de contribuir para que os professores trabalhem de uma forma bem melhor.
Projeto Família na Escola
Público-alvo: 1°Ano do Ensino Fundamental.
Justificativa: O projeto é útil porque a falta da participação dos pais na escola é um problema serio que deixa totalmente a carga em cima dos professores. A educação dever ser passada ao aluno através da participação da família.
Objetivo Geral: Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar, incluir a família no processo ensino-aprendizagem e despertar o interesse na vida escolar dos filhos.
Objetivo Específico: Valorizar o diálogo entre a escola e a família; promover a participação da família nas atividades escolares estimulando o rendimento e o comportamento escolar; orientar os alunos sobre os direitos e deveres; adotar atitudes de respeito, companheirismo, cooperação e solidariedade.
Cronograma: Projeto: um semestre. Atividades: duração de uma semana
Desenvolvimento: Serão utilizados textos coletivos, recorte de palavras relacionadas com o tema, comparação de fotos do passado e atuais da criança e localização da escola em relação à residência de cada aluno. Trabalhar com os conteúdos sobre higiene e fazer com que o comportamento também se reflita em casa. Fazer mural da família (com fotos ou recortes), mostrando as diversas estruturas familiares, ressaltando a importância do amor, respeito e solidariedade. Discutir momentos vividos entre família, as diferenças e semelhanças. Origem do nome; álbum do nome e montagem da árvore genealógica. Mural com palavras mágicas que ajudam na boa convivência.
Vivência em Espaço Escolar - Educação Infantil
Na educação Infantil, observamos que a relação entre professor e aluno é em um primeiro momento de afeto, carinho e compreensão, pois por se tratarem de bebês (7 meses a 1 ano), há a necessidade de se estabelecer vínculos. Isso também acontece entre eles e com as atividades desenvolvidas. Não há estagiários em sala e a relação existente entre o ensino, é totalmente baseada em estímulos que são apresentados através de brincadeiras, musicas e atividades preparadas para incentivar suas habilidades. Quanto à rotina; as crianças chegam as 13hs, são recebidos pelas educadoras que as chamam pelo nome e perguntam como passaram a noite anterior .São colocadas no tatame em meio á almofadas e brinquedos. Logo depois da acolhidas é o almoço, são colocadas sete crianças nos respectivos cadeirões, após estas sete comerem as outras crianças se alimentam. Quando termina o almoço, as crianças interagem entre si e brincam com diversos brinquedos localizados em sala. Ás 14hs lhes é oferecido a hidratação (suco). Ás 15hs é momento de atividades. Terças e quintas feiras são feitas atividades manuais (produzidas pelas crianças) e as segundas, quartas e sextas feiras são dedicadas a atividades voltadas a exploração dos espaços escolares (sala de vídeo, solário e multiuso). As 16hs os alunos recebem o lanche da tarde. Após o lanche é o momento das trocas de frauda. Ao fim do momento das trocas é feita uma roda de conversa e são contadas histórias. Logo depois são feitas cantigas de roda. Ás 17h45minhs as crianças são entregues a seus responsáveis para que no dia seguinte a rotina se recomesse.
Na fase observada as crianças comportam-se bem, percebe-se que já estão familiarizadas com o ambiente, com os colegas e professores. A entrada é tranquila e organizada, durante as atividades nota-se a curiosidade dos alunos e o encantamento diante das novidades, mas necessitam da mediação dos educadores. Diante de conflitos uns choram outros agridem, porém a mediação exercida pelos educadores evita problemas, além de ensina-los a agir de maneira correta. Quanto à rotina, é notável a aceitação e assimilação entre eles. Há três educadoras em sala que além de trabalharem juntas também elaboram o planejamento, auxiliam as crianças nas atividades e trabalham juntas para seu publico alvo. Por serem em conjunto, a organização e as orientações aos alunos torna-se mais ampla e mais fácil. O trabalho pedagógico visa à continuidade, o planejamento para essa fase é baseada em estímulos e incentivos para aprimorar as habilidades das crianças e os educadores buscam isso em todas as atividades. A mediação é bem ocorrente, as orientações e comandos obedecem a planejamento e o resultado se aproxima cada dia mais do estabelecido.
Proposta de Atividade
Conteúdo: Água: o uso consciente e o desperdício. (natureza e sociedade)
Objetivo:
-Identificar a distribuição da água na natureza
-Refletir sobre o consumo consciente da água
-Compreender que a água está cada vez mais escassa no planeta e que seu mau uso pode prejudicar a nossa sobrevivência
Desenvolvimento: Passar a música "Planeta Agua” (Gulherme Arantes), .Fazer uma pesquisa com os alunos sobre o que fazemos em casa que usamos água. Distribuir recortes de revistas e jornais que ilustrem as atividades domésticas que usamos água, como lavar roupa, fazer comida, banho, etc. Elaborar um cartaz. Fazer com eles a experiência de lavar as mãos usando apenas um copo de água (200 ml) orientando
...