DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Trabalho Universitário: DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rassinck • 1/5/2013 • 5.520 Palavras (23 Páginas) • 628 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 Apresentação 4
3. Desenvolvimento 5
4. CONCLUSÃO.........................................................................................................27
5. REFERÊNCIAS........................................................................................................8
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho será apresentado o estudo de caso sobre a organização IFRS Campus Ibirubá, onde abordaremos os temas relacionados ao estudo do semestre, lincando prática e teoria, de uma forma sinérgica, onde conseguiremos entender o funcionamento de uma instituição de ensino, que busca ser referência regional em sua área de atuação, não só na excelência de ensino, mas também nas praticas de gestão de pessoas, oferecendo desenvolvimento aos seus servidores e buscando assim o aperfeiçoamento institucional em gestão educacional moderna.
2 APRESENTAÇÃO
O trabalho apresenta de forma sintética dentro do abordado nas disciplinas deste semestre estudo de caso da Empresa IFRS – Campus Avançado de Ibirubá. A qual foi escolhida por possuir características bem definidas quanto ao funcionamento, setores, desenvolvimento de pessoas. Em um breve histórico, começamos destacando surgimento do Campus Avançado de Ibirubá, no ano de 2009, oriundo do processo de federalização de algumas instituições de ensino que funcionavam em parceria público-privada com o governo federal. A instituição destaca-se por ser o ponto de referência em ensino superior, técnico e médio da região, abrangendo um entorno de 200 km em área de atuação. Hoje, após o surgimento, conta com um quadro de 60 professores, divididos entre os cursos de ensino superior(Tecnologia em Produção de Grãos e Licenciatura em Matemática), e os de nível médio e técnico(Técnico em Agropecuária, Técnico em Informática, Técnico em Eletromecânica e cursos de ensino médio e técnico integrados nas mesmas áreas). A quadro administrativo, conta com 13 técnicos, divididos entre áreas: financeira, RH, administração, auditoria interna, setores de ensino e patrimônio.
PROGRAMA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Todos os anos é realizado e desenvolvido um Programa de Treinamento e Desenvolvimento do quadro de servidores do IFRS, onde são propostos treinamento nas mais diversas áreas de atuação, dentro do que cada setor necessita em capacitação de pessoal. Bem, vejamos:
LEVANTAMENTO DAS NECESSIDADES DE TREINAMENTO
Estas necessidades, são levantadas em questionário enviado a Diretoria de Gestão de Pessoas ao término do ano de trabalho, a fim de levantar as necessidades e carências apresentadas pelos servidores no ano que passou, propondo dessa forma reduzir ou eliminar os pontos cruciais em que o trabalho ou atividade se tornou falho. Assim é elaborado o Programa de treinamento e desenvolvimento para o próximo ano.
PLANEJAMENTO DO PROGRAMA
Após levantadas as necessidades, o planejamento do programa é a parte crucial para o desenrolar de sua efetividade, nele é elaborado a didática, as formas de cursos, e quais serão oferecidos e em que datas serão realizados, quais servidores ou setores da instituição deverão participar, etc.
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS E MÉTODOS DE ENSINO
Agora alcançamos a “cereja do bolo”; dizemos isso, pois é a parte em que todo programa é avaliado para saber se está tendo resultados que satisfazem as necessidades da instituição e seus servidores, ou não, está sendo empregado apenas tempo, dinheiro e equipamentos para um aprendizado medíocre. Dentro do IFRS, todo programa de treinamento é testado com uma avaliação final que geralmente vem forma de uma prova com um caso concreto para resolução do problema. Sejam treinamentos em sistemas, ou legislação, ou apenas normas e fluxos de trabalho. Todos são firmemente avaliados, onde a obtenção de 80% de acertos é o mínimo para aprovação e recebimento de certificação.
PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA E SEGURANÇA NO TRABALHO
Este é um ponto que o IFRS como instituição preza junto aos seus servidores, são realizadas tarefas que visam uma melhor qualidade de vida social e funcional, incentivadas por jogos de futebol e vôlei, corridas, alongamentos, etc. Todas ações são acompanhadas de perto por educadores físicos, orientando, conduzindo e principalmente incentivando a prática de atividades físicas pelos servidores do Campus. Quanto a avaliação dos resultados, esta não é realizada, mas se acompanha o melhor desenvolvimento e a não incidência de afastamentos por lesões decorrentes de esforços repetitivos ou Dort. Já dentro das atividades laborais e educacionais onde tanto servidores quanto alunos estão envolvidos, todas as regras de segurança e ergonomia são levadas ao extremo, não existindo margem de erro para riscos, utiliza-se assim EPI’s e EPC’s, em toda e qualquer atividade realizada que possa expor a riscos seus agentes de realização.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Para esta parte do trabalho proposto, foi entrevistado o Coordenador de Gestão de Pessoas do campus. Para ele, todos os cargos existentes dentro da organização possuem a mesma importância, seja a faxineira, seja o Diretor do campus. Assim, como estamos tratando de cargos ele cita que os setores de Auditoria interna e Gestão de Pessoas em sua opinião são essenciais ao bom andamento das atividades institucionais. Assim destacamos:
AUDITORIA INTERNA – para ser auditor, é necessário ser formado em Direito, Ciências Contábeis ou Economia, e claro prestar concurso público de provas. Os conhecimentos necessários ao cargo devem ser bastante amplos, partindo desde legislação básica afeita aos servidores públicos, bem como domínio irrestrito de legislação específica,
...