DETERMINAÇÃO TERMODINÂMICA
Projeto de pesquisa: DETERMINAÇÃO TERMODINÂMICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: be.ronaldo • 24/11/2014 • Projeto de pesquisa • 3.129 Palavras (13 Páginas) • 322 Visualizações
Sumário
ETAPA 1 (tempo para realização: 05 horas) 2
Passo 1 (Aluno): 2
TERMODINÂMICA DEFINIÇÃO: 2
A ORIGEM ETIMOLÓGICA DA PALAVRA TERMODINÂMICA: 2
PRINCIPAIS CIENTISTAS QUE CONTRIBUÍRAM PARA DESENVOLVIMENTO: 2
1º LEI DA TERMODINÂMICA: 2
2º LEI DA TERMODINÂMICA: 3
3º LEI DA TERMODINÂMICA: 3
Passo 2 (Equipe): 3
Arrefecimento a líquido; 3
Arrefecimento a ar; 4
O sistema de arrefecimento é composto pelos seguintes itens: Radiador 5
Eletroventilador 6
Bomba d'água 6
Líquido de arrefecimento 6
Passo 3 (Equipe): 8
Kelvin 8
Fahrenheit 8
ETAPA 2 (tempo para realização: 05 horas) 9
Passo 1 (Equipe) 9
Passo 2 (Equipe) 9
Passo 3 (equipe) 10
Condução 11
Convecção 12
Radiação 12
Passo 4 (Equipe) 13
Bibliografia: 13
ATPS TERMODINÂMICA
ETAPA 1 (tempo para realização: 05 horas)
Passo 1 (Aluno):
Pesquisar em livros da área a definição da palavra termodinâmica, inclusive a origem etimológica, e também o que é um sistema termodinâmico. Pesquisar, ainda, os principais cientistas que contribuíram para o desenvolvimento da Termodinâmica Clássica:
TERMODINÂMICA DEFINIÇÃO:
É a parte da Física que estuda principalmente a transformação de energia térmica em trabalho. (Estuda as relações entre calor e trabalho e as propriedades das substâncias que interagem nestas relações).
A ORIGEM ETIMOLÓGICA DA PALAVRA TERMODINÂMICA:
A palavra termodinâmica teve origem na junção de dois vocábulos gregos, therme (calor) e dynamis (força), que têm a ver com as primeiras tentativas para transformar calor em trabalho e que constituíram o objetivo primordial desta ciência. A ciência da termodinâmica surgiu pela necessidade de aperfeiçoar o funcionamento das primeiras máquinas a vapor, de que é exemplo a máquina de Newcomen construída no princípio do século XVIII. Atualmente a termodinâmica não se ocupa apenas das transformações onde ocorrem trocas de calor e de trabalho, mas estendeu-se a todas as outras formas de energia e suas transformações, podendo dizer-se que a termodinâmica é a ciência que estuda a energia nas suas diversas formas.
PRINCIPAIS CIENTISTAS QUE CONTRIBUÍRAM PARA DESENVOLVIMENTO:
1º LEI DA TERMODINÂMICA:
HERMANN LUDWING FERDINAND VON HELMHOLTZ
GERMAN HENRI HESS
2º LEI DA TERMODINÂMICA:
MARCELIN-PIERRE BERTHELOT
WILLIAM THONSON (LORD KELVIN)
JAMES CLERK MAXWELL
LUDWING EDWARD BOLTZMAN
JOSIAH WILLIARD GIBBS
3º LEI DA TERMODINÂMICA:
WALTHER HERMANN NERST
MAX KARL LUDWING PLANK
Passo 2 (Equipe):
1- Pesquisar como funciona o sistema de refrigeração de um motor, qual é o tipo de substância utilizada como líquido de arrefecimento e quais as suas propriedades.
Há dois tipos de sistemas de arrefecimento encontrados em carros: arrefecimento a líquido e arrefecimento a ar.
Arrefecimento a líquido;
O sistema de arrefecimento a líquido faz circular um fluido por mangueiras e partes do motor. Ao passar pelo motor quente o líquido absorve calor, resfriando o motor. Depois que o fluido deixa o motor ele passa por um trocador de calor, ou radiador, que transfere o calor do fluido para o ar que passa pelo radiador.
Arrefecimento a ar;
Alguns carros mais antigos (o Fusca e seus derivados, por exemplo) e uns poucos contemporâneos usam motores refrigerados a ar. Em vez de haver um líquido circulando pelo motor, o bloco e o cabeçote são dotados de aletas que aumentam a área de absorção de calor e de contato com o ar, conduzindo o calor para longe do motor. Uma potente ventoinha força o ar sobre essas aletas, que resfriam o motor ao acelerar a transferência de calor para o ar. Quando o motor é exposto ao fluxo de ar, como nas motocicletas, a ventoinha pode ser dispensada.
A água é um dos fluidos mais eficazes na conservação de calor, mas ela congela numa temperatura muito alta para ser usada em motores de automóveis. O fluido que a maioria dos carros usa é uma mistura de água e etileno-glicol (C2H6O2), também conhecido como aditivo de radiador ou anti-congelante. Adicionando-se etileno-glicol à água, os pontos de ebulição e de congelamento melhoram significativamente.
Água pura
50/50
C2H6O2/Água
70/30
C2H6O2/Água
Ponto de congelamento
-0º C
-37º C
-55º C •.
Ponto de ebulição
100º C
106º C
113° C
A maioria
...