DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL TEMPORE ENGENHARIA Produção Textual Interdisciplinar Em Grupo
Casos: DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL TEMPORE ENGENHARIA Produção Textual Interdisciplinar Em Grupo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 14/5/2014 • 1.752 Palavras (8 Páginas) • 789 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Análise de Recursos Humanos 4
2.2 Modo de Gestão 4
2.3 Comunicação 4
2.4 Problemas Identificados...................................................................................... 5
2.5 Análise Crítica........................................................................................................5
2.5.1 Aspecto da Comunicação...................................................................................5
2.5.2 Aspecto da Motivação........................................................................................6
2.5.3 Aspecto da Liderança........................................................................................6
2.5.4 Aspecto da Competência...................................................................................7
2.5.5 Aspecto do Comforto.........................................................................................7
2.6 Sugestões de Melhorias......................................................................................7
2.6.1 Melhorias sobre a Comunicação.......................................................................8
2.6.2 Melhoria no acesso direto dos funcionários com seus superiores..............8
3 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
Entrevistamos a empresa TEMPORE ENGENHARIA LTDA , nascida em março de 1993,a mais de 20 anos de mercado, tendo associada a sua imagem a palavra, confiança.
Confiança dos seus sócios fundadores em investir capital e trabalho em uma atividade onde cada um já atua há mais de 25 anos, onde seus nomes são respeitados por centenas de clientes, arquitetos, projetistas, fornecedores e empreiteiros, atravás do reconhecimento de um trabalho sempre referenciado á qualidade, eficiência e profissionalismo.
A TEMPORE dispõe de equipe de engenheiros, técnicos e mestres de obras com ampla experiência e treinamento em execução de obras de alto nível de acabamento e atualização tecnológica, habituados a realizar projetos dos mais renomados arquitetos nacionais.
Todos os funcionários estão no quadro permanente há muitos anos, garantindo assim, pelo aprimoramento contínuo, excelência no padrão de qualidade em todas as obras, aliado a todos os benefícios que uma relação trabalhista duradoura traz, inclusive no aspecto segurança
A Empresa busca um constante aprimoramento em seus serviços. Com mão de obra
qualificada e maquinário adequado, realiza suas obras com eficiência e rapidez,.
garantindo assim a satisfação do cliente.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 ANÁLISE DE RECURSOSO HUMANOS
A empresa não possui RH e sim Departamento de Pessoal, responsável por demissões e admissões.A função de Gestor de Recursos humanos é desempenhada pelo estagiário de psicologia e a coordenadora de gestão de pessoas.
2.2 MODOS DE GESTÃO
A empresa não possui nenhum tipo de ferramenta para medir nível de satisfação dos funcionários e clima organizacional, mas desenvolve programas de bem esta como yoga e ginástica laboral.
2.3 COMUNICAÇÃO
A comunicação entre os colaboradores e razoável, não existe um bom entrosamento entre os departamentos, coordenação e gerencia.Falta um elemento de liagação, um gestor de recursos humanos para analisar o clima e relatar aos superiores.
Quanto ao reconhecimento no momento esta sendo implantada com o programa de cargos ,salários, gratificações, premiações, horas extras e banco de horas.
2.4 PROBLEMAS IDENTIFICADOS
:
Foram identificados problemas de insatisfação dos colaboradores nos aspectos da Comunicação, Motivação, Liderança, Competência, e Conforto.
2.5 ANÁLISE CRÍTICA
:
2.5.1 Aspecto da Comunicação
Foi verificado que os funcionários sentiam-se extremamente excluídos, pois seus superiores dirigiam-se a eles sem demonstrar preocupação com o material humano da empresa. É importante identificar os erros, com o objetivo de minimizá-los, mas também é necessário elogiar os acertos, o que gera uma sensação de reconhecimento ao esforço dispensado. Demonstra que seu trabalho é observado e considerado importante, proporcionando bem estar e satisfação pessoal.
Quando se faz necessária a chamada à atenção de um determinado funcionário, esta deve ser feita de maneira reservada e de modo moderado, para evitar que o mesmo sinta-se constrangido frente aos seus companheiros, superiores e subordinados. A forma como é desenvolvida essa conversa pode ser determinante para a melhoria ou piora do desempenho do respectivo funcionário. Neste momento é importante baixar sua autoestima com gritos e críticas exageradas.
Muitas vezes, o chefe ou até memso o mestre de obras no canteiro de obras não observa o grau de satisfação de seus funcionários. Daí a importância de ouvir o que eles têm a dizer. Cedendo quando, não causem prejuízos à empresa, podem favorecer a melhoria do clima e das condições de trabalho gerando uma atmosfera.
favorável á relação patrão-empregado.
2.5.2 Aspecto da Motivação
Ficou comprovado que os funcionários não estavam entusiasmados e comprometidos com a empresa. Que permaneciam ali apenas por necessidade. Podendo deixar a empresa por qualquer proposta que lhe apresentasse vantagens mais interessantes. Considerando o ramo da construção civil, obra é oque não falta em tempos de PAC e Minha Casa Minha Vida. Para resolver o problema, seria interessante criar um programa de incentivo à melhoria dos resultados apresentados.
O funcionário precisa de algo que lhe motive mais que apenas o salário, no final do mês. Pois isso ele consegue em qualquer empresa. Por isso a sugestão do plano de hoaras extras e criação de gratificações e banco de horas, remuneradas é claro.
2.5.3 Aspecto da Lliderança
Os chefes precisam dar autonomia aos funcionários que tem funções de comando, mestres de obras e encarregados, já que estes lidam diretamente com os funcionários e portanto deveriam ter mais voz ativa dentro da empresa. Estes precisam se sentir à vontade para desenvolver seu trabalho. Numa reunião com esses funcionários, o proprietário passa sua forma de trabalhar e as diretrizes para a condução das atividades nos diversos setores. Depois disso, esses “Chefes de Setor” precisam de autonomia para cumprir as determinações da direção da empresa conforme as regras estabelecidas. Verificações esporádicas seriam efetuadas pela chefia e os procedimentos que exigirem ajuste seriam discutidos em novas reuniões entre o proprietário da empresa e esses “Chefes de Setor” evitando, assim a retirada da autoridade destes frente aos seus subordinados. Problemas relativos ao seu setor seriam dirimidos dentro de sua esfera de competência levando à Direção da empresa somente ocorrências que fugissem a sua alçada.
2.5.4 Aspecto da Competência
Sugere-se que os funcionários com função de chefia fossem treinados no sentido de exercê-lo com conhecimento, segurança, determinação, clareza e autonomia. Os funcionários de menor precedência hierárquica receberiam treinamento no sentido de exercer suas funções com exatidão, competência e segurança.
2.5.5 Aspecto do Conforto
A maior reclamação dos colaboradores é referente aos equipamentos de trabalho. Haja vista a crescente do mercado da Consrução Civil e sua modernização, a Empresa que se julga tão moderna e bem requisitado por profissionais da área, peca na questão do bem estar do seu funcionário. Há no mercado uma gama de novos equipamentos como botas ajustáveis e de maior conforto, capacetes com forro, além de maquináro para virar massa e ferramentas mais precisas. Falta um maior comprometimento da empresa na valorização de seu funcionário.
2.6 SUGESTÕES DE MELHORIAS
A empresa poderia ter seu próprio RH, pois ter essa ferramenta e fundamental para facilitar o seu bom andamento no que diz respeito a organização e desenvolvimento no âmbito da empresa, o departamento de RH de uma empresa exerce um papel de suma importância , pois e o elo entre a diretoria e os seus funcionários , tendo a função de mostrar para o funcionário que a empresa em que ele trabalha e um lugar bom para se trabalhar e apontar para a empresa quando um funcionário esta se destacando ou quando precisa ser mais capacitado ou auxiliado
em algum aspecto . As empresas que contam com um departamento de Rh , agregam valor de demonstram mais status e confiança para seus clientes , tendo um vista que contam um departamento especifico para cuidar supervisionar e motivar os
seus funcionários .
2.6.1 Melhorias sobre a Comunicação
A comunicação ainda e uma falha grave na maioria das empresas, e isso sempre ocorre por falta de ferramentas, a comunicação para ser eficaz precisa levar em consideração diversos aspectos como: cultura, nível social, contexto, meio e todas as formas de ruído existentes no processo.
Pode ser que um dos problemas que esta acontecendo nessa empresa, seja os aspectos culturais levando em consideração que há diferenças de valores, ideais, etnias e religiões.
Existem varias barreias que podem dificultar os processos de comunicação organizacional usando uma linguagem adequada ao receptor da mensagem, oferecendo uma escuta ativa aos emissores buscando empatia na comunicação interpessoal.
2.6.2 Melhoria no acesso direto dos funcionários com seus superiores
Seria interessante se o líder pudesse propiciar um ambiente de facilitação para o diálogo de forma que seus colaboradores sintam-se a vontade para interagir, perguntar, sugerir, dividir e confiar, pois para o colaborador o melhor e não se isolar e sim compartilhar idéias e iniciativas de valor agregado para a equipe ou para o trabalho com seu superior. Já para o líder aumentara sua credibilidade e força e os colaboradores não se sentirão acuados.
3 CONCLUSÂO
Em virtude dos fatos mencionados somos levados a crer que a empresa TEMPORE ENGENHARIA LTDA já esta consolidada no mercado há muitos anos e em decorrência disso há uma necessidade de se reorganizar para que se obtenham melhores resultados, oferece uma estrutura solida e uma diversificação de serviços que atraem os clientes. Falta melhorar a comunicação, observar quais são as barreiras que impedem que as mensagens sejam entendidas e também o tratamento dos superiores para os funcionários precisa melhorar muito, pois percebemos que os colaboradores não têm motivação e querem que seu trabalho seja reconhecido.
Os gestores não observam o grau de satisfação dos funcionários e a partir de então este funcionário perde a motivação e não consegue dar rendimento para a empresa. as condições de trabalho estão precárias e a empresa precisa investir mais em moveis adequados para que a realização do trabalho seja eficaz.
Seria interessante a implantação de um RH dentro da empresa, pois facilitaria no que se refere aos assuntos organizacionais, oferecer um ambiente de trabalho agradável, contribui para que o clima organizacional seja de grande beneficio para todos da empresa.
REFERÊNCIAS
RAMPAZZO, Lisnéia Aparecida. Psicologia Organizacional e do Trabalho. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009 .
SILVA, Monica Maria. Gestão de Pessoas. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
BACCARO, Thais Acioly. Comunicação, clima e cultura Organizacional. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 200
AAKER, David Austin. Criando e administrando marcas de sucesso. São Paulo: Futura, 1996.
Metodologia da Pesquisa Científica RH – Módulo IV –Cruz, Vilma A. Gimenez
Relações Interpessoais. OLIVEIRA, Elisete A.Zanpronio. (1º SEMESTRE)
...