DIFERENÇA ENTRE ESCOLAS
Artigo: DIFERENÇA ENTRE ESCOLAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: margo.jhu • 29/10/2013 • 836 Palavras (4 Páginas) • 241 Visualizações
INTRODUÇÃO
No presente trabalho, vamos falar sobre as desigualdades nas infraestruturas das escolas, que há muito tempo vem chamando a atenção, porem muito pouco é feito para melhorar e acabar com as desigualdades, infelizmente as escolas municipais conta muito com o apoio dos pais e colaboradores que fazem doações, pois não tem verbas suficientes para que uma escola municipal se compare com as estaduais e privadas.
Diferenças entre escolas
Apenas 0,6% das escolas brasileiras têm infraestrutura próxima da ideal para o ensino, isto é, tem biblioteca, laboratório de informática, quadra esportiva, laboratório de ciências e dependências adequadas para atender a estudantes com necessidades básicas. A maior parte das escolas brasileiras apresenta uma estrutura elementar ou básica. Isso significa que tem apenas água, banheiro, energia, esgoto, cozinha, sala de diretoria e equipamentos como TV, DVD, computadores e impressora.
Infraestrutura elementar: Estão neste nível escolas que possuem somente aspectos de infraestrutura elementares para o funcionamento de uma escola, tais como água, sanitário, energia, esgoto e cozinha.
Infraestrutura básica: Além dos itens presentes no nível anterior, neste nível as escolas já possuem uma infraestrutura básica, típica de unidades escolares. Em geral, elas possuem: sala de diretoria e equipamentos como TV, DVD, computadores e impressora.
Infraestrutura adequada: Além dos itens presentes nos níveis anteriores, as escolas deste nível, em geral, possuem uma infraestrutura mais completa, o que permite um ambiente mais propício para o ensino e aprendizagem. Essas escolas possuem, por exemplo, espaços como sala de professores, biblioteca, laboratório de informática e sanitário para educação infantil. Há também espaços que permitem o convício social e o desenvolvimento motor, tais como quadra esportiva e parque infantil. Além disso, são escolas que possuem equipamentos complementares como copiadora e acesso a internet.
Infraestrutura avançada: As escolas neste nível, além dos itens presentes nos níveis anteriores, possuem uma infraestrutura escolar mais robusta e mais próxima do ideal, com a presença de laboratório de ciências e dependências adequadas para atender estudantes com necessidades especiais.
Apenas 40% das escolas, que foram classificadas como tendo infraestrutura básicas, dispõem de água, sanitários, energias, esgotos, cozinha, sala de diretoria e equipamentos como TV, DVD, computadores e impressora e mais apenas 15,5% de nossas escolas são classificadas como tendo infraestrutura adequadas e avançadas.
Na região norte é aonde esta a maior o índice de escolas com infraestrutura elementar com 71%, e a região centro-oeste é aonde esta o menor índice de infraestrutura elementar com 17.6% em nosso país.
Fica transparente a necessidade de políticas públicas que visem a diminuir as desigualdade e promover condições escolares mínimas para que a aprendizagem possa ocorrer em um ambiente escolar mais favorável. A criança, quando chega na escola, tem que ter equipamentos, conforto do ambiente para se concentrar, se dedicar aos estudos e ao aprendizado. O professor precisa de equipamento para desenvolver o trabalho dele, assim como a escola.
Em um cenário de grandes desigualdades regionais e com enorme diferença existente
...