DIREITO EMPRESARIAL
Monografias: DIREITO EMPRESARIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pamelanunes21 • 8/11/2013 • 2.986 Palavras (12 Páginas) • 268 Visualizações
UNIDERP
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO SUPERIOR TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS
O NOVO DIREITO EMPRESARIAL
Professor: MSc.Luís Manoel Palmeira
Edna da Silva Veras…………………………….…RA: 354478
Renubia de Vasconcelos Azevedo............................RA: 366915
Maria Raimunda de Almeida....................................RA: 355163
Pâmela de Sousa Nunes.............................................RA: 376801
TUCURUÍ -PA
NOVEMBRO 2012
SUMARIO
1………………………………………………………...………………INTRODUÇÃO
1.2…………………………………………………………...FUNÇÃO SOCIAL DA EMPRESA
1.3……………………………………………...………………..... HISTORICO DA EMPRESA
1.4……………………………………………………………...APRESENTAÇÃO A EMPRESA
2……………………………………………………………….DESEMVOLVIMENTO
3…………………………………………………………..CONSIDERAÇÕES FINAIS
4-…………………………………………………REFERENCIAS BIBIOGRAFICAS
INTRODUÇÃO
O conceito de empresa, que tem como finalidade no mercado por atraves das empresas e que segues os grandes e pequenos empresarios e e importância mereceu um artigo autônomo, portanto aqui somente iremos relembrar que se trata de um atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.Como finalidades e critérios onde tem que ter um registro junto ao comercio para oferecer seus serviços e produtos assim recebem a total proteçãoe tambem a legalidade para exercer juntamente ao comercio, para caracterizar uma empresa tomaremos o nível de atividade exercida, se houver necessidade de uma real gestão dos meio de produção haverá empresa, além da presença dos fatores risco e do objetivo de lucro.
Hoje em dia se discute muito a respeito do significado “ Função Social da Empresa” havendo departamentos responsavel para se trabalhar so essa area onde faz parte da diretrizes e normas a serem seguidas, tendo um momento dedicados so para promover o lado solidaria da empresa sem que a mesma passar para sociedade uma visão diferentes das empresas.
Sendo que a empresa mostra para a sociedade que ela não esta ali so para dar emprego e se trabalha o lado socio e educativo da população, tanto quem sustenta os benefícios particulares da atividade empresarial quanto a quem fica subordinados ao atendimento dos interesses do lado social da empresa, nesse sentido de distribuição coletiva e das vantagens obtidas na area social da empresas pois tem beneficios proprios.
Então e um lado da empresa que tem seus departamentos proprios e devem serem trabalhado coletivamentes o socialdessa forma cremos que a tão propagandada função social da empresa somente será promovida antes uma compreensão harmônica dos princípios constitucionais da livre iniciativa, pleno emprego e função social da propriedade de modo de assegurar liberdade aos particulares na exploração da atividade empresarial que promova o bem estar dos cidadãos.
Relatório etapa 1
Certamente ninguém ousaria negar a existência e a importância da função social da empresa ou mesmo a necessidade de controle sobre a atividade empresarial e o indispensável dirigismo da atividade econômica para a promoção de algo além do lucro da própria empresa, para o alcance de benefícios coletivos e não puramente restritos àqueles indivíduos diretamente ligados à atividade empresarial. Infelizmente, no entanto, a função social da empresa, quando mal compreendida, tem sido utilizada com a pretensão de criar uma fantasia ideológica infinitamente distante da realidade.
A expressão função social da empresa tem merecido toda sorte de análises e interpretações carregadas de conteúdo ideológico. Pinçada do texto legal no qual veiculada e às vezes deslocada do contexto essencialmente empresarial no qual se insere, a função social da empresa cada vez mais se distancia da realidade concreta das empresas podendo ser entendida inclusive como “válvula de escape psicossocial” que se presta mais à manutenção da atual situação de extremo poderio empresarial incontrolado que à efetiva atuação da empresa no alcance do bem estar coletivo
É necessário voltar os olhos aos fatos... trabalhar com os acontecimentos concretos e adotar objetivos desejáveis mas minimamente atingíveis sem ceder à ingenuidade das utopias. O Direito trabalha com uma hierarquia de valores na qual o maior destaque é para o ser humano e o bem estar coletivo mas certamente não será com o atropelo da realidade que tais valores serão promovidos e respeitados.
É necessário ter em mente, portanto, que o estudo teórico do direito não pode desprezar a realidade concreta e atual da atividade empresarial sob pena de transmudar-se em mero devaneio utópico e exercício de imaginação que, no particular caso da função social da empresa, corre o risco de transferir aos particulares preocupações e responsabilidades típicas do Estado que, assim, permanece convenientemente omisso no cumprimento das suas funções típicas. E pior: ilude a sociedade quanto à efetividade da chamada função social da empresa e a concreta promoção do bem comum.
Nesta época em que praticamente todos os acadêmicos lutam por romper paradigmas, compreender a função social da empresa como resultante da conscientização do empresariado na luta por um ideal de sociedade justa, fraterna e igualitáriasomente revela o perigoso encantamento do desprezo a princípios jurídicos sérios e concretos; desprezo
...