DISPONIBILIDADE DE ENTREGA
Tese: DISPONIBILIDADE DE ENTREGA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luizherman • 14/12/2014 • Tese • 1.894 Palavras (8 Páginas) • 175 Visualizações
AVERBAÇÃO DE EMBARQUE
A averbação é o ato final do despacho de exportação e consiste na confirmação, pela fiscalização aduaneira, do embarque da mercadoria.
A averbação será feita, no Sistema, após a confirmação do efetivo embarque da mercadoria e do registro dos dados pertinentes pelo transportador.
Registrados os dados de embarque, se os dados informados pelo transportador coincidirem com os registrados no desembaraço da DDE ou DSE, haverá averbação automática do embarque pelo Sistema.
Caso contrário, a Alfândega irá analisar a documentação apresentada, confrontando-a com os dados relativos ao desembaraço e ao embarque, efetuando-se a chamada averbação manual, com ou sem divergência.
ETAPAS DO DESPACHO ADUANEIRO DE EXPORTAÇÃO
*REGISTRO DA DDE
• O registro da declaração para despacho de exportação – DDE inicia o despacho de exportação. Na formulação da DDE, o Sistema aproveitará os dados e informações dos Registros de Exportação – RE, já obtidos anteriormente.
- Em casos específicos, previstos na legislação, o despacho é feito através de Declaração Simplificada de Exportação – DSE, hipótese em que é dispensado o RE
* REGISTRO DOS DADOS DE EMBARQUE
• O transportador registrará os dados de embarque imediatamente depois de realizado o embarque da mercadoria para o exterior, com base nos documentos por ele emitidos.
* CONFIRMAÇÃO DA PRESENÇA DA CARGA
• Esta etapa se refere à confirmação da presença da carga pelo depositário, em recinto alfandegado, ou pelo exportador, em local não alfandegado.
* RECEPÇÃO DOS DOCUMENTOS
• Após a informação da presença da carga, ocorrerá a recepção dos documentos do despacho, que consiste na entrega, pelo exportador, dos documentos instrutivos do despacho e registro de tal fato no Sistema, pela Aduana.
* PARAMETRIZAÇÃO
• Registrada no Sistema, a recepção dos documentos instrutivos do despacho, a próxima etapa será a parametrização, ou seja, a seleção, pelo Siscomex, dos despachos de exportação para um dos seguintes canais de conferência aduaneira: verde, laranja ou vermelho, submetendo-se aos seguintes procedimentos:
- CANAL VERDE: são dispensados o exame documental e a verificação da mercadoria. O desembaraço é feito automaticamente pelo Siscomex;
- CANAL LARANJA: é realizado apenas o exame documental, dispensando-se a verificação da mercadoria;
- CANAL VERMELHO: o despacho é submetido tanto ao exame documental quanto à verificação da mercadoria.
* DISTRIBUIÇÃO
• Após a parametrização, os despachos de exportação selecionados para os canais laranja e vermelho serão distribuídos para os Auditores Fiscais da Receita federal – AFRF, para análise.
* DESEMBARAÇO
• Uma vez designado, o AFRF fará o exame documental do despacho, caso o mesmo tenha sido selecionado para o canal laranja, conferindo se os dados constantes na DDE ou DSE coincidem e se harmonizam com as informações da documentação instrutiva do despacho.
• Caso o despacho tenha sido selecionado para o canal vermelho, o AFRF efetuará o exame documental e a verificação da mercadoria. O desembaraço da mercadoria será necessariamente registrado no Sistema, pelo AFRF responsável.
* AVERBAÇÃO DE EMBARQUE
• A averbação é o ato final do despacho de exportação e consiste na confirmação, pela fiscalização aduaneira, do embarque da mercadoria.
• A averbação será feita, no Sistema, após a confirmação do efetivo embarque da mercadoria e do registro dos dados pertinentes pelo transportador.
• Registrados os dados de embarque, se os dados informados pelo transportador coincidirem com os registrados no desembaraço da DDE ou DSE, haverá averbação automática do embarque pelo Sistema. Caso contrário, a Alfândega irá analisar a documentação apresentada, confrontando-a com os dados relativos ao desembaraço e ao embarque, efetuando-se a chamada averbação manual, com ou sem divergência.
* EMISSÃO DO COMPROVANTE DE EXPORTAÇÃO
• Concluída a operação de exportação, com a sua averbação no Sistema, será fornecido ao exportador, quando solicitado, o documento comprobatório da exportação, emitido pelo Siscomex, na Unidade de despacho da mercadoria.
PASSO A PASSO DO DESPACHO ADUANEIRO DE EXPORTAÇÃO
*1º Passo
Preparar a empresa. Efetuar o registro de exportação
*2º Passo
Selecionar um canal para a exportação dos produtos. Caso a exportação não seja direta, a empresa poderá utilizar consórcios de exportação, tradings companies, agentes de comércio exterior, empresas comerciais exportadoras etc.
*3º Passo
Identificar os mercados. Estabelecer contato com compradores (importadores) no exterior.Ao identificar o importador, fornecer informações sobre a quantidade disponível, aspectos técnicos, condições de venda, prazo de entrega e preço unitário da mercadoria.
*4º Passo
Análise de mercado para avaliar a viabilidade da exportação.Uma vez identificado o mercado a empresa deve efetuar uma análise com relação a preços praticados no país, diferenças cambiais, nível de demanda, sazonalidades, embalagens, exigências técnicas e sanitárias, custo de transporte, e outras informações que influenciarão a operação.
*5º Passo
Contato inicial com o importador. Identificado o cliente, é imprescindível que seja enviado a ele o maior número possível de informação sobre o produto, pode-se utilizar catálogo, lista de preços, amostras.
*6º Passo
Confirmado o fechamento do negócio, o exportador deve formalizar a negociação enviando uma fautra pró-forma. Não existe um modelo de fatura pró-forma.Nela devem constar informações sobre o importador e o exportador, descrição da mercadoria, peso líquido e bruto, quantidade e preço unitário e total, condição
...