DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA
Seminário: DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Thaislucia • 29/9/2013 • Seminário • 350 Palavras (2 Páginas) • 258 Visualizações
DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA
É a forma pela qual podemos descrever os dados estatísticos resultantes de variáveis quantitativas, como as notas obtidas pelos alunos de uma classe.
Tabela Primitiva
Esse tipo de tabela consiste e nada mais que elementos numéricos fora de sua ordem padrão, ou seja, não foram numericamente organizados. Porém quando organizados os dados, seja na ordem crescente ou decrescente, após a ordenação desses dados a tabela recebe o nome de rol.
A representação gráfica de um fenômeno deve obedecer a certos requisitos fundamentais para serem realmente úteis:
Simplicidade: o gráfico deve ser destituído de detalhes de importância secundária;
Clareza: o gráfico deve possibilitar uma correta interpretação dos valores representativos do fenômeno em estudo;
Veracidade: o gráfico deve expressar a verdade sobre o fenômeno em estudo.
Os principais tipos de gráficos são os diagramas, os cartogramas e os pictogramas.
Diagramas
São gráficos geométricos de, no máximo, duas dimensões; para sua construção, em geral, fazemos uso do sistema cartesiano.
Gráfico em linha ou em curva
Nesse sistema fazemos uso das retas perpendiculares; as retas são os eixos coordenados e o ponto de intersecção, a origem. O eixo horizontal é o das abscissas (X) e o vertical, das ordenadas (Y).
Gráficos em colunas ou barras
É representado de uma séria por meio de retângulos, dispositivos verticalmente (em colunas) ou horizontalmente (em barras).
Gráfico polar
É ideal para representar séries temporais cíclicas, isto é, séries temporais que apresentam em seu desenvolvimento determinada periodicidade, como, por exemplo, a variação da temperatura ao longo do dia.
Cartograma
É a representação sobre uma carta geográfica. Ele é usado quando o objetivo é de figurar os dados estatísticos diretamente relacionados com áreas geográficas ou políticas. Esse gráfico serve para:
Representar dados absolutos (população) – se utiliza, em geral, dos pontos em números proporcionais aos dados;
Representar dados relativos (densidade) – se utiliza, em geral, de hachuras.
Pictogramas
Constitui um dos processos gráficos que melhor fala ao público, pela sua forma ao mesmo tempo atraente e sugestiva, pois a sua representação se dá em figuras.
Na construção de um gráfico pictórico temos de ser muito criativos, procurando obter uma otimização na união da arte com a técnica.
...