Daens
Artigos Científicos: Daens. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luanadenise • 5/3/2014 • 396 Palavras (2 Páginas) • 690 Visualizações
O filme se passa na Cidade de Aaslt, Bélgica, final do séc. XIX, na Revolução Industrial, onde uma fábrica Têxtil explorava os operários e crianças, submetendo-os a condições desumanas.
Essa população era pobre, passavam fome, e viviam em condições deploráveis. Sem direitos em uma sociedade capitalista. Onde o Estado e a Igreja eram influenciados pelos burgueses.
Com a resseção, os empresários com intenção de obter lucros, não mais contratavam homens, mais sim mulheres e crianças, por salários baixos, esses submetiam-se a cargas horárias acima de 14 horas e trabalhavam de noite. Assim sendo as mulheres e as crianças quem sustentavam seus lares.
Padre Daens, que já tinha problemas com seus ideias, voltou para a cidade de Aaslt, onde foi designado a assumir a igreja local, se deparou com a cena triste de uma jovem que havia morrido congelada em frente a uma fábrica Têxtil. Inconformado com a situação, aproveitando que o Jornal Do Partido Cristão estava a sua disposição, escreveu artigos contra a política e o sistema de trabalho ,despertando assim coragem entre operários para lutarem pelo seus direitos.O que não foi bem visto por aqueles que estavam no poder.
Dois jornais eram impressos, o “Operário”, voltado para a burguesia, e o “Avante” voltado para os socialistas, esses jornais eram impressos em francês, os operário falavam em flamengo, logo, os trabalhadores não podiam ler as notícias publicadas, o que dificultava o entendimento da exploração que viviam.
Quando os fiscais visitavam as fábricas as crianças eram escondidas e proibiam os trabalhadores de expressar a forma precária em que se submetiam a trabalhar. Também isso não seria possível, posto que os fiscais falavam em francês e os operários em flamengo.
Com a ajuda do padre, os proletariados ganharam o direito de votar, o sufrágio universal, o povo elege Daens a deputado, garantindo ao povo alguns direitos, porém, os empresários não mais contratavam aqueles que eram adeptos do Padre Deans.
Com a ameaça crescente do Socialismo, as autoridades recorreram ao Rerum Novarum, o Papa ordenou que o padre Daens mantivesse distância dos socialistas ou este seria banido da igreja.Daens obedeu as ordens do Papa.
Os Radicais Católicos tentaram impedir o Padre de prosseguir com seus ideais socialistas, tentando tira-lo do sacerdócio. Mais tarde o padre foi banido da igreja, porém não deixou de lutar pela classe operária e pelas desigualdades sociais.
Adolf Daens morreu em 1907 após um segundo mandato no Parlamento.
...