Declaração: Meu Baú de Lembranças
Por: dany147 • 11/3/2016 • Ensaio • 298 Palavras (2 Páginas) • 192 Visualizações
Meu baú de lembranças
Comecei a trabalhar em 1998 na zona rural com uma turma multisseriada composta por 60 alunos. No início foi um choque, pois eu saí da cidade de Maracás-Ba com os meus filhos que estudavam em escola particular e de repente me vejo em uma escola de zona rural que, naquela época, não possuía estrutura alguma e muito menos recursos. Não havia merendeira, zeladora, energia elétrica, e a água era carregada na cabeça por mim de um rio próximo à escola.
Os alunos da época estavam na Ed. Infantil e 1ª série e a minha única ferramenta de trabalho era um quadro negro, um giz e muita criatividade para contornar toda aquela escassez.
Tudo era muito difícil, mas, aquela turma marcou a minha vida pessoal e profissional, e apesar daquela situação éramos felizes. Nos divertíamos muito com festas, brincadeiras e passeios para conhecer outros lugares. Como o texto A Colcha de Retalhos, eu também tenho essa colcha guardada dentro de mim, assim como cada aluno meu tem lembranças guardadas com muito carinho que jamais foram esquecidas.
A nossa despedida na 4ª série foi dolorosa e a minha maior recompensa foi quando eles concluíram a 5ª série e vieram felizes me dar a notícia que tinham sido aprovados e que foram destaques no colégio como os melhores alunos. Isso fez com que eu me sentisse mais confiante, foi gratificante saber que todo aquele trabalho não foi em vão.
Continuei o meu trabalho na mesma localidade, os meus pequenos cresceram, casaram, tiveram filhos e eu passei a ser professoras dos filhos dos meus antigos alunos e a fazer parte da história da cada um deles.
Em 2013 por motivo de saúde deixei a zona rural e vim trabalhar aqui na sede, mas, nunca perdi o contato com meus pequenos grandes alunos.
...