Deformação Elásticas
Casos: Deformação Elásticas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alexstivanelli • 1/10/2013 • 811 Palavras (4 Páginas) • 360 Visualizações
6.3 - Rolamentos de Uma Carreira de Esferas de Contato Angular
Os rolamentos deste tipo permitem o apoio da carga radial e num único sentido a carga axial. A esfera e os anéis interno e externo formam ângulos de contato de 15°, 25°, 30° ou 40°. Quanto maior o ângulo de contato maior será a capacidade de carga axial, e quanto menor o ângulo de contato melhor será para altas rotações.
Normalmente, duas peças do rolamento são contrapostas e utilizadas com o ajuste da folga. Geralmente, as gaiolas utilizadas são as prensadas de aço, mas para os rolamentos de alta precisão com ângulo de contato menor que 30°, são utilizadas principalmente, as gaiolas de poliamida.
6.4 - Rolamentos Combinados
Compreende-se como rolamentos combinados, a formação do jogo de corpo único com duas ou mais peças de rolamentos radiais. Normalmente, as combinações entre os rolamentos de esferas de contato angular e entre os rolamentos de rolos cônicos são as mais frequentes.
Existem como tipos de combinação, a combinação face a face (tipo DF) em que os anéis externos são unidos pelas faces, a combinação costa a costa (tipo DB) em que os anéis são unidos pelas costas, e a combinação tendem (tipo DT) em que os anéis estão no mesmo sentido.
Os rolamentos combinados dos tipos DF e DB permitem o apoio da carga radial, e em ambos os sentidos a carga axial. Os rolamentos combinados do tipo DT são usados em casos de cargas axiais maiores num único sentido.
6.5 - Rolamentos de Duas Carreiras de Esferas de Contato Angular
Os rolamentos de duas carreiras de esferas de contato angular, possuem a configuração básica de duas peças do rolamento de uma carreira de esferas de contato angular dispostas costa a costa, em que os anéis internos e externos estão cada qual integrados numa única peça. Consequentemente, têm a capacidade de apoiar a carga axial em ambos os sentidos.
6.6 - Rolamentos de Esferas de Quatro Pontos de Contato
Os rolamentos de esferas de quatro pontos de contato possuem o anel interno bipartido num plano perpendicular ao centro do eixo e são rolamentos de uma carreira de esferas de contato angular com os anéis internos e externos separáveis. Permite apoiar a carga axial em ambos os sentidos com uma única peça. O ângulo de contato formado pela esfera e os anéis interno e externo é de 35°. Com uma peça deste rolamento pode-se substituir a combinação face a face ou costa a costa do rolamento de esferas de contato angular.
Geralmente, as gaiolas utilizadas são as usinadas de latão.
7 - FALHAS EM MANCAIS DE ROLAMENTOS
Os principais modos de falha são:
7.1 - Falhas de vedação – Abrasão causada por entrada de elemento estranho no mancal de rolamento;
7.2 - Marcas durante instalação (montagem incorreta);
7.3 - Lubrificação inadequada, excessiva ou insuficiente;
7.4 - Corrosão;
7.5 - Descargas elétricas;
7.6 - Lasca mento;
Todos os modos acima descritos causam o início da falha do rolamento, sendo que após o surgimento, as cargas cíclicas sobre o rolamento fazem com que o dano se estenda até a falha do mancal de rolamento.
7.1 - Falha de vedação - Abrasão por entrada de elemento estranho no mancal de rolamento.
Exemplo de pista de mancais de rolamento foscas por abrasão resultante de elemento estranho
7.2
...