Deformação elástica
Seminário: Deformação elástica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: driks23 • 9/10/2014 • Seminário • 793 Palavras (4 Páginas) • 186 Visualizações
A atividade práticas supervisionadas de elementos de máquinas realizada extra- sala de aula tem como propósito de estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Ela auxilia o aluno no seu desenvolvimento, contribuindo ainda mais para sua preparação. Além do que é uma junção do conceito teórico e pratico, na resolução de problemas relativo a sua profissão.
Deformação Elástica
Ocorre quando á deformação elástica (recuperável), devido à carregamentos ou temperatura, é tanta que o funcionamento adequado do item não é mais possível.
A deformação ocorre quando é aplicada uma tensão ou variação térmica que altera a forma de um corpo. Na deformação elástica, o corpo retorna ao seu estado original após cessar o efeito da tensão. Isso acontece quando o corpo é submetido a uma força que não supere a sua tensão de elasticidade (Lei de hooke). Comportamento tensão-Deformação
O grau com o qual a estrutura cristalina se deforma depende da magnitude da tensão aplicada.
Para tensões baixas, a relação entre a tensão e a deformação é dada por: Esta é conhecida como lei de Hooke, com comportamento linear entre a tensão e a deformação, sendo E a constante de proporcionalidade ou Módulo de Elasticidade ou Módulo de Young.
Escoamento
Ocorre quando a deformação plástica (não recuperável) de um componente dúctil, devido á carregamentos ou movimento, se tornam elevada o suficiente para interferir no desempenho.
Limite de escoamento, também chamado de tensão de cedência ou tensão de limite elástico, ou tensão de escoamento, é a tensão máxima que o material suporta ainda no regime elástico de deformação, se houver algum acréscimo de tensão o material não segue mais a lei de Hooke e começa a sofrer deformação plástica (deformação definitiva).
Onde k é o módulo de elasticidade ou Módulo de Young.
Todos os materiais se rompem quando submetidos a um carregamento no qual a tensão seja maior que a da sua resistência mecânica. Contudo, já vimos que o comportamento ao longo desse processo pode classificá-los em dois grandes grupos: os frágeis – que fraturam sem ‘ceder’ – e os dúcteis – que ‘cedem’ nitidamente antes de fraturar.
A maioria dos materiais metálicos, ao ser submetido a uma tensão de tração crescente, se comporta dentro do grupo dos que ‘cedem’ antes de romper. Neste caso, antes de ser atingida a tensão que caracteriza a resistência mecânica do material, a relação entre a força aplicada e o alongamento desvia-se da linearidade elástica na (assim denominada) tensão de escoamento, σyo (Figura 4-6).
Para estes materiais, a partir deste ponto em diante, passa a acontecer o processo que se denomina deformação plástica do metal. deformação plástica permanente εA, mas também passará a exibir uma nova tensão de escoamento σyi , ao ser reaplicada a carga.
Indentação
Quando as forças estáticas entre duas superfícies acabam de uma
o ensaio de dureza Vickers é uma técnica utilizada
...