Democracia
Por: BRUNACOUTINHO91 • 2/12/2015 • Trabalho acadêmico • 471 Palavras (2 Páginas) • 161 Visualizações
GESTÃO DEMOCRÁTICA
Nome: Weber Silverio de Toledo
RESPOSTAS:
1- Nos últimos anos observa-se a sociedade civil organizada brasileira sob a ótica de uma nova configuração social, política, econômica e ambiental no Brasil. Neste sentido, as políticas públicas sociais permitem romper com as barreiras que separam a Administração Pública da sociedade.
As políticas públicas são ‘construções participativas’ de uma coletividade que visam à garantia dos direitos sociais dos cidadãos que compõem a sociedade humana. Esse é um princípio democrático fundamental. Aqui estão envolvidos o papel da Administração Pública e o Estado Democrático de Direito, pois este criam possibilidades de transformação da sociedade, com o respaldo da Constituição.
2- A compreensão de que um dos maiores desafios do setor público brasileiro é de natureza gerencial fez com que se buscasse um modelo de excelência em gestão focado em resultados e orientado para o cidadão para guiar as organizações públicas em busca de transformação gerencial rumo à excelência e, ao mesmo tempo, permitir avaliações comparativas de desempenho entre organizações públicas brasileiras e estrangeiras e mesmo com empresas e demais organizações do setor privado. Esse modelo de excelência em gestão, de padrão internacional, que expressa o entendimento vigente sobre o estado da arte da gestão contemporânea, é a representação de um sistema de gestão que visa aumentar a eficiência, a eficácia e a efetividade das ações executadas.
3- Obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
4- Excelência dirigida ao cidadão; Gestão baseada em processos e informações; Valorização das pessoas; Visão de futuro; Aprendizado organizacional; Agilidade; Foco em resultados; Inovação; Controle social; Gestão participativa.
5- A gestão participativa consiste em uma filosofia ou doutrina que valoriza a participação das pessoas no processo de tomar decisões sobre a administração ou gestão das organizações públicas ou privadas. A participação aproveita o potencial das pessoas, contribuindo para aumentar a qualidade das decisões e da gestão, a satisfação e a motivação.
6- É necessário o comportamento, a estrutura e a visão sistêmica.
7- Existem oito habilidades, que são elas: Habilidades de relacionamento com colegas; Habilidades de liderança; Habilidades de resolução de conflitos; Habilidades de processamento de informações; Habilidade de tomar decisões em condições em situações difíceis; Habilidade de alocação de recursos; Habilidade de empreendedor; Habilidade de introspecção.
8- A gestão engloba aspectos práticos e cotidianos, e a liderança engloba os atributos particulares. A principal diferença reside na capacidade de motivar outras pessoas a seguir uma determinada direção. Dizemos que um líder tem a capacidade para criar um clima de confiança nos seus seguidores, enquanto um gestor se limita a pedir e exigir em função de uma hierarquia pré-estabelecida.
...