Democracias joão ubaldo ribeiro
Por: maby00 • 19/11/2015 • Resenha • 442 Palavras (2 Páginas) • 847 Visualizações
DEMOCRACIAS: JOÃO UBALDO RIBEIRO
João Ubaldo Ribeiro em seu texto explica um pouco sobre a Democracia, é mostrado um pouco como a democracia pode se avaliar de vários modos, e que muitas vezes um país “democrático” não é tão democrático assim se for analisado o contexto em que seus cidadãos vivem.
Ribeiro expõe que no período de Guerra Fria os países ocidentais se classificavam como democracias e “mundo livre”, o que os socialistas consideravam farsa e rotulavam-se “democracias” também, inclusive nos nomes oficiais dos países, a Alemanha Oriental por exemplo era oficialmente conhecida como República Democrática Alemã, os socialistas adotavam muito o termo de “democracia populares”.
É impossível agrupar os Estados democráticos em um só grupo, pois não é possível comparar os diferentes estados de democratização dos países, um Estado pode ser mais aberto e a voz do povo pode ser realmente ouvida enquanto outro pode restringir a participação do povo na escolha dos representantes e ser considerado uma democracia do mesmo jeito.
Não é possível avaliar a democracia pela separação de poderes, pois existe Estados que funcionam perfeitamente sem estes, como é o casa da Inglaterra, outro indicador não confiável é a prática de eleições, pois esta pode ser facilmente manipulada e corrompida de modo que não represente verdadeiramente a escolha popular.
É necessário para a avaliação de um Estado democrático diversos critérios como o grau de liberdade dos cidadãos e de estabilidade, e diversos outros porém ao analisá-los chegara-se a conclusão de que há sim democracia em diverso lugares porém nenhuma delas em perfeito funcionamento de acordo com os critérios estabelecidos. Devem ser levados em conta fatores sociais e econômicos, como o acesso a educação.
E finalmente há um outro aspecto que não pode ser esquecido, estes Estados são governados por uma parcela de pessoas que nem sempre são vindas das camadas sociais que realmente representa a população, e aqueles que muitas vezes tem dificuldade em se sobressair na sociedade por diversos fatores como sexo, religião ou mesmo suas características físicas.
Apesar de todas as dificuldades encaradas pela democracia não pode deixar de levar em conta sua importância na sociedade, apesar de não funcionar perfeitamente certamente quebra com os antigos padrões de governos totalitaristas que não ouvem à população. A democracia com certeza fica de legado à humanidade como uma forma mais justa de escolha e de governança.
...