Densidade Dos líquidos
Trabalho Escolar: Densidade Dos líquidos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Eduardocunha63 • 15/10/2014 • 827 Palavras (4 Páginas) • 318 Visualizações
QUÍMICA APLICADA: DENSIDADE DOS LÍQUIDOS
ÁGUAS CLARAS-DF.
2014
UNIPLAN – Centro Universitário do Planalto
QUÍMICA APLICADA: DENSIDADE DOS LÍQUIDOS
ÁGUAS CLARAS-DF.
2014
1. Introdução
Diz à história que Arquimedes (filósofo grego que viveu em Siracusa, sua cidade natal, de 287 a 212 a.C.), estava imerso numa banheira quando percebeu que o volume de água deslocado era proporcional ao volume do seu corpo, e que isso poderia ser usado para resolver o problema da coroa (O rei, desconfiado de ter sido enganado pelo ourives da cidades, ordenou a Arquimedes que descobrisse se realmente a coroa confeccionada era de ouro puro ou se havia prata em sua composição).
Então, Arquimedes sabia que para objetos de mesmo volume feitos de ouro ou de prata, o objeto de ouro pesa mais. Isso porque a densidade do ouro é maior que a da prata. Densidade de um corpo é a relação entre a sua massa (peso) e o seu volume, dada pela fórmula d=m/v. Arquimedes mergulhou a coroa do rei na água e mediu o volume deslocado. Percebeu, então, que se a coroa fosse toda de ouro ela teria um volume menor para o seu peso e que, portanto, havia prata na sua composição.·.
Densidade de um corpo é o quociente entre a massa e o volume desse corpo. A unidade SI para a densidade é o quilograma
por metro cúbico (kg/m³), porém é mais comum utilizarmos os submúltiplos g/cm³ ou g/ml.·.
A definição de massa específica é idêntica à de densidade, porém nós só a usamos quando nos referimos às substâncias, e não a objetos sólidos. Por isso, para líquidos e gases homogêneos, a densidade e massa específica podem ser sinônimas, pois nesses casos a isotropia está presente.·.
Picnometria e a junção do termo grego puknos(denso) com metron (medida), é utilizada para determinar a densidade e a massa específica de líquidos utilizando-se um picnômetro, que nada mais é do que um recipiente fabricado com material adequado e que tem o seu volume determinado com precisão.
Neste experimento se observará através de análises dos dados a serem coletados a massa específica da água destilada e da solução de sacarose. Massa específica que se difere da densidade por ser atributo de uma substância e não de um objeto. Outro ponto importante a ser notado é a temperatura, o procedimento será feito à 21º C. Deve-se lembrar de que a temperatura interfere na densidade das substâncias, pois a variação da mesma pode causar alteração no volume do corpo ou substância.
1.1. Objetivo do experimento
O experimento tem a finalidade de analisar a massa específica da água destilada e da solução de sacarose, verificando- se assim, se a adição da solução de sacarose na água influenciará na
massa específica da mesma.
1.2 Materiais e Reagentes
Picnômetro (100 ml)
Balança analítica
Termômetro
Piceta (250 ml)
Papel toalha.
2. Procedimentos
Seguindo orientação profissional, pegou-se o picnômetro e efetuou-se a secagem com uso de papel toalha para dar início no experimento, tarou-se a balança analítica com o peso do mesmo vazio. O termômetro foi usado para aferir a temperatura da água, em seguida preencheu-se o picnômetro com solução de sacarose e água destilada até a borda da tampa, através de balança analítica verificou-se o seu peso (cheio), este procedimento foi efetuado duas vezes para se obter para verificar desvio padrão.
Em uma segunda etapa repetiu-se todo o experimento desta vez somente com água destilada.
3. Resultados e Discussão
3.1. Cálculos:
Massa específica do líquido e desvio padrão.
Água destilada com solução de sacarose
...