Densidade demografica
Por: vefr • 18/5/2015 • Projeto de pesquisa • 1.561 Palavras (7 Páginas) • 259 Visualizações
Organização do Centro de Saúde do Bairro Feitoria
Sumário
INTRODUÇÃO...................................................................................................4
1 HISTORIA DA SAÙDE....................................................................................5
1.2 RIO GRANDE DO SUL......................................................................6
1.3 SÃO LEOPOLDO...............................................................................7
2 ORGANIZAÇÃO DO CENTRO DE SAUDE FEITORIA..................................8
CONCLUSÃO...................................................................................................10
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS.................................................................11
ANEXOS...........................................................................................................12
Introdução
Abordaremos como objetivo de pesquisa neste trabalho para a matéria de Seminário Integrado e Projetos, componente curricular do ensino médio, buscar entender como e quando começou a saúde publica no Brasil, Rio Grande do Sul e São Leopoldo.Identificaremos a organização do centro de saúde do bairro Feitoria,mostrando as equipes e as especialidades medicas que la trabalham para atender a população que la procura atendimento medico.
1. A historia da saúde.
O que é gestão da saúde publica? A gestão de saúde publica visa a integração dos de hospitais, ambulatórios (unidades básicas de saúde e especializadas), unidades de urgência, pronto atendimento, laboratórios e de diagnósticos, dentro de uma rede de saúde publica municipal ou estadual.
A preocupação da saúde publica começa aqui no Brasil muito antes da chega dos portugueses, os índios já tinham preocupação com a saúde. Eles conheciam métodos naturais para tratar das pessoas que ficavam doentes na tribo. Quem cuidava desses métodos era o curandeiro ou pajé como eles chamavam que tinha conhecimentos de plantas e ervas no tratamento de algumas doenças e feridas.
No ano de 1500 os portugueses chegaram ao Brasil a onde trouxeram grandes mudanças para esses povos. No século vinte não havia atendimento medico publico. Cada categoria profissional tinha seu sistema de saúde.
Nos anos de 1889 e 1930 ocorram às primeiras manifestações importantes de traço estrutural das políticas sócias em função da implementação de serviços de saúde publica em todo o Brasil.
No ano de 1930 Getulio Vargas assume a presidência do Brasil e decreta a centralização de estruturas dos serviços de saúde avançar para todo o interior do país.
O alinhamento do Brasil com o Bloco Capitalista levou-o a adotar a medida de saúde dos Americanos. O grande hospital concentra o atendimento de uma região e coloca em segundo plano a rede de postos de saúde, consultórios e ambulatórios, que tem custo mais baixo.
A estrutura e o funcionamento dos grandes hospitais atende às necessidades crescentes de uma florescente indústria farmacêutica e de equipamentos médicos. Após a criação da Petrobrás, foi anunciada a criação do Ministério da Saúde.
1.2 RIO GRANDE DO SUL
O começo da historia da saúde publica no rio grande do sul começa pelo governo no período de 1928 á 1945, a onde ocorreram grandes transformações na saúde publica com Getulio Vargas no governo do Brasil.
A partir de 1930, o Governo Federal implantou um modelo de gestão com centralização normativa e descentralização executiva, ou seja, ao mesmo tempo em que canalizou para a instancia administrativa estadual o gerenciamento dos serviços públicos de saúde, os manteve sob tal orientação direta.
Assim o Governo do Estado do Rio Grande do Sul foi o responsável por elaborar políticas publicas para a área da saúde, mas seguindo as diretrizes impostas pelo Governo Federal.
1.3 São Leopoldo
A saúde publica em são Leopoldo começa mesmo quando a cidade completa céu centenário em 1924, a onde se construiu seu principal hospital o Centenário, que na época de sua construção serviu para cuidar de revolucionários feridos.
Em São Leopoldo no bairro Feitoria encontra se um dos mais importante centro de atendimento a população pelo sistema de saúde SUS. Que esta em funcionamento 24horas. Muitas pessoas passam pelo centro de saúde da feitoria antes de serem encaminhadas ao hospital centenário
O centro de saúde da feitoria teve a sua fundação em 30/09/1995, podemos então concluir que a saúde publica oficialmente começou na feitoria nesta data, ele oferece atendimento 24horas atendimentos de urgências, emergências consultas com especialistas e Farmácia Distrital que distribui com a receita medica medicamentos para a população.
Recentemente na data de 16/07/2009 a feitoria ganhou uma UBS que tem atendimento de clínico geral, pediatra, ginecologista e duas equipes do ESF (Equipes de Saúde da família).
2 Organização do centro de saúde Feitoria
O centro de saúde do bairro Feitoria tem funcionamento 24 horas, atendendo pessoas de toas as partes da cidade, que necessitam de atendimentos de urgência, de plantão.
A organização do centro de atendimento do bairro Feitoria esta divida nas seguintes ares: equipe medica, equipe de enfermagem, equipe de limpeza, equipe de raios-X, equipe farmacêutica.
A equipe medica esta composta de três médicos por plantão, mais três especialistas que trabalha de segunda a sexta-feira com horários marcados, nas áreas de pneumologia, ginecologia e otorrino.
Na equipe de enfermagem trabalham 25 funcionários. A área de limpeza consta com duas funcionarias
...