Desafio
Monografias: Desafio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eusourara • 18/3/2015 • 1.230 Palavras (5 Páginas) • 179 Visualizações
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Polo de Ulianópolis PA
Curso Superior de Administração
2° Semestre
Disciplinas Norteadoras: Teorias da Administração e Economia
DESAFIO PROFISSIONAL
TEMA
A INDÚSTRIA DE BEBIDAS PIRA PASSA POR MUDANÇAS NO MODELO DE GESTÃO E BUSCA SOLUÇÕES PARA O NOVO CENÁRIO QUE SE APRESENTA
INTRODUÇÃO
Este Desafio Profissional tem o objetivo de apresentar a compreensão das disciplinas de Teorias da Administração e Economia. Para tanto, usaremos o cenário da Indústria de Bebidas Pira, uma empresa familiar, atuante no mercado de bebidas alcoólicas que se encontra num processo de mudanças no modelo de gestão, haja vista que o dono da empresa, o Dr. João, anunciou sua iminente aposentadoria e transferência das responsabilidades de gestão da empresa para seus filhos.
Para avaliar a situação e propor soluções, contratou-se um escritório de consultoria para traçar o perfil da empresa e dos gestores. A partir dessa avaliação, a equipe de consultoria deverá indicar ou sugerir ações necessárias para uma melhor sucessão de gestão na empresa, sem que essa perca sua referência no mercado.
OBJETIVO
O objetivo do Desafio é mapear, ou traçar, o perfil dos sucessores do Dr. João. Através desse mapeamento, evidenciando as qualidades e competência dos dois filhos, apresentar um plano de sucessão, indicando qual é mais bem preparado para assumir o papel de gestor da empresa, e o papel ou função que aquele que não foi escolhido exercerá dentro da empresa.
CONCEITO
-TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
O termo "administração" vem do latim administratione, que significa direção, gerência. Ou seja, é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas.
É uma área do conhecimento fundamentada em um conjunto de princípios, normas e funções elaboradas para disciplinar os fatores de produção, tendo em vista o alcance de determinados fins como maximização de lucros ou adequada prestação de serviços públicos.
Pressupõe a existência de uma instituição a ser gerida, ou seja, uma organização constituída de pessoas e recursos que se relacionem num determinado ambiente, orientadas para objetivos comuns.
A Administração é frequentemente tomada como sinônimo de Administração de Empresas. Porém, isto somente faz sentido se o termo empresa for considerado como sinônimo de organização, que significa os esforços humanos organizados, feitos em comum, com um fim específico, um objetivo. O adequado é considerar a Administração de Empresas subárea da Administração, uma vez que esta trata de organizações que podem ser públicas, sociedades de economia mista ou privadas, com ou sem fins lucrativos
CONCEITO
-ECONOMIA
A economia pode ser definida assim: o estudo de como as pessoas e a sociedade decidem empregar recursos escassos, que poderiam ter utilizações alternativas, para produzir bens variados.
Pode-se fazer a seguinte divisão no estudo econômico:
- Macroeconomia- analisa o comportamento da economia como um todo, por meio de preços e quantidades absolutos. Faz parte dela os movimentos globais nos preços, na produção ou no emprego.
- Microeconomia- estuda o comportamento de cada “molécula econômica” do sistema, por meio de preços e quantidades relativas. Para exemplificar, pode-se citar a análise do funcionamento de empresas.
Enquanto a economia positiva ocupa-se da descrição de fatos, circunstâncias e relações econômicas, a economia normativa expressa julgamentos éticos e valorativos. As grandes divergências entre os economistas aparecem nas discussões de caráter normativo, como por exemplo o da dimensão do Estado e o poder dos sindicatos.
Sofismas econômicos:
- Post hoc - a conclusão de que “depois do acontecimento” implica necessariamente “devido ao acontecimento”.
- Composição- leva a crer que o que é verdade para uma das partes também o é para o todo.
O caminho mais seguro para um pensamento correto é o da análise científica: hipótese, confrontação com os fatos e síntese.
Fatores produtivos ou inputs- bens ou serviços usados pelas empresas no processo de produção. São combinados de forma a se obterem produtos outputs, que serão consumidos ou empregados em outras fases mais avançadas do processo produtivo.
PASSO 1
A empresa do Dr. João contratou uma equipe de consultoria para traçar o perfil dos sucessores.
Competências e Habilidades do Gestor Paulo Iran
Know How - X
Atuar preventivamente X X
Assumir responsabilidades X X
Capacidade de gerenciamento - X
Capacidade de transferir conhecimentos X -
Capacidade de trabalhar em equipe X -
Ética X X
Gerir conflitos - X
Liderança - X
Negociar X -
Pensar estrategicamente (empresa como um todo) X -
Ser empreendedor X -
Ter vontade política e administrativa X X
Legenda: (x) competência e habilidade identificada; (-) deficiência de competência e habilidade.
A Tabela acima nos mostra as Competências e Habilidades aferidas em cada um dos filhos do Doutor João. Podemos observar que o Paulo possui facilidades ao lidar com pessoas, e o Iran apresenta capacidades de gerenciamento e liderança.
PASSO 2
...