Desafio Laticinio Comajul
Por: oslec.souza • 25/9/2015 • Projeto de pesquisa • 1.390 Palavras (6 Páginas) • 329 Visualizações
SUMÁRIO
RESUMO
EMPRESA
DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA
AMPLIAÇÃO E VIABILIDADE
PARCERIAS
CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA
RESUMO
Trataremos nesse escopo de uma empresa de laticínio, suas particularidades e necessidades, além de buscar entender sua maneira de trabalhar r atender os consumidores com seus produtos.
Iremos trabalhar com uma empresa da região sul do estado de mato groso, que já está no mercado há mais de 30 anos, tem uma cadeia de produtos diversificada e de boa qualidade e aceitação no mercado. Analisaremos sua logística e trafego e como suas fraquezas podem suprimidas ou até extintas.
EMPRESA
A pesquisa foi realizada em uma empresa que atua na região sul do estado de mato grosso, a Cooperativa Mista Agropecuária de Juscimeira LTDA (COMAJUL), empresa com mais de 30 anos de atuação no mercado, fundada no dia 06 Junho de 1978, na cidade de Juscimeira – MT, localizada a 150 km da capital do estado na BR 364, no inicio suas atividades eram voltada para agricultura, produziam basicamente arroz, após um período de mudou o foco da sua atividade principal, passou a trabalhar com laticínio, expandindo suas atividades, comprou dois laticínios da região, um em Dom Aquino e outro em Jaciara, cidades vizinhar com distância entre 10 e 30 km da sede da cooperativa, a partir daí seu carro chefe se tornou o beneficiamento de leite pasteurizado tipo C, e hoje a empresa é produtora de uma serie de produtos derivados do leite, como queijos, iogurte, etc., como uma estrutura bem mais organizada hoje a empresa possui filiais localizadas em Nova Brasilândia, São José do Povo, Rio Branco e Nova Mutum, todas no estado de Mato Grosso.
Hoje a empresa atua na região sul do estado, atingindo quase que 100% (cem por cento) dos comércios dessas cidades, seus compradores principais são mercados e comércios das cidades que revendem seus produtos a sociedade.
No estado a empresa conta com concorrentes competitivos e proporcionam as mesmas linhas de produtos que a cooperativa, a LACBOM, empresa do sudoeste do estado, além das empresas do sul de Minas Gerais, Italac, Piracanjuba, são os principais concorrentes dentro dos comércios regionais, oferecem a mesma linha de produtos, e ate com uma gama maior, pois também ofertam produtos industrializados como leite condensado, doces, creme de leite, etc., por isso a empresa tem que se atentar aos preços e competitividade, embora que no que diz respeito a produção de leite, o tipo distribuído em nossa cidade são diferentes, os concorrentes fornecem leite do tipo longa vida, em “caixinha”, e da COMAJUL é do tipo pasteurizado tipo “C”, que tem um prazo de consumo bem menor.
DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA
Por se tratar de uma distribuição em menor tempo de consumo, a disponibilidade de produto e rotatividade precisa ser muito planejada, pra não haver percas e danos ao produto, tonando improprio para consumo, podemos classificar essa logística como eficiente até a coleta e entrega na empresa para processamento e transformação.
A COMAJUL precisa ter uma logística bem trabalhada e definida, com rotas e tempo de coleta organizada num menor tempo de intervalo possível, a empresa possui uma frota de veículos tipo tanques, preparados para transportes e deslocamento até os pontos de coleta da matéria prima.
Na distribuição do produto já para consumo também esta preparada com veículos adequados para transporte e conservação, veículos com carroceria fechada com resfriamento próprio para manter os produtos na temperatura correta, suas entrega é realizada com alta rotatividade, pois os produtos tem um prazo de validade de normalmente 03 (três) dias, isso leva a empresa a se adequar e fazer a entrega duas vezes por semana ou mais de acordo com a necessidade, a empresa entrega os produtos ideal para consumo e recolher os que estão estocados nos pontos de comércio para utilização em outras produções, antes de sua deterioração, essas rotas são calculadas e definidas com antecedência para que não haja imprevistos significativos e ocasionem a perca ainda no transporte. Devem ter rotas alternativas já pré-definidas caso ocorra alguma impossibilidade de tráfego na rota principal.
AMPLIAÇÃO E VIABILIDADE
Hoje a empresa já tem a capacidade de produção melhorada, e mais informatizada, tornando o processo quase automático e mais eficiente e produtivo, isso quer dizer que a empresa pode aumentar sua rede de distribuição, uma ampliação significa mais investimentos e mais coordenação de produção, ao ampliar a rede de entregas dos produtos quem a empresa distribui a sua capacidade de gerenciamento terá que ser mais bem organizada e planejada.
O mercado possui suporte para o consumo dos produtos o que podemos dizer ser uma boa oportunidade de comércio, aumentando os clientes à produção terá que acompanhar a demanda, o que deverá melhorar toda a cadeia de produção da empresa direta e indiretamente, a demanda de insumo também deve ser melhorada para que haja um aumento na produção de leite pelos pecuaristas.
PARCERIAS
Para que seja possível essa distribuição às empresas devem buscar parcerias para aumentar o alcance de suas linhas de entregas, para isso há que se fazer um estudo, primeiramente a empresa deve começar com uma frota terceirizada e depois, com um levantamento detalhado e sendo um investimento viável, uma consulta de um meio e planejamento para uma aquisição de frota própria. Visto que o investimento e muito alto sem garantia de retorno, os fretes e custo de manutenção, combustíveis, tem que ser mesurados e considerados para criação do preço de vendas. Com uma frota terceirizado o valor pago será o preço por tonelada considerado sobre a distância da entrega, uma definição de valor mais fácil de alcançar, afinal haverá apenas um item para adicionar ao valor de produção e definir o valor de venda.
...