Desafio Profissiona
Por: daniela141080 • 22/9/2016 • Trabalho acadêmico • 1.974 Palavras (8 Páginas) • 439 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CURSO: GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS
NOME | DANIELA T. T. |
RA | 3007654345 |
Desafio Profissional
Disciplinas Norteadoras:
Comportamento Organizacional
Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Empreendedorismo
Ética e Relações Humanas no Trabalho
Técnicas de Negociação
Tutora EAD: Monica Castro
SÃO PAULO / SP
2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CURSO: GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS
Desafio Profissional
Disciplinas Norteadoras:
Comportamento Organizacional
Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Empreendedorismo
Ética e Relações Humanas no Trabalho
Técnicas de Negociação
Tutora EAD: Monica Castro
Trabalho desenvolvido para o Curso de Recursos Humanos disciplinas norteadores Comportamento Organizacional, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Empreendedorismo, Ética e Relações Humanas no Trabalho, Técnicas de Negociação, apresentado à Anhanguera Educacional como requisito para a avaliação na Atividade Desafio Profissional 2015_01, sob orientação do (a) tutora EAD Monica Castro.
SÃO PAULO / SP
2015
SUMÁRIO
Introdução _ 01
Desenvolvimento 02
Conclusão 06
Referências 07
INTRODUÇÃO
Esse trabalho propõe a reflexão sobre a atuação do profissional e os desafios enfrentados no dia-a-dia dentro de uma organização. Exemplificarão as ferramentas disponíveis que visam atenuar as questões, facilitar a gestão e capacitar os profissionais.
Será demonstrado um plano de ação, para resolução de um conflito gerado à implantação de um projeto de reestruturação para a seção de corte e costura de uma empresa que precisa se reestruturar.
O Comportamento organizacional auxilia no estudo das organizações e no comportamento dos indivíduos que a compõe. A sociedade exige trabalhadores que possuam conhecimento em vários níveis. Hoje o trabalhador não pode ficar estagnado no conhecimento. Deve estar sempre se reciclando, transformando-se.
O empreendedor tem papel diferenciado e precisa estar preparado para a readministração, saber liderar permitirá que atinja o objetivo. Segundo Ralph Stogdrill (1950), “Liderança é um processo de influenciação voltado para o atendimento de um objetivo.”
Deverá possuir muitas habilidades como saber negociar, lidar com o novo modelo de profissional, que conhece a missão os valores da organização e se identifica com ela. Mudanças causam incertezas. É necessário planejar e estar apto para corrigir as discrepâncias entre o planejado e o real, contornando as situações que as mesmas causarão.
Veremos como podemos agregar às mudanças, que muitas vezes de primeiro momento são vistas como conturbadas e desnecessárias, aliadas ao planejamento e a capacitação, que unidas à motivação, a boa liderança, e a vontade de se desenvolver profissionalmente podem fazer toda a diferença na implantação de um novo projeto.
DESENVOLVIMENTO
A empresa de consultoria foi contratada com a finalidade de apresentar proposta de solução para os conflitos gerados na seção de corte, costura e acabamento devido a sua reestruturação. Foi analisada a situação, sendo traçado o perfil do empreendedor, a necessidade de constante atualização, e a dinâmica de motivação e capacitação profissional.
O empreendedor deve ter diretrizes traçadas para nortear o seu trabalho, são elas: Visão de futuro, determinação e dinamismo, dedicação, saber tomar decisão, ser independente, organizado, assumir riscos calculados, planejar, são líderes formadores de equipes, são bem relacionados. Devem sempre aprimorar o seu conhecimento sobre a gestão empresarial. Isso porque o mercado, as tecnologias, o conhecimento e as pessoas estão em continua evolução. Se, por um lado é importante valorizar ações de gestão que estão dando resultados, por outro lado é fundamental que a empresa não se acomode nelas, sob o risco de não acompanhar as mudanças e demandas. Como gerente de seu negócio, deve possuir espírito de liderança, planejando os atos e riscos que irá assumir e dedicar-se muito procurando dominar ao máximo os assuntos voltados ao ramo de confecções e assuntos ligados ao empreendedorismo.
Acerca do problema na seção de corte, costura e acabamento será necessário efetuar um trabalho de conhecimento individual. Os funcionários deverão ser ouvidos individualmente acerca dos seus receios e apreensões, para que sejam identificados os seus pontos fortes, fracos e habilidades, que possam ser trabalhados. É necessário expor os pontos positivos da mudança, com a aquisição do novo maquinário e como ela se agregará ao seu dia-a-dia. Deverão ser aplicados treinamentos/ capacitações individuais, respeitando o limite e celeridade de aprendizagem de cada um. Com o grupo, será realizado um trabalho motivacional que os valorize como seres humanos e profissionais, auxiliando-os na vida pessoal quanto profissional. Serão desenvolvidas ações, com que visam transformar o grupo em uma equipe, que reconhecerão a necessidade de alcançar um objetivo, saberão se apoiar e a lidar com os conflitos, criando sinergia. O objetivo dessas medidas é que os funcionários sintam-se valorizados, motivados e felizes, reduzindo o stress, criando um ambiente de trabalho saudável, sem receios ou temores, com o consequente reflexo na produção.
...