Desafio Toyota
Trabalho Escolar: Desafio Toyota. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: agda_oliver • 27/10/2013 • 1.397 Palavras (6 Páginas) • 445 Visualizações
Agda Regiane Rodrigues de Oliveira
MBA em Marketing e Vendas
Toyota, uma empresa do Japão no Brasil
FACULDADE ANHANGUERA
BRASÍLIA
2013
Agda Regiane Rodrigues de Oliveira
MBA em Marketing e Vendas
Toyota, uma empresa do Japão no Brasil
Dissertação de Pós Graduação apresentada ao Programa de MBA de Gestão e Marketing da Faculdade Anhanguera, como parte dos requisitos para obtenção do título de Pós graduada em Marketing e Vendas.
Tutoras: Thais Cereda Ravasi e Luciana Guimarães
FACULDADE ANHANGUERA
BRASÍLIA
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. Uma empresa internacionalizada 3
3. Brasil x Japão 4
4. Análise econômica 4
5. Posicionamento no mercado 5
6. Instrumento de Pesquisa 5
7. Componentes de mercado 6
8. Bibliografia: 6
1. INTRODUÇÃO
A Toyota tem todo o orgulho em ser um dos fabricantes de veículos mais admirados de sempre, uma proeza que a empresa acredita resultar da sua imensa dedicação em satisfazer o cliente. Tal como muitas empresas que deixaram a sua marca bem vincada na história da Humanidade, a Toyota tem se definido por um conjunto único de valores e de princípios que têm as suas raízes nos seus anos de formação no Japão.
2. Uma empresa internacionalizada
Diferente do que muita gente pode imaginar, a Toyota não nasceu como indústria automotiva. A origem da marca deu-se por meio de um tear mecânico inventado por Sakichi Toyoda em 1896, que acabou por revolucionar a indústria têxtil do país e, com a ajuda do seu filho, Kiichiro Toyoda, realizou o sonho de uma vida ao fabricar uma máquina de fiar automática, em 1942. Dois anos mais tarde, era criada a Toyota Automática Loom Works.
Com área de atuação automotiva de luxo a Toyota está presente em vários países como Brasil, Rússia, China, Índia, EUA, Japão, Dinamarca, Portugal, Grã-Bretanha, entre outros, hoje tem fábrica em 26 países e vende em mais de 170. A marca Toyota torna-se líder grandiosa logo depois da segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Os principais produtos da Toyota nada mais é que uma grande frota de carros luxuosos mais econômicos do mundo e nocivos ao meio ambiente, ainda divulga os modelos de automóveis mais eficientes em termos de consumo energético. O “carro chefe” é o veículo Prius, eleito o melhor carro e o mais vendido no Japão por quatro anos consecutivos. A Toyota apresenta os veículos híbridos que pode ser carregado nos pontos de carregamento elétrico espalhados por todo o país.
3. Brasil x Japão
A Toyota é uma empresa internacionaliza de grande porte, considerada uma das melhores empresas do mundo, porém vamos citar nesse trabalho apenas a atuação em dois países: Brasil e Japão. São duas extremidades, uma porque no primeiro país descrito, a empresa Toyota não é a líder de mercado e está longe de ser, enquanto que no Japão ela lidera e está quase sempre na disputa pelo reconhecimento, tendo perdido apenas em 2008 para a General Motors e, tuda ainda se teve por causa da segunda Guerra Mundial, que atrapalhou e muito na produção.
4. Análise econômica
A indústria automobilística representa 5,2% do PIB brasileiro e 25% do PIB industrial, e por causa de uma nova fábrica da Toyota em Sorocaba – Spfoi feito na região um investimento de 40 milhões de reais pra construção de anéis viários, marginais da rodovia e viadutos no entorno. Hisayuki Inoue diretor da Toyota Motor Company, disse ter consciênica do atraso de 50 anos que a empresa tem em relação aos concorrentes, mas considera essa desvantagem uma vantagem, pois neste tempo puderam estudar o mercado brasileiro para saber o que o consumidor local realmente quer, e está seguro dos investimentos feitos no país.
Nos últimos 10 anos a participação da Toyota nos países emergentes subiu de 19 para 45%. No Brasil, tem atualmente apenas 2,7%. Se considerarmos produção fora do Japão, o aumento foi de 4,9% com um total de 460.966, esse número é recorde para o país. A montadora Toyota informou nesta quinta-feira (27/02/13) que vendeu 726.041 unidades em janeiro deste ano, aumento de 7,4% se comparado com o mesmo período do ano passado, quando 676.301 veículos foram comercializados. Em termos de produção mundial também houve um acréscimo. Em janeiro deste ano (2013) foram produzidas 812.002 unidades, 0,3% a mais que janeiro de 2012. Se considerarmos apenas produção fora do Japão, o aumento foi de 4,9% com um total de 460.966. O número é record para o mês. Os resultados do Brasil mostram crescimento ainda mais expressivo da Toyota. No mês passado foram vendidas 11.925 unidades, avanço de 54% se comparado com o mesmo período do ano anterior.
5. Posicionamento no mercado
A Toyota vendeu um recorde 9,75 milhões de veículos em 2012 e retomou sua posição de maior montadora do mundo, sendo a primeira colocada no Japão, beneficiada pela recuperação do mercado automotivo japonês. As vendas mundiais do grupo subiram mais de 22% em 2012, o que ajudou a montadora líder no Japão a retomar a posição que havia perdido para a General Motors em 2011, após interrupções na produção no Japão. A Toyota lançou 19 modelos novos ou ligeiramente
...