Descarte De lâmpadas Fluorescentes
Ensaios: Descarte De lâmpadas Fluorescentes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: hammedsky • 12/11/2014 • 218 Palavras (1 Páginas) • 351 Visualizações
ACENDA ESSA IDÉIA
Você sabia que no interior da lâmpada fluorescente existe um componente químico muito perigoso à saúde e ao meio ambiente?
O MERCÚRIO, um metal pesado e tóxico, o contato com essa substância em níveis mais altos pode gerar sérios danos à saúde, como problemas neurológicos, hidragirismo (intoxicação que causa tosse, dispnéia, dores no peito) e outros problemas mais graves.
No meio ambiente, misturado aos rios ele volatiza e passa para a atmosfera, causando chuvas contaminadas, microorganismos ao absorverem o mercúrio o transformam em orgânico, animais aquáticos e plantas podem retê-lo e contaminar o meio ambiente de forma irreversível.
Existe uma Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei nº 12.305/10, mas conhecida como “LEI DO LIXO”, determina que as lâmpadas fluorescentes por serem altamente tóxicas não podem ser jogadas no lixo comum, lojas que comercializam o produto devem ter obrigatóriamente ponto de coleta e é responsabilidade do fabricante o recolhimento, que as encaminha para locais especializados pelo processo de retirada do mercúrio das lâmpadas fluorescentes, assim eliminando-se a possibilidade de contaminações ambientais e intoxicações.
Em Santos, de acordo com a lei complementar 774/2012, é proibido o envio de lâmpadas fluorescentes usadas, de suas partes e seus componentes em aterros sanitários, depósitos de lixo e congêneres, o descarte em locais inapropriados também gera multa de R$ 50 por lâmpada, parte ou componente.
...