Desemvolvimento Economico
Trabalho Escolar: Desemvolvimento Economico. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: mariaedi • 26/9/2013 • 1.503 Palavras (7 Páginas) • 421 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS - UNIDADE 3
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Professora: Ma. Maria de Fatima B. Rubira de Assis
Prof. Rafael Arom
Cristina da Silva Costa de Melo Ra: 2373476516
Juliana Cristina Calciolari Ra: 2306307358
Maria Edi da Silva Ra: 1099586520
Ruvanil Aparecido Soares Ra: 3366578306
Campinas, Maio/13
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
As três formas de medir o desenvolvimento econômico:
O índice de Gine a Curva de Lorenza e o índice do Desenvolvimento Humano.
O índice de Gine é uma forma de mensurar a concentração ou disparidade desenvolvida pelo estatístico Italiano Corrado Gine para mensurar a desigualdade distributiva de renda. O índice de Gine também pode ser utilizado para mensurar o grau de concentração de qualquer distribuição estatística.
A Curva de Lorenz uma exibição gráfica construída a partir da ordenação da população pela renda.
O Índice do Desenvolvimento Humano foi um avanço importantíssimo para aferir o bem estar da população pois, após esta descoberta em 1991 vem sendo usado pelas Nações Unidas o relatório anual em mais de 100 países.Um outro indicador muito utilizado é o PIB o Produto Interno Bruto que visa a dimensão econômica.
O IDH representa uma Mansur em três dimensões:
Renda medida pelo PIB, poder de compra da moeda de cada País.
A longevidade, medida pelos números de expectativa de vida ao nascer;
A educação, avaliada pelo índice de analfabetismo e pela taxa de matrícula em todos os níveis de ensino.
Segundo Luiz Carlos Bresser Pereira entre 1930 e 1980 os países da América Latina realizaram revoluções nacionais e cresceram aceleradamente, mas, de 1980 cederam à hegemonia ideológica americana, e permanecem quase estagnados.
DEPENDENCIA E DESENVOLVIMENTO NA AMÉRICA LATINA
Segundo o ponto de vista dos autores Cardoso, Smamotto e Faleto a economia do Brasil deveria estar baseada na dependência de capital internacional que injetaria na economia do país um grande volume de moeda estrangeira para investimento na indústria ou mesmo empresas que se instalaram suas unidades de produção aqui no Brasil. Dessa forma a economia brasileira se define por ser dependente uma vez que ela poderia está associada aos investimentos internacionais.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO importante diferenciar-mos o crescimento econômico de desenvolvimento econômico.
É possível uma cidade, região ou pais crescer sem alcançar um estágio de desenvolvimento econômico são duas situações distintas. Podemos definir o crescimento econômico como aumento da capacidade produtiva da economia ( produção se bens e serviços ). E definido pelo índice de crescimento anual do Produto Nacional Bruto per capita. O crescimento de uma economia é indicado também pela força do trabalho, pela receita nacional poupada e investida pelo grau de aperfeiçoamento tecnológico.
Já o desenvolvimento econômico podemos conceituá-lo como sendo o crescimento econômico (PNB) acompanhado pela melhoria da qualidade de vida da população e por alterações profunda na estrutura econômica.
O desenvolvimento e mais qualitativo, pois inclui diferentes setores da economia, indicadores de bem estar, econômico e social (pobreza, desemprego, violência, condições de saúde, alimentação, transporte e educação, higiene e moradia). O desenvolvimento combina com distribuição de renda. O desenvolvimento de cada país tem características próprias, tais como: situação geográfica, extensão territorial, passado histórico, cultura, população e riqueza naturais. A ONU usa alguns indicadores para classificar os países, segundo grau de desenvolvimento índice de mortalidade infantil, esperança de vida média, nível de industrialização, grau de dependência externa, potencial científico e tecnológico, grau de alfabetização, instrução e condições sanitárias.
Informações do Banco Mundial e FMI na lista do fundo monetário internacional de 2011.O Brasil encontra-se em 6º lugar na escala ficando em 1° Estados Unidos, 2° China , 3º Japão, 4° Alemanha e a 5º a França.A economia Americana é a maior economia do mundo, com um PIB estimado em mais de US$ 14,7 trilhões em 2010. È três vezes maior que a 2º economia . A China US$ 5,8 trilhões em 2.010 a segunda maior economia do mundo.
Notícias atuais o Brasil em 2012. O PIB fechou em queda de o,9 % o pior desempenho desde o pico da crise, em 2009, quando encolheu 0,3%. O resultado ficou abaixo do PIB de 2011 que avançou 2,7%. Os dados divulgados pelo IBGE mostram que o país teve o menor PIB entre os Rrics só superou os países europeus combalidos pela crise.
A expectativa para 2013 e que a safra de grãos que foi recorde e pela retomada da indústria. Os economistas otimistas calculam o aumento entre 3 a 4 % do PIB.
O BRICS é um agrupamento econômico atualmente composto por cinco países: Brasil, Rússia, China, Índia, África do Sul. Não é um bloco econômico ou uma instituição internacional. Um mecanismo internacional na forma de um agrupamento informal, ou seja, não registrado burocraticamente como estatuto e carta de princípios.
Há principio o grupo, fizeram aliança por ter a economia, em alguns pontos em comum, mas a partir de 2006 passou a ser um mecanismo internacional, pois decidiram dar um caráter diplomático na 61º Ass. Geral das Nações Unidas. Em 2011 a Africa dos Sul incorporou ao BRIC que passou a chamar BRICS.A ECONOMIA DA AFRICA DO SUL no continente Africano a África do Sul se destaca com uma economia diversificada. A economia do País e ratificada, na indústria agricultura e extrativismo. Atualmente e o pais mais rico da África. No setor de serviços destaca-se no turismo e veraneio no litoral.
No extrativismo destaca-se na exploração de jazidas minerais, carvão cobre manganês, ouro, urânio,
...