Desenho Organizacional
Casos: Desenho Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: twig • 28/3/2015 • 634 Palavras (3 Páginas) • 806 Visualizações
Desenho Organizacional
A função de organização no nível institucional trata a empresa em sua totalidade, isto é, como um sistema aberto e integrado. Recebe o nome de desenho organizacional. A palavra desenho denota uma forma, um padrão, uma estrutura ou algo parecido e que é utilizado pela empresa para alcançar um ou mais objetivos.
O desenho organizacional aborda a configuração da estrutura organizacional da empresa e dos processos utilizados para fazê-la funcionar e alcançar resultados.
Os requisitos do desenho organizacional
O desenho organizacional constitui uma das prioridades da administração, pois define como a organização irá funcionar e como seus recursos serão distribuídos e aplicados.
O desenho organizacional contribui de quatro maneiras diferentes para a organização. Em outras palavras, procura atender a quatro requisitos fundamentais.
1- Como estrutura básica :
Divisão do trabalho organizacional e alocação dos recursos empresariais para que o sistema funcione integrada e satisfatória. A estrutura básica define como será dividida a tarefa da empresa (pela especialização vertical - também chamada de hierarquia, e pela especialização horizontal - também chamada de departamentalização), bem com o formato organizacional mais adequado ao negócio da empresa. Assim, a estrutura básica refere-se aos aspectos estáticos da organização e corresponde a uma radiografia do corpo organizacional no qual estão representados os órgãos e unidades que compõem a organização.
2- Como mecanismo de operação:
Indica aos participantes da empresa o que devem fazer, por meio das descrições de cargos, procedimento e rotinas de trabalho, normas e regulamentos internos, padrões de desempenho, sistema de avaliação de desempenho etc. Dessa maneira, o mecanismo de operação, que se baseia na existência de normas, regras e regulamentos e define os aspectos dinâmicos da organização, é retratado nos manuais de organização ou rotinas e procedimentos.
3- Como mecanismo de decisão:
Estabelece o processo de tomada de decisão para encontrar consonância entre os objetivos globais da organização e os objetivos específicos de cada um dos órgãos e unidades que a compõem . O mecanismo de decisão define o poder de tomar decisões na organização e a autoridade dele decorrente. Corresponde à distribuição do poder e à hierarquia da autoridade para tomar decisões dentro da organização.
4- Como mecanismo de coordenação entre as partes:
Define como a organização deve harmonizar e integrar suas diferentes partes em função da divisão do trabalho organizacional. Enquanto a estrutura básica divide o trabalho e diferencia as partes, o mecanismo de coordenação integra e dá consistência ao todo . É a busca da integração para compensar a diferenciação da tarefa organizacional. O mecanismo de coordenação é um meio de aglutinar e juntar as diversas partes da organização para obter integração e sinergia como um todo.
Nas empresas, cada uma dessas características
...