Desenvolvimento E ação Na Escola
Artigo: Desenvolvimento E ação Na Escola. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Heloisia • 23/11/2014 • 958 Palavras (4 Páginas) • 578 Visualizações
PROJETO DE LEITURA E ESCRITA
DESENVOLVIMENTO E AÇÃO NA ESCOLA
1. APRESENTAÇÃO
Em uma escola publica, localizada numa comunidade de uma periferia de um grande centro urbano, o Professor Geraldo se vê diante de um desafio de promover situações de ensino e de aprendizagem, que promovam o desenvolvimento das competências relacionadas a leitura e a produção textual.
2. JUSTIFICATIVA
O presente projeto nos leva à reflexão sobre a prática docente dos professores e a importância dessa prática para os anos iniciais. Vivemos numa cultura predominantemente escrita, num mundo permeado por diferentes objetos escritos, impressos ou virtuais, que exercem sobre nós uma constante interação através da ação leitora. A todo instante nos deparamos com a linguagem escrita: em jornais, revistas, panfletos, cartazes, outdoors, placas de trânsito, e-mails, blogs, sites, MSN e outros; um mundo escrito que se põe diante de nossos olhos.
A escola é um ambiente privilegiado por garantir muito contato com os livros. Entretanto, habilitar-se como leitor depende não apenas das oportunidades de acesso que se venha a ter aos livros em sua diversidade e riqueza de quantidade, nem da exercitação e riqueza de quantidade, nem da exercitação de uma capacidade supostamente especial da interpretação de textos. Isso vai além. Passar a gostar ou a detestar a leitura, tem a ver com a qualidade das interações com aquele que intermédia os encontros com os textos e, também, com as situações em que as leituras ocorrem.
3. OBJETIVOS
Com o propósito de formar alunos capazes de usar adequadamente a língua materna em suas modalidades escrita e oral, e refletir criticamente sobre o que lêem e escrevem, trabalhando não apenas “leitura”, mas todas as leituras que apresentam no dia-a-dia a fim de que os alunos possam ver a leitura não como uma tarefa escolar, mas como um hábito cotidiano e prazeroso.
3.1 OBJETIVO GERAL
Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno.
3.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS
Melhorar o desempenho dos alunos em relação leitura, interpretação e produção de texto.
Oferecer espaço e momentos para o desenvolvimento das capacidades leitoras.
4. PUBLICO ALVO
Alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental
5. METAS
O presente Projeto tem como meta desenvolver a leitura e a escrita nos alunos do Ensino fundamental no decorrer do ano.
Estimular 100% dos alunos o gosto pela leitura e pela escrita;
Suprir em 60% as necessidades básicas da leitura e da escrita;
Ampliar o conhecimento em 50% dos alunos em relação a diferentes tipos de leitura.
6. METODOLOGIA
A metodologia parte da observação da realidade de cada um, uma
vez que cada educando é um caso específico e para buscar uma solução das
dificuldades de aprendizagem, requer a escolha de estratégias e atividades
pedagógicas que busquem dar sentido aos problemas revelados. Estratégia da
Pedagogia lúdica da Alfabetização partindo da observação da realidade de cada aluno.
7. ETAPAS DA REALIZAÇÃO
É a rota desenhada pela equipe escolar, de forma coletiva e organizada, para orientar as práticas cotidianas e sustentar a ação da escola em um horizonte de tempo de um a dois anos.
7.1 Descrição das etapas do projeto
O marco referencial é a construção a percepção coletiva e mais clara possível, do contexto social no qual a escola está inserida e em seguida, define-se o tipo de realidade ideal desejada pela comunidade escolar;
O diagnóstico começa por traçar o retrato da realidade a partir do
...