Desenvolvimento Sustentavel
Casos: Desenvolvimento Sustentavel. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Samiris • 14/10/2014 • 2.000 Palavras (8 Páginas) • 251 Visualizações
FUNDAÇÃO DE ASSISTÊNCIA E EDUCAÇÃO- FAESA
FACULDADES INTEGRADAS ESPIRITO- SANTENSES
CURSO ENGENHARIA AMBIENTAL
CARLA JULIANA
JADIANE APARECIDA OLIVEIRA DE SOUSA
JOSEFINY VIDAL BICALLI
SAMIRIS CÔCCO TEIXEIRA
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
VITÓRIA
2014
CARLA JULIANA
JADIANE A. OLIVEIRA DE SOUSA
JOSEFINY VIDAL BICALLI
SAMIRIS CÔCCO TEIXEIRA
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Trabalho acadêmico do curso de Engenharia Ambiental, apresentado ás Faculdades Integradas Espírito-santenses, como parte das exigências da disciplina de Organização do trabalho científico sob orientação da professora Aline Louzada.
VITÓRIA
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ...................................................................................................... 05
2 OBJETIVOS .......................................................................................................... 07
2.1OBJETIVOGERAL.................................................................................................07
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS................................................................................07
3 REVISÃO DA LITERATURA................................................................................. 08
3.1 SUSTENTABILIDADE URBANA........................................................................ 08
3.2 IMPACTO AMBIENTAL ..................................................................................... 10
3.3 MÉTODOS DE SUSTENTABILIDADE .............................................................. 11
1 INTRODUÇÃO
Nos últimos anos é notável o agravamento de problemas ambientais na terra, com o rápido aumento da produção industrial e considerável intervenção do homem nos ambientes naturais, modificando a forma dessas de forma incabível, resultando em problemas de um contexto maior que indica a crise do modelo de desenvolvimento social, onde a atuação e a relação do homem com o planeta estão drasticamente comprometidas.
A definição mais difundida de Desenvolvimento Sustentável é a que foi publicada no Relatório Brundtland (1987, p. 9) “desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”. Que julga um desenvolvimento que considere o equilíbrio entre a economia e os recursos do meio ambiente, atendendo as necessidade e atividade humanas num sistema global recíproco.
É fato que houve um avanço na percepção do desenvolvimento sustentável, quando as consequências passaram a ser vistas pela sociedade e o mundo que atualmente gira em torno de uma economia verde pré-definida, mas não fica exposto, de que forma essa reciprocidade pode ser conseguida na prática, sem determinadas modificações, tanto na forma de vida local como na mundial, e nas relações de poder historicamente estabelecidas com o avanço do modo de produção capitalista altamente adverso.
Nos países emergentes como o Brasil, a escolha dessa definição de desenvolvimento envolve considerar delimitações da ordem de viabilidade econômica e social. Segundo Vasconcellos no 1º CURSO INTERNACIONAL DE TRANSPORTE E SUSTENTABILIDADE, realizado em Fortaleza, em 2005, o atendimento das necessidades, que numa sociedade de consumo são redefinidas como ‘desejos’ que podem não ser atendidos, na medida altos níveis de consumo são garantidos pelo uso excessivo de recursos naturais frequentemente levando à destruição do ambiente, estendendo-se para além dos limites físicos e geográficos, ocorrendo o que se denomina como a internalização das externalidades.
Segundo Bremer (2001) investigar a sustentabilidade, portanto não desencadeia a diminuição dos recursos naturais, deve-se adotar politicas eficazes e uma administração democrática e adotar mecanismos para a conservação dos estoques para as gerações futuras, também se condiciona a uma garantia de que os interesses comuns prevaleçam sobre os direitos individuais e de que os cidadãos se apropriem de seus territórios e participem dos processos de decisão, de produção e de desenvolvimento.
Pode-se dizer que o problema da sustentabilidade tem princípios em uma dimensão social, como a questão da apartação e da disponibilidade de recursos na sociedade. De acordo com Vasconcellos apresentado no 1º CURSO INTERNACIONAL DE TRANSPORTE E SUSTENTABILIDADE, realizado em Fortaleza, em 2005, uma definição filosófica ou humanista, o princípio da equidade se baseia na distribuição dos recursos e bens para cada pessoa, de acordo com suas necessidades e independentemente das suas condições físicas, mentais e sociais, ou seja, ninguém deve ser privado de algo que necessita apenas porque tem uma condição original desfavorável.
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo geral
Definir o que é desenvolvimento sustentável, demonstrar sua importância e eficácia na boa conservação do meio ambiente.
2.2 Objetivos específicos
• Demonstrar formas de educação ambiental;
• Expor impactos ambientais;
• Descrever
...