Desenvolvimento Sustentavel
Ensaios: Desenvolvimento Sustentavel. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 14/10/2014 • 1.072 Palavras (5 Páginas) • 294 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Avaliação a Distância
Unidade de Aprendizagem: Desenvolvimento Sustentável
Curso: Gestão de Cooperativas
Professor: Letícia Cristina Bizarro Barbosa
Nome do aluno: Felipe Bastos
Data: 24.08.2014
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
A definição de Produção mais Limpa (P+L) do nosso livro é: “Produção mais Limpa é a aplicação de uma estratégia técnica, econômica e ambiental integrada aos processos e produtos, a fim de aumentar a eficiência no uso de matérias-primas, principalmente, água e energia, através da não geração, minimização ou reciclagem dos resíduos e emissões geradas, com benefícios ambientais, econômicos e de saúde ocupacional. (SENAI, 2003). O conceito pioneiro de Produção Mais Limpa contribuiu, portanto, para a otimização de processos industriais sob o ponto de vista ambiental”.
Com base nesta definição e demais características descritas no livro didático, pesquise uma estratégia ambiental preventiva que se configure como P+L e:
a) Descreva a estratégia relacionando com a teoria apresentada na disciplina e explique porque é se trata de uma estratégia de P+L; (2,0 pontos).
Os problemas ambientais ocasionados pela modernidade, à poluição é um dos maiores agravantes da degradação do meio ambiente. A evolução dos meios produtivos com a industrialização da economia e o crescimento populacional são fatores expoentes da poluição.
As questões relativas ao meio ambiente têm-se tornado oportunidades de aumento da competitividade, pensamento contrário ao de alguns anos atrás, quando a gestão ambiental era vista como um fator de distúrbio para as atividades empresariais. Destacava-se que uma política de proteção ambiental causava um aumento dos custos de fabricação, sendo, portanto, incompatível com o desenvolvimento econômico.
Observa-se a variável ambiental como um modo de adquirir vantagens competitivas. Além disso, fatores econômicos e políticos (imposição de restrições e multas e novas legislações) exercem pressões adicionais para a introdução do gerenciamento ambiental nas empresas.
Em uma empresa fabricante de produtos de papel na região da Grande Recife, além de analisar o desenvolvimento dos diversos estágios de implementação do Programa P+L na empresa, pretendeu-se atender aos seguintes problemas:
• Minimizar a quantidade de resíduos gerados visando aumentar a eficiência do uso dos recursos transformados;
• Adequar a empresa aos regulamentos legais da área ambiental;
• Treinar e sensibilizar seus funcionários para atuar a favor da prevenção da poluição;
• Melhorar sua imagem perante seus clientes e a comunidade, demonstrando preocupação com as questões relativas ao meio ambiente.
Atualmente, a empresa trabalha com uma média de 304 funcionários fixos e aproximadamente 16 funcionários terceirizados, que efetuam atividades relacionadas à vigilância, limpeza geral e preparação de refeições. Pela classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que classifica o porte das empresas segundo as faixas de número de funcionários, trata-se de empresa de médio porte, pois atua no ramo industrial e situa-se na terceira faixa de empregados (referente a 100 a 499 funcionários).
Nesta empresa foi feita um levantamento das possíveis alternativas para a redução da geração de subprodutos, resíduos, efluentes e emissões.
Os principais subprodutos, resíduos, efluentes e emissões, listados são os seguintes:
I. Apara de cartão simples
. Cartão impresso defeituoso
. Caixa de cartão simples defeituosa
. Resíduo de filme strech.
. Borra de tinta.
Dessa forma listando os principais subprodutos a empresa pode visualizar melhor qual destino deveria dar para os resíduos dessa matéria prima.
b) Explique como poderia ser aplicada em uma empresa ou cooperativa, apresentando etapas e setores envolvidos; (3,0 pontos).
A empresa pode criar estágios e passos listando setores para que a produção mais limpa possa atingir toda empresa e para que todos os funcionários possam estar envolvidos.
Primeiro Estágio: Planejar:
O planejamento tem como inicio na direção da empresa, que vê a necessidade de implantação de um programa ambiental.
O Planejamento tem a finalidade de estabelecer e possibilitar o bom andamento do programa na empresa.
1º passo: Compromisso da direção da empresa.
2º passo: Definição da equipe de implementação do programa e realização de sua sensibilização.
3º passo: Formulação de objetivos e metas.
Segundo Estágio: Diagnóstico
Busca-se o conhecimento do posicionamento atual da empresa em relação ao meio ambiente, através de um levantamento para saber quais são os resíduos da empresa e qual o melhor destino a ser dado a eles. Vimos à necessidade de todos os setores da empresa estar envolvidos no projeto para poder perceber e sinalizar os resíduos de cada setor.
Terceiro Estágio: Avaliação
A avaliação objetiva levantar dados concretos, analisá-los e determinar quais são as opções de P+L existente para o ajuste dos aspectos anteriormente priorizados, em quatro passos.
Resultados P+L
O relato dos resultados seguirá a ordem de desenvolvimento da P+L, seguindo, então, para os estágios de viabilidade, implementação e monitoramento e melhoria contínua.
Quarto Estágio: Viabilidade
O quarto estágio do Programa P+L objetiva avaliar as oportunidades identificadas no estágio anterior e selecionar as mais viáveis para implementação.
Quinto Estágio: Implementação
No estágio de implementação, busca-se pôr em prática as opções selecionadas no estágio anterior.
Sexto estágio: Monitoramento e melhoria contínua
Neste estágio são realizados dois passos para serem tomadas as decisões de monitoramento, de avaliação do desempenho do Programa P+L por meio da comparação das observações realizadas com o planejado, e de intervenção para a realização das mudanças necessárias.
Conclusão:
A primeira consequência do Programa P+L para a empresa em estudo foi que a mesma passou a conhecer os regulamentos legais e com quais deles ela estava em desacordo (tratamento dos efluentes, disposição do óleo lubrificante usado, armazenamento de baterias, condicionamento dos resíduos de produtos químicos e uso do gás clorofluorcarbono). Pôde, assim, adequar-se aos requisitos, evitando sofrer multas dos órgãos ambientais fiscalizadores. Foi comprovado, perante os clientes, que a imagem ambiental da empresa obteve melhoria, e verificada a importância por ela dada às questões ambientais, por meio de registros e de ações.
A empresa, motivada pela mentalidade ambiental provida pelo Programa, desenvolveu campanhas educativas de reciclagem e de boa vizinhança.
Pela avaliação ambiental, a implementação do estudo proposto, seria possível eliminar a geração de resíduo de material utilizado na proteção das folhas cortadas.
Assim, pode-se observar que, com um pequeno investimento, a empresa obteve melhorias, nos fatores relacionados com os recursos humanos, inputs e outputs do processo produtivo, além de possibilitar maior preservação ambiental e um aumento significativo da eficácia operacional, criando vantagem competitiva para a organização.
Obs.: Esta empresa se trata de uma estratégia de uma P+L por se tratar de uma empresa preocupada com o desenvolvimento econômico sustentável respeitando todos os passos e estágios para que a P+L possa trazer resultados positivos e causar menos danos ambientais.
c) Apresente esta estratégia ambiental preventiva em um vídeo de até 5 minutos no Fórum; (5,0 pontos).
...