Desenvolvimento econômico local em uruguaio
Trabalho acadêmico: Desenvolvimento econômico local em uruguaio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: iokoono • 14/10/2014 • Trabalho acadêmico • 1.117 Palavras (5 Páginas) • 304 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Reestruturação Capitalista e Crise dos Estados Nacionais 4
2.2 Políticas Brasileiras para o Desenvolvimento Local 4
3 Desenvolvimento Econômico local em Uruguaiana 5
3.1 Planejamento Estratégico 5
3.2 Vocação Econômica da Região.............................................................................6
4 Opiniões Divergentes............................................................................................7
5 Conclusão...............................................................................................................8
Referências.................................................................................................................9
INTRODUÇÃO
O presente tema refere-se ao desenvolvimento econômico local e possui bastante relevância tendo em vista que seu significado remete ao desenvolvimento territorial no âmbito das comunidades.
Na verdade é desenvolvimento econômico alcançando as populações que antes eram chamadas de menos favorecidas, pois o desenvolvimento dos municípios traz benefícios para todos seus habitantes.
Nesse cenário é de suma importância a gestão local, uma vez que deve partir das prefeituras com o apoio de instituições e entidades planejar estratégias visando o desenvolvimento do município.
DESENVOLVIMENTO
1 REESTRUTURAÇÃO CAPITALISTA E CRISE DOS ESTADOS NACIONAIS
O Capitalismo baseado no modelo de produção em massa começou a declinar entre 1960 e 1970 e a partir de 1973 foi necessário uma reestruturação da produção, diferente da produção padronizada existente até então.
O que ocorreu foi uma descentralização industrial e uma intensificação da exploração da força de trabalho, sem qualquer normatização para regulamentar as
relações trabalhistas.
Dessa forma, criou-se uma produção mais flexível que, incorporado às novas tecnologias, resultaram no desenvolvimento de numa economia globalizada.
Desde o final da segunda guerra mundial os Estados Nacionais detinham o controle da economia mundial, mas com a reestruturação do capitalismo e a consequente debilidade do movimento trabalhista acabaram resultando em trabalhadores versus Estado.
Depois disso, com a globalização do capital houve a retirada da presença do estado do mercado econômico.
2.2 POLÍTICAS BRASILEIRAS PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL
Nos últimos anos o Governo Brasileiro tem instituído políticas visando o desenvolvimento local, tais como: O programa Bolsa Família, acesso às universidades através do PROUNI, PRONAF – programa de apoio á agricultura familiar, o reajuste do salário mínimo com índices superiores aos do passado, o Programa territórios da Cidadania que vem trazendo desenvolvimento á Centenas de municípios desde 2008.
Parcerias do Governo Federal com o SEBRAE, SENAI, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e outros, vem beneficiando e trazendo desenvolvimento para milhares de comunidades.
3 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL EM URUGUAIANA
Através de pesquisa realizada na Prefeitura Municipal de Uruguaiana representada pelo Prefeito Municipal Sr José Francisco Sanchotene Felice junto com o vice- prefeito Sr Luiz Augusto F. Shineider, o secretario Municipal de Planejamento Sr José Alberto Leal, o Secretario Municipal de Industria, Comercio, Turismo e Trabalho Sr Jorge Prestes Lopes, Secretário Municipal de Agricultura e Pecuária Sr Wilson Matteo Dorneles e Consultor do BIRD Sr Elton Blini, todos em conjunto são responsáveis pelo planejamento estratégico visando o desenvolvimento econômico da cidade de Uruguaiana.
3.1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
A Prefeitura Municipal de Uruguaiana tem como Planejamento Estratégico a divisão em eixos de atuação conforme se verifica abaixo:
a) Qualificação da cadeia de suprimento para o transporte e o comércio
b) Fortalecimento e diversificação da matriz produtiva agropecuária
c) Diversificação do turismo de negócio
d) Meio ambiente
e) Pesquisa e inovação; formação e qualificação de recursos humanos
f) Fortalecimento dos investimentos na construção civil e serviços urbanos
g) Gestão e Financiamento
A concretização do planejamento elaborado pela Prefeitura de Uruguaiana encontra diversas barreira, sendo que as principais são:
- Falta de mão-de-obra qualificada;
- Grande distância dos centros produtores e consumidores;
- Economia baseada em commodities;
- Baixo nível de industrialização;
3.2 vocação econômica da região
Na cidade de Uruguaiana grande parte do mercado de trabalho destina-se à logística, compreendidas ai diversas atividades como transporte pesado, desembaraço aduaneiro, comercio exterior e toda rede de comercio e serviços que apoiam essa atividade. Também a economia tradicional baseada no binômio arroz – carne tem grande importância no mercado econômico
...