Desenvolvimento Econômico Local - Vila Velha
Artigos Científicos: Desenvolvimento Econômico Local - Vila Velha. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: manfredogaede • 6/5/2013 • 2.308 Palavras (10 Páginas) • 711 Visualizações
Vitória
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO..........................................................................................................11
REFERÊNCIAS..........................................................................................................12
1 INTRODUÇÃO
A Crise dos Estados nacionais foi evidenciada pela constatação da ineficiência do modelo de gestão pública vigente em promover desenvolvimento local compatível com as demandas da sociedade. Mesmo diante das mudanças e novas necessidades, o Estado detinha grande responsabilidade no planejamento e desenvolvimento de políticas públicas que permitiriam aos municípios crescimento e melhoria da qualidade de vida, bem como ele tinha em suas mãos o controle da maior parte dos recursos que poderiam ser utilizados para esse fim. Diante dessa crise os Estados Nacionais passaram por uma reestruturação capitalista que deixou a responsabilidade e gestão do desenvolvimento econômico local sob a responsabilidade dos municípios. Os resultados dessas mudanças ainda não podem ser medidos em sua totalidade, mas abrem caminho para discussões que certamente serão benéficas ao processo de desenvolvimento econômico local.
2 DESENVOLVIMENTO
A partir da vigência da constituição de 1988, como resultado da reestruturação capitalista, os municípios ganharam maior poder financeiro e mais autonomia para atuar localmente, baseados nos principio de que por conhecerem os problemas e potencialidades locais, eles poderiam ser muito mais eficientes em obter os resultados esperados pelo Estado e pela sociedade. Eles se tornaram responsáveis pelo planejamento e desenvolvimento de políticas que permitam o crescimento local e a melhoria da qualidade de vida. Desse modo, podemos afirmar que a reestruturação capitalista dos Estados nacionais foi a redistribuição de recursos e das responsabilidades quanto à sua aplicação, visando o crescimento econômico e satisfação das demandas da sociedade.
O Brasil possui políticas de desenvolvimento local que podem ser basicamente divididas em dois grupos. O primeiro se refere a políticas baseadas em recursos e investimentos de origem externa ou superior. Nele podemos destacar os investimentos privados e programas públicos como o bolsa família e o assim chamado “bolsa pescador”, entre outros programas que envolvem a participação da administração local, mas não dependem diretamente de seus recursos e capacidade financeira. O segundo grupo está diretamente ligado a capacidade gestorial local, ao dinamismo social e cultural que transformam a realidade socio-econômica de uma região. Essas políticas contam com o envolvimento de órgãos, grupos e empresas que promovem a capacidade de auto-organização, a capacitação humana ao invés de simplesmente apresentarem projetos para o crescimento econômico local, como por exemplo o SEBRAE. Essas políticas são específicas e adaptadas à realidade local, podendo assim gerar resultados que vão de encontro direto a demanda local.
Para promover o desenvolvimento econômico sustentável do município , a atual administração da cidade na qual resido, Vila Velha, elaborou um plano de desenvolvimento junto à associação de empresários da cidade . Esse plano inclui a execução de vários projetos, podendo ser destacados:
a) A construção de terminais portuários, que darão suporte e serão atrativos às empresas exploradoras de petróleo e gás natural;
b) A construção do Centro Turístico da Prainha, que visa promover o turismo na região. A Prainha possui grande valor histórico e uma vista privilegiada da Bahia de Vitória, e o centro turístico integrará essa região ao Convento da Penha , que já é um dos mais importantes destinos turísticos no município;
c) A construção do aeroporto municipal;
d) A construção de novos terminais rodoviários;
e) Ampliação e melhoria das rodovias do município;
f) A criação de complexos industriais.
Alguns desses projetos já foram desenvolvidos, outros estão e execução e outros ainda não sairam do papel. No entanto, ações que não fazem parte desse plano estão sendo tomadas para impulsionar o desenvolvimento econômico do município. Uma delas foi a aprovação do projeto de Lei da Economia Solidária. A Economia Popular Solidária se constitui num sistema de trabalho representado por uma produção organizada em grupos ou rede de trabalhadores que administram o empreendimento democraticamente e dividem o lucro igualmente. Um exemplo dessas das iniciativas em Vila Velha é o Banco Verde Vida, que funciona no bairro Ataíde. Por meio de iniciativas como essa, o governo espera desenvolver o poder econômico da população, gerando melhoria na qualidade de vida e aumento do poder de compra. O que consequentemente refletirá num aquecimento da economia do município.
Entre os indivíduos diretamente envolvidos no planejamento estratégico para o desenvolvimento econômico de Vila Velha podemos destacar:
1 NEUCIMAR FERREIRA FRAGA
1.2 Grau de escolaridade/ Formação: Está cursando a faculdade de administração
1.3 Experiência anterior: Trabalhou como trocador de ônibus e foi lider comunitário do bairro Soteco. Foi eleito pela primeira vez em 2000 e seguiu carreira política desde então. Foi vereador no período de 2000-2002; Deputado federal 2003-2011; E é o atual prefeito de Vila Velha.
2 HARLEN DA SILVA
2.1 Cargo:Secretário de Desenvolvimento Econômico
2.2 Grau de escolaridade/ Formação: Formado em Direito com especialização em Direito Ambiental e Urbanístico, pós-graduado em Gestão Pública Municipal.
2.3 Experiência anterior: É funcionário efetivo da Prefeitura de Vila Velha desde 2006. Trabalhou na administração como gerente de Análise Técnica e Licenciamento Ambiental e como secretário adjunto de Meio Ambiente.
3 CARLOS HENRIQUE GOMES
3.1 Cargo:Secretário de Desenvolvimento Urbano
3.2
...