Despedimento
Seminário: Despedimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ALINEG89 • 28/10/2014 • Seminário • 622 Palavras (3 Páginas) • 311 Visualizações
Processo de provimento
O processo de provimento é essencial para o sucesso da empresa, já que é através dele que é realizada a busca de profissionais adequados para a organização. Um dos principais desafios das empresas atualmente é saber administrar os seus recursos humanos, pois são as pessoas que obtém as ideias e as vantagens competitivas. Para isso, é necessário saber escolher, aprimorar e desenvolver líderes que serão o futuro da organização. Na empresa estudada, esse processo é bastante falho, não planejado e muito pouco definido.
Na análise efetuada, chegou-se à conclusão que o poder é totalmente centralizado no nível gerencial de dois setores, o setor administrativo e o setor operacional. Ambos os setores são bastante divididos e há falta de integração entre eles, tornando a comunicação dispersa ocorrendo falhas nas informações, principalmente no processo de seleção, que é um dos mais importantes para qualquer organização.
O planejamento de recursos humanos é feito de forma básica. Os gerentes não elaboram um plano de ação, apenas buscam candidatos que se encaixem no perfil do antigo funcionário, ou no perfil requerido para aquela vaga.
No setor operacional, o recrutamento é feito apenas pelo gerente, ele é quem disponibiliza a vaga no mercado e a preferência é dada à indicação, não tendo um padrão certo. Quando é escolhido alguém, não são passadas informações ao nível administrativo, já que não tem um nível direto de RH. Inúmeras vezes, o funcionário responsável pela parte de departamento de pessoal soube de admissões apenas na semana do pagamento.
Já no setor administrativo, o gerente passa a informação para os funcionários da oportunidade de recrutamento, e estes divulgam em redes sociais, principalmente Linkedin e Facebook, ou indicam conhecidos.
O recrutamento interno já foi utilizado em algumas ocasiões, mas como o nível hierárquico é baixo, não existem muitas oportunidades. O gerente avalia os seus funcionários do seu próprio jeito, e quando surge uma oportunidade de efetivar alguém, eles dão primeiramente essa oportunidade para alguém interno. Mesmo com essas oportunidades de efetivação, elas não são consideradas um crescimento no ponto de vista dos funcionários, já que todos estão no mesmo nível, e o único cargo acima deles é o do gerente. Essa falta de promoção faz com que os funcionários não se sintam motivados, e a motivação humana baseia-se em necessidades que se intensificam com o tempo e afeta cada indivíduo e o plano de carreira seria um desses fatores.
A seleção de pessoal é feita baseada no requisito do cargo versus qualificação do candidato. O nível de urgência é bastante considerado, capacitando um funcionário menos adequado se ele estiver disponível para começar instantaneamente. A técnica de seleção feita é a entrevista, a técnica mais utilizada por empresas de pequeno e médio porte. A entrevista é feita, no setor administrativo, pelos próprios funcionários. Não existe um funcionário próprio para isso, e geralmente são dois que se unem e entrevistam o candidato. A entrevista é padronizada, com perguntas já elaboradas, horário definido e na sala de reuniões. São feitas perguntas referentes ao conhecimento do candidato em relação ao ramo da empresa e a vaga
...