Destilação Simples
Exames: Destilação Simples. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: gab_paola • 25/3/2014 • 1.750 Palavras (7 Páginas) • 501 Visualizações
Relatório 1: Destilação Simples
1. Objetivo
Obtenção do álcool através da destilação de uma solução alcoólica.
2. Introdução
A destilação simples é um processo físico que serve para separar misturas homogêneas, sendo essa mistura soluções de sólido em liquido ou as soluções de dois ou mais líquidos. Quando sendo o segundo caso, o liquido mais volátil é o primeiro destilado, e assim sendo, quanto maior for à diferença de temperatura entre esses líquidos, mais precisa será a destilação e mantendo suas propriedades características.
3. Materiais e reagentes utilizados
- Proveta de 50 mls
- Béquer de 150 mls
- Funil de haste longa
- Balão de destilação
- Condensador
- Termômetro
- Suporte universal
- Garra de condensador
- Mangueira
- Manta aquecedora
- Pedras de porcelana
- H2O (liquido)
- Solução alcoólica
4. Procedimentos
A partir de uma amostra de 60ml da solução alcoólica em uma proveta devido ser uma vidraria com uma precisão melhor e então adiciona-se ao balão de destilação, junto a pequenas pedras de porcelana. Em seguida verifica-se se as mangueiras estão conectadas a entrada e saída da H2O de resfriamento do condensador e após isso, adapta-se o mesmo ao balão de destilação, que deve ser corretamente colocado sobre a manta aquecedora. Introduz- se então o termômetro de modo que seu bulbo fique na altura da saída de vapor para o condensador.
Por ultimo coloca- se um Béquer à saída do condensador, para fazer a coleta do destilado, no caso o álcool, liga-se a manta aquecedora na 3ª posição do botão que controla o aquecimento da mesma e abre-se a torneira para a circulação da água de resfriamento pelo condensador.
Figura 1: Equipamento utilizado para realizar a destilação simples da solução alcoólica
5. Resultados e discussões
Primeiramente notou-se que as pedras de porcelana deixaram o aquecimento da reação menos violenta. Após aproximadamente 8 minutos, observou-se que o álcool começou a passar para o estado gasoso aproximadamente aos 78ºC, e assim sendo passando pelo condensador, voltando ao estado liquido e indo para o Béquer. Foi colido 15ml do destilado para uso no próximo experimento, e logo após a coleta, a manta aquecedora foi desligada para que o processo de destilação parasse.
6. Conclusão
A obtenção do álcool a partir da destilação simples de uma solução alcoólica é possível devido à baixa volatilidade do mesmo, ou seja, sua temperatura de ebulição é mais baixa do que a dos outros líquidos misturado a essa solução alcoólica, sendo assim o primeiro a passar ao estado gasoso e consequentemente o primeiro a passar pelo condensador e ser separado do restante da solução.
7. Referências bibliográficas
Roteiros de Química experimental geral / 2009 - Folhetos - Acervo 196243 LIU, Andréa Santos; PEREIRA, Juvalina Rosemberg; CHO, Liu Yao; BELTRAME JÚNIOR, Milton. Química experimental geral. São José dos Campos, SP, 2009 [49 f.]
Relatório 2: Cromatografia
1. Objetivo
Separar os componentes de tintas de canetas hidrográficas.
2. Introdução
Cromatografia é o método físico de separação no qual os componentes a serem separados se distribuem entre duas fases, uma das quais estacionárias, enquanto a outra se movimenta numa direção definida. A mistura que contém os componentes a serem separados é dissolvida na fase móvel. Durante a passagem da fase móvel através da fase estacionária, alguns componentes são fortemente retidos pela fase estacionária e por isso se movem lentamente com o fluxo da fase móvel; enquanto isso, outros componentes interagem fracamente com a fase estacionária, sendo transportados mais facilmente pela fase móvel. Devido a essas diferenças em mobilidade, os componentes da mistura podem ser separados e analisados de forma quantitativa.
3. Materiais e reagentes utilizados
- Béquer
- Papel de filtro
- Vidro de relógio
- Canetas hidrográficas (azul e vermelha)
- Etanol
4. Procedimentos
Em um béquer de 150ml adicionou-se cerca de 5ml de etanol recolhido da destilação do experimento anterior e tampado com um vidro de relógio. Foi feito no papel de filtro quatro pontos um ao lado do outro com as canetas hidrográficas a 1 cm de altura da base do papel e colocado no béquer e deixado eluir. Em seguida, colocou-se o papel de filtro no béquer com o etanol sem que os pontos entrassem em contato com o etanol, pouco antes do solvente atingir sua altura máxima retiro-se o papel de filtro de dentro do béquer e assinalar com um lápis a altura atingida pelo solvente. Após secar o papel, calcula-se os Rf (fator de retenção) dos componentes (manchas) de todas as amostras de tinta, para saber se o Rf é eficiente usa-se a expressão abaixo.
Rf=D/L
onde D é a distância percorrida pela amostra e L é a distância percorrida pelo solvente (álcool).
5. Resultados e discussões
O solvente (etanol) subiu no filtro de papel até próximo de sua altura máxima, levando consigo manchas de tinta azul e vermelha. As tintas
...