Destilação Simples
Exames: Destilação Simples. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ElianaraMotta • 11/11/2014 • 1.206 Palavras (5 Páginas) • 272 Visualizações
DENSIDADE DE SÓLIDOS E LÍQUIDOS
Relatório sobre densidade de sólidos e líquidos solicitada pela disciplina de química experimental a primeira fase do curso de farmácia da UNESC. Orientador: Professor Emerson Colonetti.
CRICIÚMA
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 1
2 OBJETIVO 2
3 REFERENCIAL TEÓRICO 3
4 MATERIAIS E MÉTODOS 4
4.1 MATERIAIS E REAGENTES 4
4.2 PROCEDIMENTO 4
5 RESULTADOS E DISCUSSÃO 5
6 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
Nesse trabalho iremos apresentar como podemos medir a densidade de líquidos e sólidos. Para medir os líquidos, usaremos a água e o álcool e para sólidos serão usados três cilindros diferentes, além de vidrarias e materiais específicos para o melhor resultado do experimento.
OBJETIVO
Este trabalho tem por objetivo mostrar como podemos medir e calcular a densidade de líquidos e sólidos, através de experiência feita em laboratório, com instrumentos específicos e vidrarias.
REFERENCIAL TEORICO
Segundo Russel (2004, p.40) a densidade é definida como a massa da unidade de volume de uma substância, ou simplesmente, massa por unidade de volume.
A densidade expressa à quantidade de matéria presente em uma dada unidade de volume. Quando dizemos que o chumbo tem maior densidade do que o alumínio, isto significa num dado volume de chumbo há mais matéria que no mesmo volume do alumínio.
As densidades de sólidos e líquidos são comumente expressas em gramas por centímetro cúbico (g/cm³), unidades derivadas SI. (Lembre-se de que por causa da equivalência do mililitro e do centímetro cúbico, a unidade de gramas por mililitro, g/mℓ, embora não pertencente ás unidades SI, equivale exatamente a gramas por centímetro cúbico).
De acordo com Andrade et al. (2004, p.2) a densidade absoluta é uma propriedade específica, isto é, cada substância pura tem uma densidade própria, que a identifica e a diferencia das outras substâncias.
Pode ser utilizada na identificação e no controle de qualidade de um determinado produto industrial, bem como ser relacionada com a concentração de soluções.
A densidade de um sólido pode ser determinada pesando-o cuidadosamente e em seguida determinando seu volume. Se o sólido apresentar uma forma irregular (o que torna impossível medir suas dimensões), o volume poderá ser determinado utilizando um método de deslocamento. Basicamente, determina-se a massa de uma amostra do sólido e então se transfere quantitativamente essa massa para um instrumento volumétrico graduado apropriado (ex: proveta ou bureta), parcialmente cheio com água (ou em algum líquido no qual o sólido não flutue).O sólido deslocará um volume de líquido igual ao seu volume. Assim, ao anotar a posição do menisco antes e depois da adição do sólido, o volume poderá ser deduzido.
A densidade dos líquidos pode ser determinada analogamente à densidade dos sólidos, medindo-se a sua massa e determinando-se o seu volume. Entretanto, no caso dos líquidos, uma alteração relativamente pequena na temperatura pode afetar consideravelmente o valor da densidade, enquanto que a alteração de pressão tem que ser relativamente alta para que o valor da densidade seja afetado.
MATERIAIS E METODOS
4.1- MATERIAIS E REAGENTES
MATERIAIS CAPACIDADE QUANTIDADE
Picnômetro 1
Balança 1
Proveta 250 mL 1
Béquer 250 mL 1
Béquer 25 mL 1
Frasco lavador 1
Decímetro Escala 08 a 1 1
Cilindro ( alumínio, ferro e cobre) 3
Pipetador 1
Pipeta volumétrica 5 mL 1
Paquímetro 1
Água deionizada
Álcool
Densímetro. 1
4.2- PROCEDIMENTO
EXPERIMENTO 1: DENSIDADE DE LÍQUIDOS
Densidade de líquidos pelo método do Picnômetro:
Pesou-se o picnômetro vazio, após enchemos com água e pesamos, descartamos a água e o enchemos novamente, desta vez com álcool e pesamos mais uma vez.
Densidade de líquidos pelo Densímetro:
Utilizamos uma proveta onde colocamos água até sua marca de 100 ml, após isso colocamos o densímetro dentro e concluímos sua densidade.
Densidade de líquidos pelo quociente entre a divisão de sua massa m por sue volume v:
Colocamos o béquer na balança e zeramos, enchemos a pipeta volumétrica de 5 ml e transferimos o seu conteúdo para o béquer, foi anotada a massa do liquido e calculado a sua densidade.
EXPERIMENTO 2: DENSIDADE DE SÓLIDOS
Densidade de sólidos: volume calculado geometricamente.
Neste caso utilizamos três cilindros metálicos sendo eles de alumínio, cobre e ferro, colocou um por um na balança e anotamos a massa, para após poder calcular a densidade de cada metal.
Densidade de sólidos: Volume calculado por deslocamento de líquido.
Utilizamos um paquímetro para medir as dimensões, dos cilindros, medimos sua largura, comprimento e altura e então multiplicamos o resultado.Neste experimento com o auxilio de
...