Destilação Simples
Exames: Destilação Simples. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: stecris • 17/11/2014 • 756 Palavras (4 Páginas) • 376 Visualizações
• INTRODUÇÃO
A purificação de substâncias é um processo muito importante em laboratórios de
química e indústrias. Os compostos orgânicos nem sempre são obtidos na sua forma pura, sendo freqüentemente acompanhados de impurezas. Um dos processos utilizados na purificação de compostos orgânicos líquidos é a destilação, na qual a técnica baseia-se nas diferenças entre temperaturas de ebulição das substâncias. O fracionamento do petróleo, a obtenção de álcoois e a extração de essências são apenas alguns exemplos dos processos em que a destilação é empregada na indústria.
Existem diferentes técnicas para a destilação de compostos a partir de uma mistura. A destilação simples é a técnica mais utilizada e mais importante para a separação de líquidos (MARAMBIO, 2007). É muito utilizada para separar dois ou mais líquidos que tenham pontos de ebulição diferentes, ou impurezas não voláteis presentes na solução. Em outras palavras, trata-se da evaporação de um líquido mais volátil seguido do esfriamento do vapor para promover sua condensação em outro recipiente. Quando uma substância pura é destilada à pressão constante, a temperatura do vapor permanece constante durante a destilação. O mesmo comportamento é observado com misturas contendo um líquido e uma impureza não-volátil, uma vez que o material condensado não se encontra contaminado com a impureza.
Misturas contendo líquidos voláteis se comportam de maneira diferente. Durante a destilação, a fase líquida se enriquece cada vez mais no componente menos volátil, refletindo em um aumento gradual do ponto de ebulição da mistura.
• OBJETIVO
Aplicar a técnica de destilação simples como método de purificação de compostos orgânicos em uma amostra de água com sal, a fim de separar o sal presente na mistura.
• METODOLOGIA
No desenvolvimento deste procedimento experimental, foram usados os métodos, materiais e equipamentos descritos abaixo.
• MATERIAIS E REAGENTES
• Materiais
1. Duas mangueiras;
2. Termômetro;
3. Funil;
4. Frasco de destilação;
5. Adaptadores;
6. Becker de 50 ml e 100 ml;
7. Tubo de ensaio;
8. Suporte;
9. Manta aquecedora;
10. Fogareiro;
11. Pedras de Vidro ou Porcelana.
• Reagentes
1. Água H₂O (H₂O);
2. Cloreto de sódio – sal de cozinha (NaCl);
3. Nitrato de Prata (AgNO₃).
• PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Adicionou-se dentro do balão de destilação 30ml da amostra de água, sal e nitrato de prata. Montou-se o sistema de destilação simples (Figura 1), onde verificou-se se todas as conexões se encontravam bem ajustadas e adaptou-se um termômetro na parte superior da junta de vidro. Abriu-se o registro de água para que um fluxo de água passasse lentamente pelo condensador.
Em seguida começou-se o aquecimento do balão, até que o líquido com menor ponto de ebulição começou a evaporar. Ao passar pelas paredes resfriadas do condensador, o vapor desse líquido se condensou e caiu no béquer.
Após
...