TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Detecção De Formas Parasitárias

Casos: Detecção De Formas Parasitárias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2014  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  745 Visualizações

Página 1 de 2

Detecção de formas parasitárias

Os sinais e sintomas apresentados pelos hospedeiros humanos infectados, normalmente não fornecem, como ocorre na maioria das afecções de outra natureza, condições para um diagnóstico definitivo. Pelo exposto acima, a confirmação da hipótese diagnóstica deve ser feita através de testes laboratoriais ou mais raramente por outras formas de exames complementares. Será citado a seguir, de forma geral, três dos principais métodos de confirmação diagnóstica utilizados em Parasitologia Médica.

1) Pesquisa visual:

- Macroscópica: O parasitismo por artrópodes (piolhos e pulgas) e o encontro em matéria fecal de fragmentos de helmintos (P.e. proglotes de Taeniasp, A.lumbricoides), ou mesmo íntegros (P.e. A. lumbricoides), possibilitam o diagnóstico definitivo da Parasitose em questão.

- Microscópica: Neste caso, o encontro de estruturas parasitárias de helmintos (ovos e/ou larvas), protozoários (cistos, trofozoítas e outras formas) e mais raramente provenientes de artrópodes, determina a condição de confirmação da hipótese clínica. Essas estruturas podem ser encontradas em vários materiais clínicos como:

- Sangue: Exame direto entre lâmina e lamínula: P.e. Trypanosoma cruzi e esfregaço (distensão delgada) P.e. Gênero Plasmodium.

- Fezes: Exame direto entre lâmina e lamímula: Encontro de ovos (P.e.Ancilostomídeos) e larvas (Strongyloidesstercoralis) pertencentes a helmintos e cistos e formas trofozoíticas de protozoários (Giardialamblia).

- Raspado cutâneo: Exame direto entre lâmina e lamínula associado ao uso de clarificadores:

Estágios evolutivos de ácaros causadores da sarna humana (Sarcoptesscabei) e fungos determinantes de lesões superficiais são as principais indicações diagnósticas por esta técnica.

- Biópsia: Tegumentares (Leishmania), Medula óssea (Plasmodium) e retais (válvulas de Houston) no caso de infecção pelo Schistosoma mansoni. Podem ser feitas mais raramente biópsias de vários tecidos tais como: hepático, esplênico, ganglionar entre outros.

2) Pesquisa de Antígenos parasitários

Atualmente através de técnicas como a imunofluorescência direta e enzimaimuno ensaio, é possível detectar Agentes de vários parasitas, como a Entamoebahistolytica, etc, não só em nível fecal como em vários tecidos e líquidos corpóreos (P.e. líquor).

3) Pesquisa de Anticorpos anti-parasitários

A positividade por estes métodos, principalmente representados pelas reações de hemaglutinação, imunofluorescencia indireta, enzimaimuno ensaio (ELISA), e em menor escala a Reação de Fixação de Complemento, Contra- Imunoeletroforese e as provas de Imunodifusão, detectam possível resposta imune aos antígenos testados, porém não diagnosticam obrigatoriamente uma infecção presente, podendo ser inclusive resultado de reação cruzadacom antígenos encontrados em diferentes agentes infecciosos ou estruturas químicas pertencentes a outros elementos que entraram previamente em contato com o sistema imune do hospedeiro. Para debelar estes resultados considerados como falso-positivos, o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com