Determinação Do VO2 Máximo Na Natação
Trabalho Universitário: Determinação Do VO2 Máximo Na Natação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 270491 • 23/3/2015 • 350 Palavras (2 Páginas) • 1.245 Visualizações
Determinação do VO₂MAX na Natação
Sistemas Metabólicos: A energia, para eventos em natação, é gerada tanto por processos aeróbios, quanto por anaeróbios e um balanço deveria existir entre a energia necessária para nadar uma distância em determinado tempo e o total de energia disponível neste tempo a partir dos sistemas metabólicos.(CASTRO et al., 2009, pg. 89)
Baltazar(2009) cita uma tabela que demonstra a contribuição relativa dos sistemas energéticos para um dado tempo de exercício máximo. Apesar da tabela ter sido criada a partir de estudos realizados na sua maioria durante o ciclismo e a corrida, recentemente alguns estudos têm demonstrado valores relativamente semelhantes em diferentes distâncias na natação.
Economia de Nado: É um parâmetro importante no controle do processo de treinamento, é afetada por aspectos fisiológicos e biomecânicos. Uma avaliação apropriada da economia de nado requer a medida direta da captação de oxigênio. Devemos dar atenção quanto à cinética de captação de oxigênio pelos diferentes níveis de intensidade de exercício, logo, a intensidade de exercício e duração devem ser consideradas.
Maglischo(1999) define a economia de natação como uma medida do oxigênio necessário para nadar a certas velocidades submáximas. Os nadadores que usam menos oxigênio em certa velocidade são considerados mais econômicos que outros que usam mais oxigênio naquela determinada intensidade.
As relações entre o consumo de oxigênio (VO2), a economia de nado e o desempenho em natação têm sido foco de diversos estudos.
Caputo et al.(2006) citam que VO2 está diretamente relacionado com o gasto energético quando a intensidade do esforço é realizada em um estado estável ou em intensidades abaixo do limiar de lactato.
Diferentes procedimentos têm sido utilizados para a identificação do VO2, máximo ou não, durante, e/ou imediatamente após o nado. Mas, de acordo com Hólmér(1979), devido às condições ambientais, aos movimentos corporais e às viradas contra a borda em piscinas, a medida do VO2 na natação, em comparação a modalidades realizadas em seco, apresenta uma maior dificuldade em ser realizada.
A fim de superar essas condições adversas, algumas metodologias têm sido desenvolvidas a fim de permitir a mensuração do VO2 em condições mais próximas à realidade do atleta de natação.
...