Didática 1
Trabalho Universitário: Didática 1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Catinei • 28/9/2014 • 1.852 Palavras (8 Páginas) • 210 Visualizações
ATIVIDADE DA AULA 01 E ATIVIDADE DA AULA 02
Fonte: http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/tendencias-pedagogicas-brasileiras.htm
UNIGRAN – Centro Universitário da Grande Dourados
Curso de Pedagogia a Distância
Disciplina de Didática I
Aluno(a): Catinei Kalbusch Krauss RGM: 053.7454
Polo: Taió
Professora: Elizabete Velter Borges
ATIVIDADE DA AULA 01:
1. Na aula 01 estudamos sobre os precursores da educação e suas respectivas propostas dos métodos de ensino. Desta forma, nesta atividade (portfólio da aula 01) escolha um dos precursores da qual você mais se identificou e elabore um texto de 1 lauda (folha) argumentando sobre a vida, obra, método de ensino e por que escolheu o referido precursor. Lembre-se saber argumentar é uma arte que todo docente deverá exercitar. Valor 1,25 (um e vinte cinco)
Maria Montessori
Mulher que se dedicou às crianças
Dra. Maria Montessori ou Maria Tecla Artemesia Montessori nasceu em 31 de agosto de 1870 na cidade de Chiaravalle (Itália) e faleceu no dia 06 de maio de 1952, em Noordwijk aan Zee. Seus pais Alessandro Montessori e Renilde Stoppani eram católicos bastante religiosos e conservadores que acreditavam que a mulher deveria se dedicar ao lar, aos serviços sagrados de amor a Deus e ao próximo. Entretanto, Maria Montessori rompeu com esta tradição e em 1896 entrou para a história como a primeira mulher italiana a se tornar médica, pela Universidade de Roma. Como médica, conheceu o internato do hospital psiquiátrico da universidade e pode observar muitas crianças que tinham distúrbios mentais e com dificuldades de aprendizagem e acabou concluindo que muitas daquelas crianças precisavam não de um hospital psiquiátrico, mas de uma escola, para que pudessem desenvolver suas habilidades. Neste meio tempo, Maria Montessori conheceu Giuseppe Montesano, médico e professor da Universidade de Roma, com quem se envolveu e teve um menino, Mário Montessori. Mas infelizmente, por ironia do destino, o pai do seu filho, decidiu casar com outra moça e, para evitar escândalos, afastou o menino de sua mãe. Se hoje, ainda existem tantos mexericos quando uma moça aparece grávida solteira, imagine este fato em 1900. Maria Montessori, que educou tantos meninos e meninas, não pode exercer a maternidade, fato que a marcou profundamente, mas que não a impediu de dedicar-se mais profundamente aos estudos e educar as crianças. Ela estava convencida de que o sucesso da aprendizagem dependia principalmente, dos primeiros anos da infância. Ela observou que as crianças da sua época eram criadas sem direito à liberdade, à experimentação do mundo. Eram criadas em um universo planejado para os adultos, tanto que as crianças muitas vezes eram vestidas como eles. Na escola, por exemplo, a lousa era da altura do adulto e não da criança. Fundadora da Casa dei Bambini, ou seja, Casa das Crianças. Maria Montessori acreditava que o sucesso da educação está em tornar as crianças o centro do processo de ensino e aprendizagem, o que vai à direção oposta ao sistema tradicional de ensino que é focado apenas no professor, naquilo que ele sabe e julga importante. Dentro da perspectiva de Montessori, dar liberdade à criança significa dar a ela o poder de escolha, desta forma ela se sente mais motivada para trabalhar e aprender.
Maria Montessori foi a responsável pela criação de mobiliário adequado ao tamanho das crianças para dar-lhes condições de explorar melhor os ambientes na educação infantil. Antes dela, não havia cadeirinhas, mesinhas e objetos pensados para as crianças. Através de suas pesquisas, ela percebeu que não existiam crianças incompetentes para aprender, mas sim um sistema de ensino que não levava em consideração a capacidade e o potencial criativo das crianças. Se crianças tidas como anormais conseguiam excelentes resultados, mesmo quando comparadas aos alunos normais das escolas regulares, fica evidente que os alunos estavam e estão expostos a um sistema de ensino que não é adequado para estimular o aprendizado das crianças.
Maria Montessori não foi apenas uma boa educadora e cientista. Mas, Maria Montessori foi e sempre será um exemplo para nós educadores, no qual ela soube agir com amor e firmeza, sempre pensando no que era melhor para as crianças. Sou admiradora e tenho orgulho dessa guerreira que passou por tantos preconceitos naquela época e com o passar dos anos foi um exemplo para toda sociedade, sua história é um exemplo de que não podemos parar em nossos limites pessoais e históricos e que há sempre alguma coisa pra se fazer e que amparar a criança é cuidar para que existam mais adultos felizes no futuro.
Referência:
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=x6sTgyCO1Ek. Acesso em 31 out. 2013.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ppYN4Dq0wgA. Acesso em 31 out. 2013.
BORGES, Elizabete Velter. Didática 1. Perspectiva Histórica da Didática. Dourados: Unigran, 2013/2. 11 a 24p.
ATIVIDADE DA AULA 02:
2. Organize um texto de cunho próprio entre 15 a 20 linhas (no máximo), sobre as tendências pedagógicas: tradicional, tecnicista, libertária e histórico crítica; descrevendo seus períodos, significação e teóricos. Valor 1,25 (um e vinte cinco). LEMBRETE: o texto deverá ser elaborado de cunho próprio, isto é, de sua autoria.
Tradicional
Na Tendência tradicional, ocorreu em torno de 1932 e foi atuada aqui no Brasil de 1549 a 1759 e os jesuítas foram os principais educadores daquela época. Na pedagogia tradicional é a tarefa do educador fazer com que o educando atinja a realização pessoal através de seu próprio esforço. Na Pedagogia Tradicional, há a preparação intelectual e moral dos alunos para assumir seu papel na sociedade. A aprendizagem é receptiva e mecânica, sem se considerar as características próprias de cada idade. Há a exposição e demonstração verbal da matéria. A aprendizagem é baseada na motivação e na estimulação de problemas. A metodologia utilizada é feita através de experiências, pesquisas e método de solução de problemas. A Tendência enfatiza a formação de atitudes,
...