Didática
Resenha: Didática. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dinerluiz • 10/5/2014 • Resenha • 337 Palavras (2 Páginas) • 180 Visualizações
Didática é a arte de ensinar, uma parte da pedagogia que tem como objetivo principal o ensino e a prática de métodos que permite ao aluno aprender através do professor. A técnica e os métodos usados pelo professor bem como a interação professor/aluno, fazem parte da didática, inclusive o processo de avaliação que determina se o aluno assimilou ou não o conteúdo; a didática é uma das mais importantes disciplinas da pedagogia, pois é com ela que o professor passa a interagir melhor com o aluno. A visão apresentada acredito ser a tradicional por dar ênfase ao conteúdo fornecido pelo professor ao aluno, não importando o quanto o aluno saiba, seria a forma mais comum de didática.
À minha época, posso dizer que passei por diferentes fazes no ensino de matemática, sendo a primeira, no ensino fundamental II e no ensino médio mais tradicionalista onde o professor focava na transmissão dos conteúdos pré-existentes e estes eram focados nos exercícios, bem como na cobrança através de provas, com ênfase na memorização.
A segunda fase foi quando da minha primeira graduação, onde se relê a matemática aprendida no fundamental e médio, porém com ênfase ao que o aluno sabe e, de maneira mais prática e dinâmica, eu acredito que essa abordagem teria sido a abordagem renovada ou humanista, que focava no que o aluno já sabia e, os exercícios além de serem com consulta, bem como suas provas, seu foco era mais no método de aprendizagem, do que qualquer outra coisa. Acredito que os conceitos de didática bem como o de matemática interferem na prática docente, por ser a disciplina responsável pela interação professor/aluno, bem como as técnicas empregadas para o ensino da matéria. Os métodos que o professor utiliza, de acordo com a abordagem pedagógica, influenciam e muito o ensino, pois a meu ver uma abordagem tradicionalista, além de não valorizar o conteúdo que o aluno conhece, ele prima pelo ensino coercitivo do professor e, pela memorização de conteúdo, sem que muitas vezes o aluno aprenda a disciplina satisfatoriamente.
...