Diferença Entre Projeto Multidisciplinar
Monografias: Diferença Entre Projeto Multidisciplinar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jometto • 9/2/2015 • 519 Palavras (3 Páginas) • 923 Visualizações
DIFERENÇA ENTRE PROJETO MULTIDISCIPLINAR, INTERDISCIPLINAR E TRANSDISCIPLINAR.
São formas possíveis de articulação das diversas disciplinas: Multidisciplinaridade, Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade.
São estratégias de integração disciplinar para reunir as possibilidades de produção de conhecimento multidisciplinar interdisciplinar ou transdisciplinar, em oposição ao conhecimento monodisciplinar.
Multidisciplinaridade envolve mais de uma disciplina cada disciplina envolvida mantém sua metodologia e teoria, sem modificações não há integração dos resultados obtidos busca a solução de um problema imediato, sem explorar a articulação.
Interdisciplinaridade envolve mais de uma disciplina adota uma perspectiva teórico-metodológica comum para as disciplinas envolvidas promove a integração dos resultados obtidos busca a solução dos problemas através da articulação de disciplinas. Os interesses próprios de cada disciplina são preservados.
Transdisciplinaridade representa um nível de integração disciplinar além da interdisciplinaridade etapa superior de integração onde não existe fronteira entre as disciplinas um sistema de ensino inovado busca superar o conceito de disciplina. É a busca do sentido da vida através de relações entre os diversos saberes (ciências exatas, humanas e artes) numa democracia cognitiva. nenhum saber é mais importante que outro. Todos são igualmente importantes.
o prefixo ‘trans’ indica a transdisciplinaridade diz respeito ao que está, ao mesmo tempo entre as disciplinas, e além de todas as disciplinas.
O que isso significa?
Interdisciplinaridade significa a interdependência, interação e comunicação entre campos do saber, ou disciplinas, o que possibilita a integração do conhecimento em áreas significativas. Transdisciplinaridade é a coordenação do conhecimento em um sistema lógico, que permite o livre trânsito de um campo de saber para outro ultrapassando a concepção de disciplina e enfatizando o desenvolvimento de todas as nuances e aspectos do comportamento humano. Com base nessas formas de composição curricular, é que os Parâmetros Curriculares Nacionais introduzem os temas transversais que, tomando a cidadania como eixo básico, vão tratar de questões que ultrapassam as áreas convencionais, mas permeiam a concepção, os objetivos, os conteúdos e as orientações didáticas dessas áreas. Essa transversalidade supõe uma transdisciplinaridade, o que vai permitir tratar uma única questão a partir de uma perspectiva plural. Isso exige o comprometimento de toda a comunidade escolar com o trabalho em torno dos grandes temas definidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, como Ética, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural e Orientação Sexual, os quais podem ser particularizados ou especificados a partir do contexto da escola.
Há várias formas de composição curricular, mas os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam que os modelos dominantes na escola brasileira, multidisciplinar e pluridisciplinar, marcados por uma forte fragmentação, devem ser substituídos, na medida do possível, por uma perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar .
A Transdisciplinariedade
...